domingo, 23 de novembro de 2008

SOBRE A BLOGOSFERA TOMARENSE

Jerónimo Foice
Caros blogueiros, esta é a minha primeira intervenção dominical sobre a blogosfera local, pelo que aproveito para vos saudar a todos, desejando o melhor para cada um. Dito isto, vamos ao tema.
São bastantes os blogues locais, mas de qualidade desigual. A bem dizer, os únicos actualmente com algum movimento, de acordo com os dados estatísticos disponíveis, são o d'O Templário, o que mais mensagens recebe, o Condado do Flecheiro, sem novas entradas desde 12 de Outubro, mas que continua a receber algumas mensagens, e este em que escrevo, que não tem tido mensagens por razões óbvias, sendo todavia aquele que apresenta mais conteúdo editorial trabalhado.
Os restantes blogues ou são partidários, caso de Vamos por Aqui, Algures por Aqui e PS/Tomar, ou carecem nuns casos de conteúdo original, noutros de qualidade, noutros ainda de ambos. Mas todos têm direitos iguais e estão sempre a tempo de melhorar.
O suprareferido blogue d'O Templário, por ser de longe o mais movimentado em termos de mensagens de seguidores, permite uma visão assaz curiosa da blogosfera tomarense, uma das dimensões cada vez mais importante da sociedade gualdina que realmente conta, pelo menos em termos de "opinion makers". Nesse blogue há diversos confrontos nitidamente perceptíveis. Desde logo o embate PS/IpT, no qual a qualidade, a serenidade e o polimento estão longe de ser as principais componentes. Apesar disso, os do PS parecem usar assiduamente uma habilidade, para mascarar o que não lhes convém: põem-se a citar textos mais ou menos longos de temas políticos nacionais ou internacionais. Quanto a mensagens originais, tudo indica que só Luis Ferreira tem algum fôlego, mesmo assim com o pé sempre a fugir-lhe para a chinela.
Pelos lados dos IpT, ultimamente tem sido o silêncio que, verdade seja dita, nunca prejudicou ninguém, como se verifica agora no caso da Tia Manela dos laranjas. Resta saber quanto tempo vai João Simões aguentar sem desabafar, ou os outros seguidores menos brunidos a absterem-se de urinar fora do penico.
No que ao PSD local se refere, certamente porque as coisas não estão nada fáceis, costumam tentar "tapar" as mensagens menos convenientes com comentários desportivos, prática que tem provocado alguns protestos de blogueiros mais atentos. Se calhar por causa dessas reacções, no caso do nossa peça "Tensão e insatisfação no PSD", calaram-se bem caladinhos, mas resolveram usar a chamada técnica dos dirigentes desportivos. Quando os resultados não são brilhantes e há falta de argumentos credíveis, avança-se com a promessa de um ou mais reforços milagrosos. Foi o que aconteceu agora. No dia seguinte ao nosso texto, apareceu uma mensagem não indentificada no blogue que estamos a abordar, revelando que o PSD tem uma figura nacional para encabeçar a lista nabantina. Está bem visto, sem dúvida alguma, mas não vai acalmar as hostes durante muito tempo. Todos vão querer saber de quem se trata. Até porque figuras relativamente conhecidas a nivel nacional, o PSD tomarense só tem duas -Miguel Relvas e Tó Lourenço, este pouco conhecido na sua própria terra.
Há depois, no blogue que tenho vindo a tentar dissecar, alguns "outsiders", o principal e mais complexo dos quais, embora não participe todos os dias, é O BURRO. Para meditação dele, pois que nem sempre parece conseguir manter a calma e compostura, e informação de todos aqueles que fazem o favor de nos ler, passo a transcrever a sua penúltima mensagem até à data, na qual se refere exclusivamente a Tomar a dianteira. Não usarei só maiúsculas, que ele utiliza sempre, por entender que, em linguagem blogueira, escrever em maiúsculas é igual a gritar com o leitor, atitude que não é nada cortês. Aqui vai a mensagem: "Esta gentinha do novo blogue é uma cambada de escumalha desiludida com o PS. Puta que os pariu. O blogue é de nojo. Um fracasso sem qualidade. Nem sei como esse Rebelo velho se atreve a escrever em matérias que ele dominou no passado mas que agora estão cheias de mofo e bolor. Mau exemplo profissional." Ou seja: O pessoal cá deste blogue só pode continuar a escrever, a gozar da liberdade, a votar, porque o senhor Burro não manda nada. Se mandasse íamos todos dentro, sem julgamento justo nem nada. É o que se depreende de texto tão "erudito".
No domínio do conhecimento, o Rebelo velho, como ele diz, que nunca lhe fez mal algum, é acusado implicitamente de ser velho e, por isso se calhar, de ter ideias velhas, cheias de mofo e de bolor. Já não é mau. Pelo menos fica-se a saber que tem ideias, o que não é assim tão comum, e que já dominou matérias no passado, o que é excelente, pois no domínio das sinapses ocorre algo parecido com a renovação da floresta: é no húmus resultante das folhas, ramos e troncos velhos que medra a nova cobertura vegetal. Por outras palavras, acontece com as ideias que é graças às velhas que as novas se podem desenvolver. Mas pronto, o pessoal tem tendência a esquecer-se de que (como costuma dizer justamente o Rebelo), "A escrita é a montra do pensamento." E chega por agora, que o relambório já vai longo. Saudações democráticas do

Jerónimo Foice

2 comentários:

Unknown disse...

Caros colegas 'blogueiros': enquanto autor de um blogue com 'pouco movimento' - não obstante, a caminho do 5º ano de publicação ininterrupta, com cerca de 1700 artigos sobre a nossa terra, e que foi já visitado por mais de 200000 vezes - saudo o nascimento deste blogue (que integra já o rol de links do meu blogue), a quem desejo votos de excelente trabalho em prol de Tomar e dos tomarenses.

Leonel Vicente - http://tomar-actual.net

Luis disse...

O Tomar, a Cidade também dá as boas vindas ao Tomar a Dianteira, desejando as melhores felicidades!

Continuação de bom trabalho!