quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Para os teimosos crónicos


Fotos Diogo Pinto/CM

Para os teimosos crónicos = para a esmagadora maioria dos tomarenses, transcreve-se do Correio da Manhã de hoje, para que não restem dúvidas: A tentativa de reabilitar o carnaval em Tomar, à custa dos contribuintes, não passa de mais uma monumental estupidez nas actuais circunstâncias.

"Festa - RECEITAS DE BILHETEIRA SÃO INFERIORES AO ESPERADO

Folia não apaga prejuízos

Estarreja e Mealhada voltam a festejar o Carnaval no próximo domingo para tentar recuperar as perdas provocadas pelo mau tempo."

"Os desfiles de Carnaval voltaram ontem à rua, depois de no último domingo milhares de foliões de Ovar, Mealhada, Samora Correia, Sesimbra e Estarreja terem sido obrigados a cancelar as festividades devido ao mau tempo. Apesar da alegria dos figurantes, que por um dia esqueceram o frio de inverno, os prejuízos são reais e pouco animadores.
"Não recuperámos os prejuízos de 60 mil euros. Vamos tentar reverter a situação no próximo domingo, com um novo desfile às 14H30", garantiu Marques Tavares, da Associação do Carnaval de Estarreja, cujo investimento rondou os 136 mil euros.
Na Mealhada, o cenário, com menos espectadores do que o habitual, é idêntico. "O corso volta a sair no domingo, não para recuperar o prejuízo de 40 mil euros, mas para compensar o trabalho das companhias da Mealhada", disse Fernando Saldanha, presidente da organização.
Em Ovar, a reorganização logística e de bilheteira, provocada pelo cancelamento da festa mais cara deste ano, no valor de 450 mil euros, terá custado à autarquia perdas de 20 mil euros, a mesma soma que em Samora Correia. "As receitas foram muito inferiores ao esperado. Hoje (ontem) melhorou consideravelmente, mas não é o suficiente para recuperar totalmente os prejuízos, revelou fonte da organização, que investiu 35 mil euros.
Já folia em Sesimbra, orçada em 60 mil euros, foi rica em calor humano (ver foto), mas humilde em visitantes. "O número de visitantes ficou aquém do que é habitual. O nosso esforço não foi pago em bilhetes. Por isso, os prejuízos das escolas de samba e dos hoteleiros terão de ser suportados pelos próprios", lamentou Filipe Pessanha, do Centro de Animação Cultural da Câmara de Sesimbra."

Joana Nogueira, com BCF/AP, Correio da Manhã, 13/02/2013, página 24
 Os  destaques são de Tomar a dianteira.

Felizmente em Tomar, mesmo sem subsídio camarário, como sempre deve ser, o desfile de domingo, ainda que pindérico, tendo em conta as condições, foi um grande sucesso, segundo noticiou a Rádio Hertz. Só é pena que mais ninguém tenha dado por isso. Mas atrás de tempo, tempo vem. Para o ano haverá mais? Ou cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém?


Sem comentários: