quarta-feira, 12 de novembro de 2008

JORNALISTAS ARROGANTES

Daniel Okrent, ex-editor da news magazine Time e ex-provedor dos leitores do New York Times, disse numa entrevista recente ao Público, que os jornalistas são implicitamente arrogantes porque, de certa forma, são donos da tinta e do papel e estão por isso numa posição em que julgam as outras pessoas, mas sem nunca se submeterem pessoalmente. Acrescentou que assumem uma atitude de defesa enquanto jornalistas: quando alguém os critica e acusa de serem parciais partidariamente, começam por identificar antes de mais a forma como aquela pessoa está errada, em vez de começarem por admitir que a mesma pessoa pode ter razão. Isto significa, continuou, que estão numa posição de fazer declarações, pelo que não dão igual tratamento a alguém que se queixa. Há aqui, concluiu, uma arrogância implícita, que os leva a considerar que a sua opinião tem mais importância.
Mais adiante, na mesma entrevista, esclarecendo a provável evolução do jornalismo, com a Net e os Blogues, referiu que estão a aparecer cada vez mais não-profissionais e amadores a praticar jornalismo...o que é muito perigoso. Mas é também uma oportunidade para que mais vozes sejam ouvidas, continuou, o que é uma coisa boa, particularmente nos pequenos jornais, em pequenas cidades, que estão em decadência.
Jornalistas arrogantes, pequenos jornais e pequenas cidades em decadência. Que se saiba, Daniel Okrent nunca viveu em Tomar, ou sabe sequer onde fica. Mas soube, apesar dessa carência, caracterizar perfeitamente a situação local. Não há nada melhor para compreender do que observar de longe e de cima. Querendo, claro!

Jerónimo Foice

Sem comentários: