domingo, 6 de junho de 2010

IMAGENS TOMARENSES DE FIM DE SEMANA

Os passageiros deste autocarro tiveram sorte... e um motorista com coragem e com paciência. Mas quantos terão passado como cães por vinha vindimada, por não terem onde estacionar? Não ter sorte é uma coisa. Não querer ter sorte, é outra bem diferente. A nossa autarquia tem feito o possível para que a sorte a desampare.

Só más notícias? Nem tanto assim. Assinalamos com muito gosto que as guardas da ponte pedonal do Flecheiro foram reparadas, com varões de cobre e tudo; que o murete da Calçada dos Cavaleiros idem e, sobretudo, que o Lar de S. José fez um óptimo trabalho na sua antiga sede. Mandou limpar toda a encosta e proceder ao restauro do velho albergue nocturno de 1938, que se vê na fotografia. Estão de parabéns, porque aquilo agora já não envergonha ninguém. E até conseguimos saber, privadamente, que se prontificam a negociar com a autarquia a abertura e manutenção de uma parte das referidas instalações, para nelas alojar com carácter permanente alguns casos sociais bem conhecidos, a começar pelo Sousa das retretes de S. Gregório. Oxalá a autarquia, que já foi avisada, saiba estar à altura das suas missões. Afinal, o inquilino dos urinóis até está a ocupar ilegalmente uma propriedade do município, argumento suficiente para ser despejado e realojado, tudo naturalmente com dignidade e respeito pelos direitos fundamentais da pessoa humana.

O IGESPAR é que volta a não acertar! A maquinória das visitas virtuais continua avariada, que o mesmo é dizer que ela própria é virtual. No mesmo jardim do nosso Castelo dos Templários, este dispositivo de informação turística é uma verdadeira maravilha. Por razões que nos escapam, em vez de colocarem a planta ao alto, como seria correcto e corresponderia à orientação real, optaram pela horizontal. O resultado é magnífico -são poucos os turistas que ficam a perceber alguma coisa daquilo, o que não surpreende, visto que a própria planta (em baixo, do lado esquerdo), indica que o norte fica...a sudoeste! Nem mais!


Muito típicos e castiços, estes dois aspectos da multicentenária Calçada de S. Tiago. Até apetece utilizar as fotos para fazer cartazes, com a legenda "Visite Tomar -Património da Humanidade- Ruas e Calçadas castiças, limpas e cuidadas. Há mais de 500 anos!"
Valha-nos Nossa Senhora da Agrela, que não há Santa como ela!

15 comentários:

Luis Ferreira disse...

Deixe lá amigo Rebelo que vamos deixar de herança, umas calcadas recuperadas 'à maneira' e em condições ' quase' originais. Aprovamos na Quarta-feira o Plano para a intervenção, que vai mudar definitivamente o estado lastimável em temos tido a cerrada dos cães, a frontaria norte do Convento, as calcadas e a estrada de acesso ao convento, com passeios mínimos ou inexistentes. Quando terminar a obra que iremos aprovar nesta quarta, nada ficara como dantes e espero sinceramente, que seja bem melhor do que temos tido.

Anónimo disse...

Falta dizer que tudo isso se deve ao grande educador aventaleiro das gentes de Tomar - o honorável vereador da coltura!

Anónimo disse...

Cada tiro...cada melro!!!

Anónimo disse...

Quando é que a CMTomar repara no valor da calçada de S.Tiago e realiza as obras de recuperação que a dignifiquem e possibilitem uma inclusão nos trilhos e caminhos de SãoTiago (o de Compostela, claro). Uma inclusão qu não nos envergonhe...
É que por enquanto "aquilo" é uma grande vergonha!

AA

Luis Ferreira disse...

Boa malha a do anterior comentador. Por isso mesmo já reunimos com a Associacao Jacobeus para dinamizar e enquadrar melhor a presença de Tomar nos Caminhos de Santiago. Dentro de algum tempo haverão novidades. Mas obrigado por recordar. De toda a forma nonprojecto de intervenção que ira ser aprovadonesta prevista a recuperação da calcada para as condições pré existentes.

Anónimo disse...

Há coisas realmente estranhas. É comum ler por aqui críticas ao imobilismo e autismo dos nossos autarcas.
Faça-se a justiça de reconhecer que o vereador Luís Ferreira pode ter todos os defeitos, menos esses. Ora porque são conhecidas as iniciativas por si desencadeadas, ora porque aqui tem vindo variadíssimas vezes justificar tomadas de posição, decisões ou apresentar argumentos.
Mas é isso suficiente? Não senhor, pelo contrário (estranhamente, digo eu) ainda é mais visado por assim agir.
Que conclusão retiro? Que quem faz alguma coisa incomoda. São enésimos os comentários a cascar na incapacidade, mas quem faz alguma coisa é que está mal? Posso até não concordar com algumas das coisas feitas pelo vereador Luís Ferreira, mas há que reconhecer o seu dinamismo, capacidade e presença enquanto outros se escondem.
Por mim, fica dito. Nas últimas eleições votei IpT e se fosse hoje votava PS.
É que às vezes até parece que o Luís Ferreira é que teve na Câmara nos últimos vinte anos, parece que é sua a exclusiva responsabilidade do actual estado de coisas, enfim, estava tudo bem era com cinco rosários não era? Cruzes canhoto...

Anónimo disse...

Tanto se gaba este Ferreira!
Será que não percebe que todos percebemos que é o próprio que escreve os posts de elogio?!

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo consigo, anónimo das 14H26.

Anónimo disse...

ISTO ATÉ DÁ VONTADE DE RIR...
AHAHAHAHAHA
O LILI ESCREVE EM NOME DELE E COMO ANONIMO....
AHAHAHA
ESTE ÚTIMO ATÉ CHEIRA A LILI QUE TRESANDA E OS TÓTÓS AINDA ACREDITAM NA CAROCHINHA...
AHAHAHAHAHAH

Tania

Anónimo disse...

São perturbações da personalidade, cara Tania! Temos de lhe dar desconto...

Anónimo disse...

Tania,
O comentário a que se refere (o último) não é dele, não senhor. É meu.

Anónimo disse...

Desculpem mas é notório que a escrita não é dele.
E falem de outro, que já não tem piada.

Anónimo disse...

Ando cheio de gases...!

Anónimo disse...

O problema não está em falar deste ou daquele, está no caminho que a câmara leva. È ou não verdade, que está pior de sempre, que não funciona, que não discute e aprova um Plano de investimentos, que nos projectem no futuro (mas cumpre o tal plano, que o senhor Luis Ferreira diz algumas vezes ser do Paiva, mas depois ele aprova, vota e dá cobertura, como vereador da actual câmara) como um concelho com potencialidades na Região. Que decidam parar de vez, com os atentados ao património construído (exemplo muro da vergonha). Que racionalizem despesas supérfluas. Que alterem a politica dos últimos anos de contratação de pessoal, sem que isso tenha como estratégia de melhor funcionamento da CMT. Que redefina o aproveitamento dos dinheiros da Europa, que ainda podem vir, que dinamize comércio e industria. Que defina os objectivos Urbanísticos da câmara e os objectivos e planos dos smas, para cumprir os seu obrigatórios índices de atendimento ao concelho e as populações etc, etc.
Isso sim seria possivelmente um mérito e uma utilidade, do acordo psd/ps, a não ser assim é mais uma feira de vaidades, para proveito próprio, com a falsa ideia de servir o ps ou mesmo o psd e muito menos o concelho.
Tudo o resto são fumos, para dar a conhecer e promover estes pobres protagonistas de pés de barro e esconder os verdadeiros problemas e as fragilidades, destes autarcas e dos seus partidos. Disse.

Anónimo disse...

Cá para mim estão a dar importância desmesurada ao tal "muro da vergonha".

Não haverá alguma cobardia, fidelização envergonhada, quando esquecem o responsável do executivo da autarquia, fazendo fogo sobre um vereador?

Ou querem simplesmente ocupar os lugares dos vereadores socialistas, e por isso acenam com blandícias ao presidente?

Estranha forma de fazer crítica política.