sábado, 12 de junho de 2010

DE ABALADA PARA VER MUNDO E AREJAR IDEIAS

Após o mercado de sexta-feira. Nota-se que há crise. Não se deve vender quase nada. Os papéis, cabides e embalagens deixados pelo chão fora são apenas uma manifestação de protesto contra o facto de a Câmara não poder cobrar taxas por desleixo. Pretende um honrado comerciante cumprir as suas obrigações cívicas e não o deixam! Já viram isto?!

Mais uma vez de abalada; mais uma vez para terras transalpinas, divididas em fatias, para mais fácil digestão cerebral. Após Veneza, Vicenza, Verona e Pádua; Florença, Siena, S. Gimignano, Pisa e Assis. Agora vai ser Roma, Vaticano, Capela Sistina, Et Deo Fiat Lux (Se a Ford, a Mercedes ou a Toyota ainda não conseguiram substituir a FIAT no conhecido dístico) e arredores, seguindo-se Nápoles e outros domínios da Máfia. A original, que há por aí muitas outras. Verificar se sempre é verdade que "Capri c'est fini!" Ou será só música, como por estas paragens do Nabão?
De maneira que, podem os nossos conterrâneos, sobretudo os senhores autarcas, funcionários e dirigentes associativos, começar a respirar fundo, para acalmar. Até ao próximo dia 22 será um descanso para todos, incluindo para quem faz Tomar a dianteira. Se tudo correr bem. SE tudo correr mal, estará resolvido de vez o problema da má-língua, que tem vindo a impedir a tradicional harmonia entre os tomarenses e, sobretudo, o notável progresso local.
Façam o favor de gozar mais esta folga, mas tratem de não abusar. Tomámos a dianteira para evitar a enxurrada de Julho-Agosto, conscientes de que até 2013 ainda há muita escrita para fazer, pelo que importa evitar o mofo, limpar as teias de aranha e caminhar sempre pelo menos meia hora à frente do futuro.

Saudações cordiais para todos,

Tomar a dianteira

10 comentários:

Maria disse...

Boa Viajem amigo Sebastião.
Não desapareça como o seu homónimo, faz falta. Gosto de o ler, embora nem sempre me manifeste. Descanse, veja todas essas maravilhas que já vi e volte inspirado para dar mai umas pauladas nos fulanos que nos andam a dar cabo da cidade. Eu vi, há poucos dias e creia que me lembrei de si.
Um abraço
Maria

Anónimo disse...

Então agora o jornal O Templário lançou uma campanha de caridade para recolher donativos para poder manter o seu site? Ao que chegámos meu Deus! Tantas pessoas que morrem à fome e ainda há quem queira receber donativos para manter um site??? Ganhem vergonha!

Anónimo disse...

"Tudo indica que Eugénio Almeida seja eleito como o sucessor de Pires da Silva na presidência do Instituto Politécnico de Tomar, cujas eleições vão realizar-se a 23 de Julho. Trata-se de um nome consensual, até porque está há cinco anos no desempenho das funções de vice-presidente do IPT e, para além disso, também já foi director da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.


.
O Conselho Geral do Instituto Politécnico, para além dos professores, funcionários e alunos, vão ter a palavra definitiva em relação a esta eleição. Mas o facto de apenas Eugénio Almeida se ter chegado à frente enquanto candidato, faz com que o seu nome ganhe força enquanto possível sucessor de Pires da Silva."

OH TÓ "VAI-VEM" TURISTA COMENTA ISTO.

O BURRO!

Anónimo disse...

"conscientes de que até 2013 ainda há muita escrita para fazer, pelo que importa evitar o mofo, limpar as teias de aranha e caminhar sempre pelo menos meia hora à frente do futuro."

Tu bem queres Rebelo, mas ninguém te liga. Ainda estás convencido que alguma vez vais ser candidato?!

"volte inspirado para dar mai umas pauladas nos fulanos que nos andam a dar cabo da cidade."
Sim senhora, que elevação, que respeito democrático, que dignidade... Parabéns senhora.

Anónimo disse...

Professor

Traga-me de capri um licor de limão sff. E ande no teleferico das cadeirinhas. É barato, funcional e... mas cá não dava. É barato em demasia. Abraço e boa viagem.

Anónimo disse...

Isto é mesmo assim: não há como falar, criticar, opinar, verbalizar, enfim, como se diz em bom português: “cagar postas de pescada de barriga cheia!...”

Veja-se o caso aqui do nosso amigo; fala, fala, fala, mas vejam lá: ora não hora, lá vai, missão cumprida nos dislates apregoadas para os palonços que aqui, ainda lhe dão olhos e ouvidos; leva consigo, para não o perder – e que não seria pena se tal acontecesse a haver razão para tal –, o “Programa”, que diz conter para o concelho;

e prontos depois voltará, ufano e reconfortado na aburguesada poltrona de mais uma proletária e a preço da uva mijona, volta ao mundo…
Para jorrar mais uns textos e umas fotos importadas a peso de euros em crise (para alguns inexistente…)

Vá amigo, há que gozar enquanto tempo e condições houver; mas por favor, depois contenha-se e não nos traga, importadas, os teóricos economistas do “Le Monde” e “El País”…. Para moralista basta o que basta ( e temos cá o Cavaco!...)

Saudações e boa viagem, não podendo esquecer de relembrar: “olhem para o que eu digo, não olhem para o que eu faço….”

Em tempo: não se trata de crítica pessoal; apenas e só constatação de factos! ( quero crer, que o amigo, da elevada consciência que o vincula , não censurará este apócrifo!)


marxdaXina

Anónimo disse...

Boa viagem e aproveite. Como já o disse um dia neste blogue... o mundo começa ali a duas horas de Tomar no aeroporto da Portela. Quem me dera um dia poder fazer o mesmo. Quanto mais se conhece o mundo mais esclarecido se fica e é por esse motivo que precisamos de si aqui.

Anónimo disse...

Esta cidade é o reflexo do seu povo, vejam por exemplo o cartaz cultural. Será que esta cidade é para todos?? Vejam o centro da cidade, as suas lojas retrogradas sem visão, a noite tomarense...campónia, triste e cheia de pessoas primitivas. Turismo para quem?? ridículo, não sabem o que é o turismo e ai a culpa é também do povo.
Vejam por exemplo a bela entrada sul da cidade, a zona da estação...
Ainda bem que não sou tomarense, que não trabalho neste concelho e que a única coisa que cá faço é jantar fora e comprar o pão. Como costumo dizer, eu não vivo em tomar eu só moro em tomar. E daqui a poucos meses Thomar vai perder mais 3 habitantes. Mas o que me dá graça é que consigo ainda ganhar dinheiro com tomar sem cá estar, alugando a minha bela casa, hehe. Epá não quero que o meu filho cresça nesta cidade completamente retrograda sem estímulos realmente importantes para o seu desenvolvimento. Voltando para a minha terra, como alguém já disse "de abalada...

Anónimo disse...

Tomar não tem emenda.
Somos a imagem da irresponsabilidade em vários níveis.
Impotentes assistimos à decadência da cidade, do concelho, do país, da Europa.
Tal como outrora caíu a civilização romana aos pés de um punhado de bravos bárbaros, hoje assistimos à decadência e queda do mundo e civilização ocidental.
Seremos brevemente dominados pelo Oriente. Pelos petrodólares da Arábia, pelos cérebros da Indía, pela superprodução sem concorrência da China, pela economia galopante dos Tigres Asiáticos.
E nós, vamos continuando a tocar a harpa da ausência e o fado do pobrezinho. Afinal o mundo não pára. Nem mesmo para louvar os heróis quanto mais para chorar os mortos.
Boas viagens e um bom regresso.

Anónimo disse...

É sempre um prazer, para além de ser também uma lufada de ar fresco, ler a opinião, as reflexões e as críticas de António Rebelo e homónimo.
Tomar, digo Tomar, só tem a ganhar com gente como o Dr. António Rebelo que semtre ´deu e continua a dar a cara por causas na sua terra natal.
São poucos, é verdade, mas são seguramente os melhores! O que não é sinónimo de ter o apoio da maioria. Mas quem é a maioria? è aquele pagode que pápa o que lhe dão e não tem dimensão para reflectir e pensar pela sua cabeço: estes são a maioria, curiosamente aqueles a quem os partidos pedem os votos e depois mijam-lhe em cima!!!