Até este momento, apresentaram os seus programas, ou pelo menos o essencial de cada um deles, os IpT, o BE, o CDS, o TPL ea CDU, por esta ordem. Quem leu com atenção os documentos distribuídos, e/ou apresentados nas respectivas reuniões públicas, terá constatado que os dois primeiros, o dos Independentes por Tomar e o do Bloco de Esquerda, são aquilo que se poderá designar por algo estratosféricos. Visam bem alto e em quantidade. Seriam óptimos para comunidades locais com excesso de verbas disponíveis. Infelizmente, não estamos nesse caso. Pelo contrário.
Já os manifestos seguintes, do CDS e do TPL, propõem aos eleitores algumas medidas mais terra-a-terra : mudança de atitude da autarquia, reforma da mesma, criação de facilidades para os investidores. Tudo propostas a indiciarem já o necessário e urgente regresso à Terra. Apesar de a lista encabeçada por José Lebre ainda pretender "Fazer de Tomar um centro cultural de categoria internacional".
Até ao momento em que escrevemos, no nosso entendimento, o programa mais adequado para a actual realidade tomarense é o da CDU. É modesto, realista, conciso e devidamente explícito. No fundo, avança uma série de propostas de simples bom-senso. Reforma e reorganização dos serviços camarários, redução de despesas, investimentos unicamente com retorno garantido, etc. Significa isto que estamos perante um programa perfeito? Claro que não. Trata-se apenas do mais adequado até agora. E falta-lhe muita coisa. A indispensável auditoria prévia, por exemplo, pois não se vê outra forma correcta de aplicar uma terapêutica, que não seja começando pelo diagnóstico. Dito isto, o mais provável é que agora as outras forças políticas concorrentes acabem por perfilhar, todas elas, as propostas tidas por mais consensuais junto do eleitorado. E ainda bem que assim é. Só será de lastimar se, como habitualmente, cada candidatura proclamar que é a "mãe da criança". Aguardemos.
Entretanto, os dois pesos pesados a nível nacional, o PS e o PSD, que estão a ficar cada vez mais leves a nível local, uns por isto, outros por aquilo, ainda não julgaram oportuno apresentar as suas propostas ao eleitorado. O que é estranho, ou talvez nem tanto. Devem estar naquela de "o primeiro a avançar perde!" Na verdade, os sociais-democratas já nos habituaram a uma estudada gestão do silêncio e à ausência de programas devidamente estruturados e distribuídos aos eleitores, nos últimos 12 anos. Mais inesperada é a actual reserva dos socialistas locais. Vão proclamando que agem sempre de forma transparente (o que à primeira vista é verdade), que até têm um blogue com tudo o que o PS/Tomar faz (o que também é verdade) e que têm um programa. Pode ser verdade. Mas então ainda não é do domínio público, nem foi apresentado, nem está no blogue http://www.psdigital.blogspot.com/ Que se passa afinal? Têm por aí profusão de cartazes monumentais desde há meses e a seis semanas das autárquicas ainda não apresentaram o respectivo programa? Estão à espera da última moda? A (triste) realidade tomarense não se modifica pela positiva, nem se compadece, com documentios de última hora, ou debatidos à pressa, o que vem a dar no mesmo. Desculpem lá, mas quem cala consente e quem não se sente não é filho de boa gente, para já não mencionar o cá se fazem, cá se pagam, que estaria totalmente fora de contexto. Podem crer.
Oh Tó depois deste teu texto... eu não tenho nada haver com isso mas parece-me que as duas estrelas cintilantes do PS local - Ferreira e Cristovão - preparam-se para te dar o troco. Aguenta-te à bronca homem.
ResponderEliminarOnde está o programa dos IpT na net? Está cá um site vazio mas voto IpT pois sou leal. Nem um cartaz deles ainda vi. Estão a poupar.
Julião Petrúchio :-)
"... Até ao momento em que escrevemos, no nosso entendimento, o programa mais adequado para a actual realidade tomarense é o da CDU. É modesto, realista, conciso e devidamente explícito. No fundo, avança uma série de propostas de simples bom-senso. Reforma e reorganização dos serviços camarários, redução de despesas, investimentos unicamente com retorno garantido, etc."
ResponderEliminarPois é. O PCP/CDU é que é bom. Sãos o maiores.
Só eles é que sabem como ultrapassar o difícil momento de crise que atravessamos.
Só eles é que sabem lutar contra o despesismo que impera nos serviços públicos municipais.
Só eles mesmo para tirarem Tomar do pântano em que alguns (não será o ARebelo, claro) afirmam que estamos mergulhados.
Só Bruno e o seu esquadrão vermelho será capaz de colocar esta terra templária no caminho do progresso.
Pelo menos verifico que são os mais trabalhadores e os que menos bens materiais têm. Bem como os do bloco de esquerda.
ResponderEliminarOra isso é que é preciso nesta sociedade materialista em que todos os candidatos têm boas casas, bons carros, bons negócios, boas aplicações financeiras, bons ordenados... e não venham cá os moralismos referindo que é do trabalho ou das heranças. Não é a trabalhar que se ostenta tanto bem material. Vejam como enriqueceu João Salvador, Pedro Marques, Ivo Santos ou o Padre Borga. Foi do trabalho ... foi?
Mar eu vou votar Pedro Marques pois sou-lhe leal.
Julião Petrúchio :-)
Sabe-se que os IPT ainda não apresentaram o prograna, mas tão sómente duas apresentações parcelares de dois temas concretos.
ResponderEliminarEsperemos para ver, mas pelas indicações que deram nas apresentações, iremos ter um programa e propostas concretas e objectivas para Tomar.
Obrigado João Simões por essa informação e pelo teu trabalho de sapa muito mal agradecido pelo teu maestro Pedro Marques.
ResponderEliminarO Petrúchio anda fugido do Sobral Cid.
ResponderEliminarVoto CDU nas autárquicas. Bruno Graça tem provas dadas na Gualdim Pais. O problema da inexperiência governativa, resolve-se governando, até porque a experiência daqueles por que lá tem passado está à vista. IpT já mostraram o que valiam anterior/, ou seja, nada. No PS, os actuais comandantes servem mais para dar dentadas nas colunas de jornais que para outra coisa, gente que escreve e fala assim não tem bom senso para governar. O ciclo PSD acabou, seria penoso assistir à chegada de Carrão a meio do mandato, mais talhado para uma junta de freguesia que para uma Câmara. BE não vale a pena. TPL poderão ter condiçõs de roubar o lugar aos IPT, mas falta lá qualquer coisa, que ainda não sei bem o que é.
ResponderEliminarpara já os TLP não vão ter o Ferreira na Assembleia Municipal (felizmente) e perdem munições!
ResponderEliminarÓ Rebelo, então o programa da CDU é o melhor. Então e onde vão eles arranjar dinheiro para fazer o Complexo Desportivo das Avessadas? Primeiro o terreno ainda não é da Câmara. Depois, o dinheiro não existe e candidaturas não estão previstas, ou estou enganado? Terceiro, mais esse espaço obriga no minimo a mais 30 funcionarios. Pagos com que dinheiro?
ResponderEliminarAgora política e motivações - o Bruno é um ingrato. Quem lhe fez a ultima obra da Guladim Pais foi o Paiva e o Corvelo. Tudo o que ele pediu foi feito. E agora responde assim. A n.º 2 queria ser chefe de divisão e empurrar o Boavida pra prateleira. Foi estagiar para Rio Maior e agora pra Golegã - câmaras PS - e agora vem com uma entrevista em que só fala de reorganizar a câmara.Ela, uma técnica? Não nos parece. Aliás, o companheiro está no POLIS pela mão de quem? Da tripla Paiva/Corvelo/Relvas! Motivações - vingança pessoal e vontade de mandar nos técnicos seus colegas de quem não gosta.
Por ultimo e para terminar - mas a CDU tem alguma hipotese de eleger 2 vereadores? Mas que raio de discurso realista é esse Tó?
Afinal quem vive noutro mundo és tu.
Enquanto sócio vejo-me na obrigação de corrigir: Gualdim Pais. As minhas desculpas aos fundadores e actuais sócios e dirigentes.
ResponderEliminarDepois de ler o penúltimo post, e outros posts neste blog, tenho de concluir que o Relvas e o PSD controlam todos os movimentos e partidos políticos em Tomar.
ResponderEliminarTomar é uma ganda terra.
Queria chamar a atenção para a entrevista da Drª Maria do Carmo , 2ª da lista dqa CDU à Câmara, ao jornal Cidade de Tomar.
ResponderEliminarPenso que hà ali muitos aspectos que merecem uma reflexão séria por parte de todas as candidaturas.
São levantados problemas estruturais dos serviços da Câmara e são apresentadas soluções interessantes.
Sem uns bons serviços da Autarquia esta não pode funcionar e responder às necessidades dos cidadãos.
A CDU parece , de facto,em criar sérios problemas, na candidatura à Câmara, aos habituais do poder.
Assume-se cada vez mais como uma séria opção.
Para 14:30
ResponderEliminarAntes de mais nada, esclarecer que a divergência é o motor de qualquer democracia adulta. Segue-se que, sendo assim, os tomarenses sempre foram grandes e excelsos democratas. Como dizia o meu saudoso amigo Cartaxo da Fonseca (esse mesmo, o "pai da biblioteca municipal"), onde há dois tomarenses, há pelo menos três opiniões. Nesta linha, o seu comentário tem valor, mas é facilmente rebatível. Até com aquela, muito católica, do Frei Tomás -"oiçam o que ele diz; não olhem para o que ele faz". No caso do Bruno e da Maria do Carmo, cada qual deve procurar respeitar as respectivas vidas privadas, que só a eles dizem respeito. E a vida profissional de cada cidadão é da esfera privada, salvo se ocupar algum cargo político, por eleição ou por escolha. Não nos parece que seja o caso deles, pelo que as suas alusões à Gualdim Pais, ao Polis, às Avessadas e a Rio Maior ou Golegã,entre outras, nos parecem não só deslocadas como até intoleráveis, uma vez que vossemecê não dá a cara, prantando o nome por baixo.
Para concluir: O que aqui se opinou foi que ATÉ AO MOMENTO EM QUE ESCREVEMOS, o programa da CDU... Nestas condições, onde foi arranjar essa de que consideramos o programa da CDU o melhor? A czampanha eleitoral ainda nem sequer começou, e ainda faltam dois programas, o do PSD e o do PS. Acha pouco?
"Tomar é uma ganda terra".
ResponderEliminarPara alguns. Para os que dominarem a CMT e beneficiem da política de empobrecimento do concelho.
A pobreza também dá lucro, financeiro e político, para alguns.
E alguns que vão ao apoio aos pobres e fazem uma ganda vida?
Tem tomarense queé cego.
Não me querendo envolver em polemicas e não tendolido o programa, que o candidato da CDU disse que ia fazer o Complexo Desportivo das Avessadas disse sim senhora que eu ouvi na hertz. Tambem não sei com que dinheiro pagaria a obra e as despesas com o pessoal. Mais um projecto utopico?
ResponderEliminarNã...! Vai buscar pessoal ao Centro de Emprego! Brevemente não vai haver falta de mão-de-obra escrava!
ResponderEliminarA gualdim pais fez a obra com o dinheiro de quem? da Câmara?!!
ResponderEliminarAH AH deixem-me rir. Se não fossem as influências de certos dirigentes do PS, oriundos também eles da gualdim pais...
Vejam lá bem de onde veio o dinheiro, se foi da câmara ou do governo. Vejam quem é que inaugurou, se foi presidente de câmara ou ministro...
e fora isso muito mais, se O Bruno não tivesse tantas ajudas a quem não agradece, havia de fazer muito havia, com aquele feitio dele.
Para 29/08, 21:22
ResponderEliminarNo caso das Avessadas, o Bruno limitou-se a apanhar a boleia do que está previsto no Orçamento e Plano da autarquia para este ano, sob o nº 02/005/26/11, dotado com 80 mil euros em 2009 e hipóteses de 300 mil em 2010 e mais 610 mil em 2011. Se houver que chegue...
Alguma vez o PC fez de bem pelo POVO?
ResponderEliminarSó em sonhos!
O PC é o PC, sem tirar nem pôr.
INgnorante!
ResponderEliminarpiu.