terça-feira, 15 de dezembro de 2015

REGRESSO CONTRA VONTADE

Regresso contra vontade

Após dois anos de silêncio auto-imposto, vejo-me forçado a voltar à escrita. É verdade! O miserável estado a que chegou a política local a isso me obriga. Não exclusivamente por causa da política. Também porque a comunicação social nabantina está como se sabe. E porque os meus conterrâneos insistem na sua tradicional posição de espectadores mudos e quedos. Falo, como é evidente, daqueles que, se quisessem, poderiam intervir, falando ou escrevendo. Uma pequena minoria. O grosso da coluna, infelizmente, está limitado a falar por frases feitas, incapaz que é de alinhavar dez frases originais seguidas. É triste e sem remédio: a inteligência não se aprende nem se compra. Ou se tem ou não. Não adianta e só pode prejudicar (como está à vista) andar a fazer de conta.
Fruto de tal estado de coisas, fui nestes últimos tempos censurado duas vezes por auto-proclamados jornalistas locais. Não no sentido censurado = criticado, repreendido. Censurado porque me recusaram a publicação de textos meus devidamente assinados. E eu que julgava a censura prévia abolida no país desde Abril de 1974. Afinal continuamos a ter nesta abençoada terra uns inquisidores armados em fiscais dos bons costumes.
Que textos eram, perguntará o leitor, que como qualquer tomarense adora bisbilhotices e outras calhandrices. Um era sobre a festa do tabuleiros e foi recusado pelo blogue Tomar na rede, com a alegação de que eu usava vocabulário impróprio e demasiado violento para qualificar os tomarenses. Ao que isto chegou!
O outro nunca foi publicado, nesse arauto da esquerda local que dá pelo nome de O Templário. porque a sua sapiente directora achou impróprio e inaceitável que eu criticasse asperamente todos os órgãos de comunicação locais. Mais uma defensora acérrima de causas perdidas!
E assim me senti constrangido a retomar o Tomar a dianteira. Não como blogue de notícias, ou sequer de comentários. Apenas de crítica verrinosa, para ser lida só por aqueles que sabem o significado pleno de verrinosa. Os restantes, que são a esmagadora maioria, agradeço que se abstenham. Para evitar mal entendidos e outras tricas.
Uma nota final. Nesta nova fase de Tomar a dianteira não haverá lugar para a publicação de comentários. Os ilustres comentadores locais farão o favor de ir publicar alhures. Nestas colunas apenas se respeitará, nos termos da lei e de forma estrita, o direito de resposta de quem tenha sido criticado nominalmente. Nada mais.


Sem comentários: