sexta-feira, 21 de novembro de 2008

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

Colaboração da Papelaria CLIPNETO


Morna, morna, morna, a actualidade local esta semana que agora termina. A tal ponto que Cidade de Tomar dedica o seu editorial ao caso dum funcionário da EPUL, alvo de processo disciplinar com vista ao despedimento com justa causa, por ter difundido junto dos colegas, via internet, aquele apelo da campanha de Obama, com a foto do candidato e o mote "Não vote em branco". Partindo daqui, o editorial alarga-se em considerações sobre o futuro presidente escolhido pelos americanos.Cavalgando onda semelhante, a "Crónica de campanha" do mesmo semanário versa sobre "Conselhos ao nosso distinto e digno governo." Tanto num caso como no outro, estamos, sem sombra de dúvida, perante temas de palpitante interesse para a comunidade local e para o progresso da comunidade concelhia.
Ainda em Cidade de Tomar, pela 2ª vez em pouco tempo, Corvêlo de Sousa fala à população e ao PSD, sobretudo ao PSD. À população diz que está a trabalhar com afinco, de acordo com as linhas traçadas pelo seu antecessor. Ao PSD, diz mais ou menos que "Estou aqui, pessoal! Disponível e interessado! Estão-se a fazer desentendidos, ou quê?." Dará resultado? Veremos, mas os sociais democratas anunciaram muito antes (e logo em Fátima!) que haveria uma sondagem e só depois seria anunciado o candidato, até Março. Dado que ainda nem chegámos ao Natal, que é altura de presentes, mas também de tréguas...
O Templário desta semana quase parece, involuntariamente é certo, o jornal da paróquia. Manchete sobre a renúncia ou simples suspensão do sacerdócio, por parte do Padre Tiago, até agora pároco de Olalhas e Junceira, conhecido treinador de dança e ordenado há um ano. Notícia sobre os 40 anos de pastoral do Padre Leopoldo, em Carregueiros, Pedreira e Sabacheira. Notícia também sobre o roubo de um menino Jesus, nas Cabeças, a mostrar que a relação das pessoas com a religião já não é o que era, nem lá perto.
Igualmente no Templário, o Editorial corajoso de Isabel Miliciano, sobre os actuais mesários da Misericórdia de Tomar. Ainda notícia breve do caso de sadomasoquismo, em julgamento à porta fechada, incluindo para a imprensa, no tribunal de Tomar.
O MIRANTE dá destaque ao caso do rebanho de ovelhas obrigado a atravessar a Peralva para se dirigir às pastagens, e publica uma excelente entrevista com Pedro Pimenta Braz, ex-lider da bancada PS na Assembleia Municipal de Santarém. Quem se interesse realmente pela política nabantina deve ler quanto antes essa entrevista, basicamente por dois motivos principais: 1º -constatar as diferenças entre esta e a de Corvelo de Sousa no Cidade de Tomar; 2º - Tentar entender a política local à luz da regional, e vice-versa.
Na sua entrevista, aquele militante socialista diz claramente que "O PS não tem sido uma oposição à altura em Santarém", afirmando que abandonou a liderança da bancada, devido à atitude condescendente dos seus camaradas em relação ao executivo PSD. Se a isto juntarmos os conhecidos acordos PS/PSD, no caso do turismo regional e na grelha de tempos da AM de Tomar,
os persistentes rumores a nível nabantino, segundo os quais o futuro cabeça de lista para Tomar foi escolhido em função de um acordo de cavalheiros PS/PSD, a nível regional, e finalmente uma frase desse mesmo cabeça de lista, num recente encontro socialista, onde afirmou que "Quanto a oposição construtiva, temos desempenhado o nosso papel com determinação e entrega," não restam dúvidas de que algo existe, implícito ou de facto, que isto na política, "o que parece é".
Ainda na imprensa local e regional, a habitual página de propaganda informativa, paga pela Câmara de Tomar. Esta semana abordam, entre outros assuntos, o 2º circuito dos transportes urbanos da cidade. Maneira encapotada de dizer aos tomarenses "Vão passear!"?

A redacção de tomaradianteira

Sem comentários: