Acicatado pelo conselho do distinto vereador Carrão, que preconiza que se mantenha o orgulho tomarense mesmo perante coisas que não correram bem ou que estão mal, apressei-me todo o ufano a ler a revista do DN de hoje. E o caso não era para menos: "mostramos-lhe mil coisas, ideias, projectos, marcas e empresas
portuguesas que são motivo de orgulho nacional".
Afinal trata-se de mais uma falsa promessa. Duplamente falsa até. Porque, em vez de mil coisas, ficaram-se pelas 212, vá-se lá saber porquê; mas também porque não falam de Tomar nem de qualquer motivo tomarense. O melhor que conseguiram arranjar foi o Infante D. Henrique e os Descobrimentos, como todos sabemos de muito longe a maior empresa portuguesa de sempre. Inicialmente financiada com os dinheiros da tomarense Ordem de Cristo, começaram por originar dívidas que ainda andavam a ser pagas no reinado de D. Manuel I, meio século mais tarde.
Infelizmente, até o ínclito infante de Avis é maltratado, ao aparecer representado pelo que parece ser um vice-rei da Índia, mais precisamente Afonso de Albuquerque. Os leitores farão o favor de ajuizar. Ou seja, a qualidade dos colaboradores da imprensa portuguesa de referência parece melhorar a olhos vistos. Deve ser da crise!
Entretanto, Tomar foi injustiçada uma vez mais, apesar de haver tantos cidadãos a promover a cidade. Pois mesmo assim nada! Céu das Algarvias, Lúria, Casa das Ratas, Fatias de Tomar do Henrique das Estrelas, Bolos de Cama do Pepe, caracóis do Fernando, o cão, o gato e o rato da Janela do Capítulo, o Gigante Adamastor, o perfil do Gualdim, o Cristo em estilo Miguel Ângelo...nada mereceu a atenção dos ilustres periodistas. O azar do costume. Ou será apenas mais uma consequência de não haver por estes lados qualquer projecto bem urdido desde há mais de um século, nem profissionais competentes e com missões bem definidas?!
2 comentários:
Será já reflexo do "efeito Relvas"?...
Caro Prof. Rebelo,
Veja sff o nr 13 da pagina 36, que se refere a uma empresa de Tomar com um produto desenhado por um tomarense, Ricardo Marçal, que recentemente foi entrevistado pelo jornal O Templario.
Com os melhores cumprimentos
Departamento Marketing Temahome
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