terça-feira, 1 de junho de 2010

ESBANJAR ATÉ HAVER


Detalhou o PÚBLICO, na edição de domingo passado, a situação dramática de algumas autarquias em termos de receitas. Vivendo em geral com a corda na garganta, os municípios não sabem agora como resolver o problema do endividamento crónico, dado que as receitas próprias encolhem cada vez mais, e o governo começou a cortar nas transferências correntes.
De todos os casos referidos pelo citado diário, os mais insólitos foram o de Mondim de Basto e o de Alpiarça. No município nortenho, com um orçamento da ordem de 7 milhões de euros, o presidente tinha mandado atribuir aos funcionários, à conta do orçamento, 89 telemóveis. Agora com a crise, concluiu que afinal 20 são suficientes, pelo que cancelou 69...
Em Alpiarça, feudo da CDU durante mais de vinte anos, conquistado pelo PS no início deste século, o presidente da edilidade, a braços com uma dívida de 22 milhões de euros, exclamou que só o euromilhões é que permitiria resolver a situação económico-financeira do Município. Como política é pelo menos original.
Nesta terra gualdina, com um orçamento um pouco acima dos 61 milhões, dificilmente se virá algum dia a saber quantos telemóveis pagos pela autarquia estão em circulação neste momento, ou qual é exactamente a dívida total do Município.
Isto porque o próprio orçamento apresentado tem mais a ver com a contabilidade criativa, ou artística, do que com a realidade. O que se entende perfeitamente. A pretexto de manter tudo em aberto para os eventuais projectos no quadro do QREN, vai-se aproveitado para escamotear outras coisas. Por exemplo esta: O total dos gastos com pessoal anda à roda dos 10 milhões de euros = a um sexto das despesas previstas = 16,6%. Porém, se tomarmos as coisas por aquilo que elas são na realidade, a autarquia não vai conseguir arrecadar mais de 30 milhões de receitas correntes, mais coisa menos coisa. Sendo assim, as despesas com pessoal passam a 33%, que somados a mais 11 milhões de aquisições de bens e serviços, darão um total superior a 65% das receitas correntes, unicamente para o funcionamento da máquina municipal.
Ou seja, 257 euros anuais por eleitor só para pagar aos funcionários + 290 euros anuais por eleitor para comprar bens e serviços = 547 euros anuais por eleitor = 110 contos = 1 euro e meio por dia e por eleitor = 300 escudos diários. Só não é caro porque os funcionários são muito trabalhadores e simpáticos, pelo que estamos muito bem servidos. Tudo o que é bom custa dinheiro! Digo eu!

2 comentários:

Anónimo disse...

E em Tomar estamos bem servidos demais... ainda se lembram disto?

http://www.otemplario.pt/ultimahora/noticia/?id=221

(Desculpe a publicidade)



Para mais o senhor que diz que "não havia Livro de Reclamações que chegasse." voltou aos serviços adivinhe no DIA DO TRABALHADOR!!!!
É uma vergonha... quem é que começa a trabalhar num dia de feriado?

Reinício da comissão de serviço no cargo de Director Delegado, do Sr. Eng.º Fernando Alberto A. Caetano

Por deliberação do Conselho de Administração de 03 de Maio de 2010, foi mandado reiniciar a comissão de serviço no cargo de Director Delegado do Sr. Eng.º Fernando Alberto A. Caetano, com início em 01 de Maio de 2010, na sequência do ofício n.º 16/TP da Sociedade Tomarpolis, S.A. a remeter cópia do ofício 15/TP enviado à CMT, onde informa que encerrada a actividade daquela Sociedade no dia 30 de Abril, o trabalhador Fernando Alberto A. Caetano, Engenheiro Assessor Principal da Autarquia, irá regressar aos SMAS de Tomar em 01 de Maio de 2010. in site CM-Tomar

Vão "chular" outro...

Anónimo disse...

E o foi aprovado no dia 3 de Maio... eheheh essa é que linda!!!

Afinal os retroactivos são CONSTITUCIONAIS.

Já disse isto muitas vezes, a muitas pessoas, mas vou repetir:
1.as "carraças" do rendimento social de inserção são mais de 500 000 e são pagas para não falarem, ou seja, o sistema, leia-se sucessivos governos, têm de lhes pagar para que elas não se revoltem nem se manifestem. Assim conseguem manipulá-los. Além disso, estas "carraças" continuam a alimentar a máquina do sistema (EDP, gás, água, PT, etc.), onde o sistema coloca os seus boys, esses sim verdadeiros abutres da sociedade.
2.o alvo a abater e a combater são os boys que os sucessivos governos colocam nas empresas por eles controladas, desfalcando o estado em milhares de milhões de euros (uma parte directamente através dos seus chorudos ordenados e prémios e outra parte através dos concursos públicos que ganham).
Se fizerem contas ao que custam as pobres "carraças" do RSI e os abutres dos boys verão que estamos a falar de uma proporção de 1 para 1 milhão.

Qualquer dia nem de tanga nem de cuecas... ao menos assim a minha mulher não precisa de saber a cor das minhas!!!! Porreiro Pá...