sábado, 28 de agosto de 2010

UM DEBATE A NÃO PERDER

Assim à primeira vista são demasiados e, como dizia o saudoso Cartaxo da Fonseca, "pai" da biblioteca municipal, mais de dois tomarenses juntos, a discutirem, o melhor é ir andando. No entanto, os tempos vão mudando, cada vez mais depressa. E as pessoas também, embora por vezes contrariadas. Assim sendo, até pode acontecer que o anunciado confronto de posições venha a valer a pena. O melhor será ir assistir, ou participar, consoante os casos. A partir daí logo veremos em que param as modas.

33 comentários:

  1. VAI SER UM DEBATE DE M...
    OS MESMOS A BATEREM NOS MESMOS.
    SORTE A DESTA TERRA COM VELHOS ULTRAPASSADOS E MENOS VELHOS CHEIOS DE VÍCIOS. OLHA QUE SEIS.
    ESTÁS A VER OH TÓ PORQUE O CONCELHO PROFUNDO E VERDADEIRO DE GENTE HONESTA NÃO VOS LIGA NENHUMA. ESTAMOS FARTOS DE VOCÊS: CARRÃO, CORVÊLO, DUPLO-QUEIXO, REBELO, MARTINS E O LEAL. TUDO GENTE COM CURRÍCULO E PROVAS DADAS. AUDITÓRIO ÀS MOSCAS. VÃO MAS É TRBALAHRA POIS NESTE MOMENTO O CONCELHO NÃO PRECISA DE DEBATES INUTÉIS. PRECISA DE GENTE COMO EU QUE TRABALHA E PAGA IMPOSTOS E QUE SABE MUITO BEM QUEM NÃO DEVE GERIR DINHEIROS PÚBLICOS MAS OS VELHOS É QUE VOTAM E SE VOTAM MANDAM NO SEU QUINTAL. NÃO VAI ESTAR NINGUÉM NO DEBATE EXCEPTO TALVEZ OS CACHOPOS DO DA JSD E JS E ABSOLUTAMENTE OS VELHOS PRESIDENTES DE JUNTA. SÓ FANTOCHADA.


    MEGA MASSA PRO!

    ResponderEliminar
  2. É gente a mais...mas vão ver o deserto de iedias que ali vai sair.

    ResponderEliminar
  3. Estimado Prof. Rebelo

    Acho que nós os dois devíamos galar com a organização do debate, pois que me parece inconcebível que não tenham convidado, em lugar dos senhores Presidente ou vice-presidente da edilidade, o senhor Presidene da secção do PPD/PSD.

    É um erro terrível, incompreensivel e inultrapassavel, capaz de colocar em causa a necessária visão de avaliação clara e sem qualquer subserviência a lobbies ou interesses, vindos lá da Serra de Tomar, onde o senhor é Presidente da Assembleia de Freguesia.

    Não será um debate justo ou democrático, onde a visão dos que "se resolvem", ficará assim ausente.

    Se o figurino não for alterado, ficarei em casa como protesto...

    ResponderEliminar
  4. O que é que o rei das radiografias vai lá fazer???

    ResponderEliminar
  5. Raposa, MEGA raposa. As Uvas estão verdes não prestam, mas se caírem no chão ela vai apanhá-las. Convidem a MEGA raposa, nem que seja só para estar presente, que ela dirá maravilhas ca conferência.

    Deserto de ideias ? O bebate ainda não ocorreu...

    Em Tomar há muitas raposas, e muitos desejosos de acabarem com os orgãos de comunicação social e os debates, porque a ignorância salvaguarda os bons espíritos, os puros lusitanos.
    Debates é para os povos da Europa. Speacker Corner só em Londres...
    Em Tomar o obscurantismo.

    ResponderEliminar
  6. O ferreira das farturas quer ir consigo galar a organização!!!!

    Ponha-se a pau, que ele ainda o gala a si!

    Está a fazer-se caro, não quer ir ao debate.

    Que não vá, não faz lá falta!

    E o mega quer ir, está peladinho para ue o convidem!

    Então levem o mega e deixem o ferreira das farturas a descansar no seu resort junto às Algarvias!

    ResponderEliminar
  7. Força Rádio Hertz. Força para os comentadores. Tomar precisa de debater a crise.
    Que hajam mais iniciativas como esta.
    Tomarense na Figueira da Foz

    ResponderEliminar
  8. Então sr. Rebelo, desejo-lhe boa galadura na companhia do seu amigo Ferreira das Farturas...

    ResponderEliminar
  9. Posso levar a minha vuvuzela?

    ResponderEliminar
  10. Para anónimo das 15:12

    Agradeço-lhe o louvável encómio. Acontece, porém, que ainda não acedi, nem tenciono vir a aceder, à amável sugestão do meu amigo Luís Ferreira. Amigos, amigos! Negócios à parte. Não é verdade?
    Cordialmente,

    A.R.

    ResponderEliminar
  11. Para MMP: Já sei que estas linhas não vão sortir qualquer efeito, pois nunca vi paredes a mudarem de posição. Apesar disso, professor de profissão, professor toda a vida... Há que semear sempre. Mesmo nos terrenos mais ingratos. Uma questão que me atazana o espírito, quando leio as suas mensagens, é esta: Que os que andaram na guerra em África, tenham a sua "pancada", compreende-se. Aquilo não era nada pera doce. Mas os que nem sequer lá foram?!
    Diz você que ninguém nos liga nenhuma. Pela minha parte, tudo bem. Já disse e repeti que escrevo para memória futura, que o mesmo é dizer para a posteridade. Ainda assim, o contador do blogue marca 171.107 visitas, desde Março de 2009. Parece-me que não é nada mau. Estarei enganado?
    Quanto a essa sua tralha tipo gente verdadeira, que trabalha, que paga impostos, que estão fartos, etc. Trata-se apenas, quanto a mim, de uma maneira ardilosa de manifestar a sua inveja doentia. Até porque a si é que ninguém liga, entre outros motivos porque quem conhece a sua identidade já sabe o que o obriga a falar. Quanto aos outros, se nem sequer o conhecem...
    Finalmente, no que concerne à assistência ao debate, não lhe parece que o melhor será aguardar para ver? Posso recordar-lhe que quando se iniciou este blogue você também afiançou que não viria cá ninguém?
    A vida está cada vez mais difícil para os frustrados com problemas de personalidade. Deus tenha piedade deles. E de nós!
    Cordialmente,

    A.R.

    ResponderEliminar
  12. Caro Professor, estejamos ou não de acordo com a escolha dos participantes no debate, acredito que valerá a pena fazê-lo. Da discussão nem sempre nasce a luz, mas alguma coisa de interesse resultará, estou certo, do que ali for debatido. E acredito, também, que as cadeiras do auditório da Biblioteca Municipal não estarão vazias. Estranha é, no mínimo, a posição aqui anunciada pelo Senhor Vereador da Cultura: "Se o figurino não for alterado, ficarei em casa como protesto..."
    Como refere outro visitante de Tomar a dianteira, poderá facilmente ser substituido. Mas fica uma interrogação: quando foi convidado, não lhe disseram ao que ia e com quem ia debater? Não acredito! E, já agora, recomenda-se-lhe um pouco mais de cuidado: galar (os dicionários explicam o que quer dizer)não é a mesma coisa que falar...
    Um tomarense preocupado
    Acho que nós os dois devíamos galar com a organização do debate

    ResponderEliminar
  13. Mas como é que um vereador da Cultura, comentário após comentário, se presta a tantos disparates? Ele ainda não se deu conta das responsabilidades para que foi designado? Ou gosta de ser cómico? Então mas agora está a pressionar a rádio a alterar os convidados? Era o que mais faltava! Mas que vergonha é esta?! Os convidados podem suscitar várias opiniões, mas daí até um vereador quer condicionar as escolhas... Haja decoro!

    ResponderEliminar
  14. Com tanta cabecinha pensadora, quem for assistir ao debate qté há-de pensar que está em Ourém na Feira dos Três...

    ResponderEliminar
  15. Deixo uma sugestão:
    Troquem o Luís Ferreira pelo Hugo Cristóvão ou pelo primeiro Vereador do PS eleito, Vitorino!
    Luís Ferreira é que, estar lá, é contra-natura, nem tem interesse...
    E convidem o escritor Lobo Antunes que, pelos vistos, conhece muito bem a realidade tomarense...

    ResponderEliminar
  16. Bem ao estilo do senhor vereador. Querer marcar a agenda da rádio Hertz, e ameaçar que não vai. Aliás o debate nem se fará sem as suas doutas reflexões e contributos. Espera-se que não vá mesmo e seja coerente, como passa a vida apregoar. Se for não tem mesmo vergonha na cara...mas isso já sabemos.

    ResponderEliminar
  17. Peço licença para explicitar a minha interpretação do comentário "luisferreirista". Trata-se de um texto irónico em que o autor aproveita o ensejo para brincar com o presidente do PSD local e com os IpT de Pedro Marques. Em linguagem tauromáquica, com o devido respeito, sem ofensa cabeçal, e em sentido figurado, diria que "aproveitou para colocar um par de bandarilhas". Estarei enganado? Que me desculpem os visados, mas a imagem era demasiado tentadora.

    ResponderEliminar
  18. Porque é que o PNR não está presente no debate ?

    E ainda censuram o lápis azul. VERGONHA !

    ResponderEliminar
  19. Para Bravura Lusitana:

    Sem pretender advogar em defesa da Rádio Hertz, que disso não precisa, muito menos quando feito por um ignorante na matéria, deixe-me dizer-lhe que não está representado nenhum grupo político no debate. Apenas a actual maioria autárquica de circunstância e três cidadãos-comentadores, que não são comentadores de qualquer partido, nem precisam da política para nada.
    Como é moda dizer-se agora: Tá a ver?!

    ResponderEliminar
  20. Quem tem estado a ser bandarilhado, salvo seja e sem ofensa cabeçal, é o dono deste espaço, que vai fazendo a propaganda que o ferreira das farturas bem quer!

    realmente o gajo vai galando muitos e continuará, sempre com o apoio do Dr. Rebelo, quer queira, quer não.

    Os do avental são esperttos e aproveitam todos as frestas para entrar.

    ResponderEliminar
  21. Só quem é responsável tem a noção das responsabilidades. Quando está em causa um quase inimputável o assunto muda de figura.

    ResponderEliminar
  22. PARA INTERVENTOR DAS 09:47

    Não espante a caça! Isso já a gente sabe! Deixe a gente divertir-se a ler o que eles escrevem e a espalharem-se, porque a gente sabe muito bem que a bolota não condiz com a perdigota!!!
    Eles dizem uma coisa e fazem outra...

    ResponderEliminar
  23. Considera o que o senhor vereador escreve um comentário irónico? Eu daxaria antes a ironia para quem dela percebe, já que o comentário me parece mais descabelado do que propriamente irónico. Quanto ao debate, a "leitura" que faço é que os seus organizadores procuraram:
    1. Convidar quem superintende a autarquia. Seria deselegante, no mínimo, que esta não fosse representada pelo presidente Corvêlo de Sousa;
    2. Fazer representar as áreas mais problemáticas e visivelmente ao abandono numa Cidade Jardim e referência Templária. Ou seja, a higiene e limpeza e a cultura e turismo na figura dos seus vereadores;
    3. Trazer para o debate cidadãos preocupados com o actual estado de degradação política e estrutural da cidade e do concelho.
    Não sendo, digo eu, intenção da rádio Hertz promover um debate de campanha eleitoral, para o qual, estou certa, convidariam todos os intervenientes, nada tenho a obstar quanto ás escolhas. Já quanto à ironia, não direi o mesmo, embora não estranhe o descabelamento da postura do senhor vereador. O refinamento dos modos é só para quem pode e para quem não confunde a estrada da Beira com a beira da estrada, no seu afâ de trombeta de serviço, que tão bons resultados tem dado, como vemos.
    Laura Rocha

    ResponderEliminar
  24. O PNR? Secalhar porque tem o seu líder na choça, não lhe parece? Quem venda droga já cá temos e o Hitler já lerpou há algum tempo, não lhe parece.

    Laura Rocha

    ResponderEliminar
  25. Há um pequeno aparte no post,

    "como dizia o saudoso Cartaxo da Fonseca, "pai" da biblioteca municipal, mais de dois tomarenses juntos, a discutirem, o melhor é ir andando"

    que me parece constitui um dos males de que muitos depois se queixam: A falta de participação da sociedade cívil nos destinos da, blá, blá, blá.... Esta postura de únicos iluminados e de sapiência exclusiva, podem contribuir para o desligamento, não lhe parece? É um pouco como se: quando falam são burros e não dizem nada de jeito, quando não falam são culpados porque não se interessam e deixam as coisas chegar onde chegaram...acho eu, que não sou douta em coisa nenhuma, faço o que posso e o melhor que sei, sempre à espera de ouvir e que me corrijam. Talvez um dos males seja ainda se achar que Tomar tem que continuar a ser um feudo da era moderna, de alguns.
    Laura Rocha

    ResponderEliminar
  26. Será deste que o sr. Rebelo vai mostrar o plano? Será, será?

    Ó António, mostra...mostra...mostra!!!

    ResponderEliminar
  27. Já foi escrito várias vezes. Porém, a sina de um docente é repetir, repetir, repetir. Pode ser que acabe por ficar alguma coisinha.
    Uma das coisas que aprendi na política activa foi que nunca é conveniente responder a provocações.
    Apesar disso, aproveito para revelar que já dei umas luzes sobre o assunto ao sr. vereador Luis Ferreira, acentuando que um plano é um todo estruturado e não uma série de medidas desgarradas e sem respeito pelas prioridades. Faltava dizer que, tal como sucede com as crianças, são os pais, -neste caso das ideias-, que melhor as podem ajudar a crescer. Daí este comentário, só para bons entendedores.
    Ideias à borla e filhas de pais adoptivos?! Era bom era!!! Mas já lá vai o tempo. Património da Humanidade, Região de Turismo, Turismo Cultural, não vos chegou? Então tratem de mudar-se para outras bandas, onde ainda haja papalvos dispostos a sustentar palonços gulosos. Comigo não contem mais. Assistir à destruição do que nos é tão querido? Antes a morte que tal sorte!

    ResponderEliminar
  28. Tá ver Prof. Rebelo, a sua costela do PS lá está sempre presente.
    Claro que quem foi "legitimar" um cabeça de lista vitorino escolhido para ganhar pelo ferreira das farturas e o grande hugo, não fica estranho ao que os seus vão fazendo.
    E, claro, eles aproveitam tudo para aparecer e tentar mostrar serviço!
    E o Prof. vai colaborando, colaborando e eles vão ficando muito contentes.
    Parece o Donald (Rebelo) com os seus sobrinhos Huguinho, Luizinho e Zezinho xuxas!

    ResponderEliminar
  29. Respondendo à boçalidade presente no comentário de excelentíssima senhora Laura Rocha, muítissimo bem informada sobre o PNR, como se percebe pelo seu comentário, apenas algumas considerações:

    O líder do PNR é o Doutor José Pinto Coelho. Quem está preso é Mário Machado, líder da Frente Nacional, que em nada tem a ver com o PNR. O próprio Mário está incompatibilizado com o partido há vários anos.

    O Partido Nacional Renovador não defende nazismo. Para quem não sabe (que parece ser o seu caso), o nazismo é apenas um componente do fascismo. Tal como o racismo, xenofobia, etc, etc. Ora o PNR não é um partido fascista. É, isso sim, um partido nacional socialista. Para bom entendedor...

    Por Thomar, Por Portugal, PNR SEMPRE PRESENTE !

    ResponderEliminar
  30. Comentador anterior, não espante a caça! Deixe-os espraiarem-se! A gente diverte-se a ler o que eles escrevem a dizer o que não são e o que não fazem, quando se está mesmo a ver o que são e o que fazem...ou estão desertos por fazer!

    Como dizem os brasileiros: é um barato!!!

    ResponderEliminar
  31. Para a Bravura Lusitana. Percebo, o Mário portou-se mal ao fazer o que lhe mandaram e foi deserdado...antes era o maior, agora já não o conhecem. Compreendo perfeitamente e condiz com a postura da raça ariana. Quanto á confusão do fascismo, nacional socialismo, etc...já alguém lhe respondeu. Leia e veja se aprende alguma coisa. Alguém o anda a enganar, ou não!
    Laura Rocha

    ResponderEliminar
  32. 25 DE ABRIL SEMPRE!
    FASCISMO NUNCA MAIS!
    ABAIXO O FASCISMO E QUEM O APOIAR!

    ResponderEliminar
  33. Vou-me fartar de rir quando começar a dança das moscas a saltar de balde de merda em balde de merda...

    (com o devido pedido de desculpas ao responsável do blogue e aos leitores pela asneirinha repetida)

    ResponderEliminar