quinta-feira, 10 de junho de 2010

IMAGENS TOMARENSES DE UM DIA FERIADO

Como bem sabem todos os da indústria hoteleira, a ASAE não perdoa. Porta dos sanitários directamente para a cozinha, ou para a sala de refeições, dá multa, ameaça de encerramento compulsivo e obras obrigatórias para sanar a anomalia. Outro tanto acontece com a autarquia. Projecto com porta de sanitários para a cozinha ou para a sala de refeições, é projecto rejeitado. Ainda bem que assim é! Em nome da higiene e da saúde de todos nós !
Infelizmente, parece que há locais de serviço público, propriedade da autarquia, que estão acima da lei. Basta reparar na ilustração supra: refeitório e sanitários porta com porta. Ou melhor: vão ao lado de vão, uma vez que as respectivas portas estão sempre abertas. Podia e devia existir um painel divisório, mas não era a mesma coisa. Assim as moscas deslocam-se mais facilmente de um local para o outro. E as comidas devem ficar decerto mais apetitosas, pois não consta que alguém já se tenha queixado de tão insólita situação. Brandos costumes tomarenses? É bem capaz! Ou simples desmazelo, acompanhado do clássico "oiçam o que eu digo, não olhem para o que eu faço"? Realmente é só má-língua!

Outra situação cada vez mais anacrónica e problemática - A ausência de parques de estacionamento devidamente equipados e em locais adequados, para autocarros de turismo. Os infelizes visitantes bem procuram, mas onde estão as mesas e bancos? Os sanitários? As sombras? Os estabelecimentos? A água corrente? A sinalização? É muito mais simples continuar com a mesma música de sempre: "vamos apostar no turismo de qualidade, no turismo cultural". Pois, pois! E eu ainda hei-de ser cardeal. Pelo menos, que o objectivo é o Papado! Em termos de intenções haja grandeza. Mesmo que tudo venha a dar em nada!

Nunca tinha reparado. O edifício do centro de emprego tem, no piso térreo poente, dez portas, sem qualquer acesso exterior. Será só para enfeitar? Para admirar a panorâmica sobre os telhados e o castelo? Ou o projecto executado não era para ali?

A sul, o aspecto é este...

ou este. A norte é melhor nem falar! Trata-se de uma íngreme ribanceira, que já não vê limpeza há meses. A nossa deputada Anabela Freitas, que é da casa, não poderia abordar o problema, numa das suas intervenções na A.R.? Aproveitava para agradecer à autarquia tomarense e à sociedade Tomarpolis o evidente cuidado posto no arranjo da envolvência do Centro de Emprego. Que só nos envergonha. E até poderá levar alguns desempregados a pensar que procuram fazer tudo para se verem livres deles.

1 comentário:

emma disse...

"o coragem para a dizer"??? E tanto facil para ser critico! http://www.emmashouseinportugal.com/travel-in-portugal/the-princesa-of-tomar-a-day-trip-2/
Para o outro lado (Pode usar o botao do google translate)