quarta-feira, 9 de junho de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA

COLABORAÇÃO DA PAPELARIA CLIPNETO, LDA.

Após leitura atenta dos periódicos hoje chegados às bancas, pareceu adequado publicar a ilustração supra. Pelo menos assim já se poderá dizer que, além do porco a andar de bicicleta, há também o elefante a andar de monociclo. E esta hein?
Quanto à imprensa regional, em vez das usuais fotos, aqui vão todos os títulos de cada uma das primeiras páginas. Assim já os leitores ficam com um panorama completo da situação nesta região do país que temos. E, espera-se, a perceber o que nos levou a incluir a foto do ladino elefante equilibrista.
O MIRANTE faz manchete, a toda a largura da primeira página com "Tramagal mobiliza-se para organizar comemorações do Dia do Dador de Sangue". Seguem-se "Sair do Povoense para o Benfica foi dos piores erros que cometi", "Centros Escolares de Ourém concluídos até Setembro de 2011", "Autarquias não assumem danos causados durante as largadas e entradas de toiros", "Recolha de sangue nas instalações de O Mirante", "Escola Alerta com o sorriso que veio de Fátima" (com foto a cores) e "Animação e teatro de rua são atracção principal das festas da Barquinha - "Barquinha Non Stop". Sem comentários, que é melhor.
O TEMPLÁRIO contenta-se com quatro títulos primopagistas. Ei-los: "Jovem morre em acidente - Emoção no adeus a Ricardo"(com duas fotos); "Trabalhadores da Platex rejeitam proposta"(com foto); "Eugénio de Almeida único candidato à presidência do Politécnico" (com foto); "Skaters querem rampas em cimento".
Se em relação aos trabalhadores da Platex ainda se consegue ficar a saber que votaram contra porque a parte patronal apenas lhes pretende pagar 35% do valor em dívida e só garantir a continuidade da relação laboral a 125 dos 200 parados, no que concerne ao candidato para o IPT, nicles. É licenciado? Mestrado? Doutorado? De que Universidade? Em que ano? Com que apreciação? Possui experiência pedagógica? Adquirida onde, para além do IPT? Tem um projecto para o IPT? Se afirmativo, quais são os pontos principais? Tudo questões por agora sem resposta, apesar do "press-release" recebido e publicado. Para um candidato único, convenhamos que é pouco comum.
Finalmente, CIDADE DE TOMAR alargou-se esta semana. A sua manchete "Nova estação da CP e "Docas" no Flecheiro - Dois grandes projectos anunciados que não foram concretizados", ocupa metade da primeira página, com duas fotos em fundo. Seguem-se "Segundo os Independentes por Tomar actual situação da autarquia é grave, à deriva e desorganizada", "IPT - Eugénio de Almeida candidato à presidência" e "Casa Viera Guimarães está já a ser preparada para funcionar como sede da Festa de 2011".
Salvo melhor e mais fundamentada análise, tudo isto aponta na direcção da usual atitude dos portugueses nesta altura do ano. Chegado o mês de Junho, mesmo com a chuva, mesmo com a crise, mesmo com as medidas de austeridade, já começa a cheirar a férias, a feijoadas, a cervejame, a tardes passadas na areia e na horizontal. Os raros assuntos que normalmente andam depressa, passam a andar devagar, a muito devagar, a muito devagarinho e finalmente a parados. Há mais vida para além do trabalho! Ou como dizia um conhecido tomarense no século passado "E um homem não é de pau....50 escudos!"

37 comentários:

Anónimo disse...

Nova Estação da CP e "Docas" no Flecheiro dois projectos que não foram concretizados.
Porquê ?
O Universo CP (REFER; EMEF, etc.)desde há anos que está em reestruturação, que ainda vai continuar durante alguns anos. Já vários analistas em Tomar alertaram para a situação. O próprio CT, em 2007, publicou um artigo com uma mensagem sobre a estação da CP em Tomar, bem como O Templário e O Mirante. Os tomarenses não quiseram entender, e preferem viver de fumos do passado e de ilusões. O pior cego...
As "Docas" é um projecto irrealista, enquadrado no desejo de transformar Tomar em satélite de Lisboa e centro turístico da região. Se em Lisboa as "Docas" e a zona da Expo 98 falharam, e não dão os resultados esperados, dariam em Tomar ? A crise, a perda de poder de compra da população, a insegurança nos empregos,e todo o peso que a vida traz nos dias que correm não favorecem este tipo de projectos.
Como já o digo há mais de 22 anos, Tomar vai pagar caro todo o seu irrealismo.
S.M.

Anónimo disse...

Ó sr "S.M" (será sado masoquista?), se você diz essas coisas há mais de 22 anos, não é lá muito convincente ou ninguém o leva a sério...
Será por ser daquele grupo dos que só dizem mal?
Você faz mesmo o quê na vida? Diga-nos lá só para percebermos a validade das suas observações.
Porque não faz um blogue também? Sempre tínhamos alternância de má língua.

JC

Anónimo disse...

Ó senhor "JC" (para usar o seu estilo),valha-nos S. Jorge, de preferência o da costa! Então o caro cidadão ainda não aceitou no seu íntimo que, nestas coisas da escrita, o importante é a mensagem e não o mensageiro? Quando o senhor faz, vamos supor, uma campanha publicitária, o que é para si fundamental? A mensagem? O produto? Ou o autor da mensagem?
Quanto ao amigo SM, conquanto seja provável que lhe responda, desde já adiantamos que se trata do conhecido economista e auditor financeiro Sérgio Martins, ex-quadro superior da Renault e actualmente irmão da Misericórdia de Tomar, podendo até vir a ser dirigente desta multicentenária instituição.
Terminando, senhor JC, se nos permite um conselho desinteressado, deixe-se dessas lérias da má-língua; procure antes verificar se o que foi escrito se revelou verdadeiro ou falso. E tome nota de que em economia, ou se sabe da matéria, ou depressa se conclui que que são apenas bolhas de espuma de sabão...jactância, sabe?!

Anónimo disse...

Ò senhor JC (das 12H02),

Analise o seu comentário com atenção e dê-nos conhecimento da conclusão que tirou.
-chamou-lhe masoquista.
-que ninguém o leva a sério.
-que é do grupo dos que só dizem mal.
-pergunta-lhe o que é que fez na vida.
-sugere-lhe que faça um blogue.
-assegura de imediato que seria exemplo de má língua.

Minha nossa...

Tudo isto em meia dúzia de linhas. E mais não disse.

As pessoas têm direito a serem cépticas, a expressá-lo. Mas o seu comentário não consegue inspirar uma réstea de esperança. Está na moda.

Não me leve a mal. É que eu pressuponho que o senhor deva ser uma catedral de saber.

Luis Ferreira disse...

Demasiados analistas e pouco executores com alguma acertividade.

As megalomania referidas, ao estilo "Parque Tematico", revisão do PDM, Gabinete de Apoio ao Investidor e outras que tais esfumaram-se ao longo de 10 anos de poder abasoluto: década totalmente perdida por Tomar.

Recuperar desse descalabro numa situação de crise econômica internacional, quando em toda a região Tomar deixou de ser referencia e onde desapareceram 5 mil
empregos em pouco mais de 15 anos, não é fácil, mas estamos a fazê-lo.

Anónimo disse...

SM é de facto Sérgio Martins.
Sobre as dúvidas deste JC quanto a SM não reajo, é demasiado pobre.
Faço análises sobre Tomar há de 22 anos, mas sobre o País e o Mundo há perto de 40 anos.
Em 1973 fiz, na SEDES, parte dos grupos onde se incluiam Sá Carneiro, Pinto Balsemão, Victor Constâncio, António Guterres, João Salgueiro, Banqueiros, empresários e outros, que, a pedido do Chefe do Governo, Marcello Caetano,prospectivámos o que iria ser Portugal nos futuros 30 anos, entre 1975 e 2005. A conslusão foi: ou Portugal mudava ou afundar-se-ia em crises cada vez mais profundas, como aconteceu e está a acontecer. Para este JC aquilo não passaria de um grupo de "mal dizentes que ninguém levou a sério". É esta a diferença entre o nível superior (o grupo) e o inferior (todos como este JC, não o outro; Este JC é o Demónio disfaçado). Como disse Drumond de Andrade, o tamanho de um homem não é a sua altura, mas aquilo que ele vê. Este JC é muito pequeno.
Há 40 anos que trabalho com multinacionais, para quem faço análise e previsões políticas, económicas e sociais, que sempre levaram e levam a sério aquilo que digo. Mas, as multinacionais são propriedade de raças superiores, e não de pequenos portugueses como este JC, com baixo nível de entendimento, a quem não responderei mais.
Mas, sempre lhe posso dizer, que estou a ser pressionado para desenvolver actividades ou políticas ou sociais no Concelho de Tomar, que se aceitar irão revolucionar a pachorenta vida nabantina. Deixemos o tempo correr.

SÉRGIO MARTINS

Anónimo disse...

oh meu caro SM, o Dr. deve ter em casa, um espelho convexado, que, ao olhá-lo, o deverá enfatuar!

não se gabe homem, deixe outros lisonjeá-lo;
não se exiba homem, deixe outros apelá-lo;
não se ofereça homem, deixe outros achar-lhe a falta;

como deverá reconhecer, há muita gente com valor, anónima!... sentados e descansados no bem estar do seu saber – que nunca é atrevido, ( o saber…)!

que o motiva jovem, que o faz correr? a frustração recalcada de dezenas de anos a querer mostrar, nesta pobre terra, o oco protagonismo daquilo que, querendo exibir ser, nunca foi?... (eu, tendo sido colega de escola e de banco do ilustre Marcelo, sou um péssimo argumentador… contenha-se celebérrimo eco nomista!

transcrevo-lhe, para sua meditação se o conseguir fazer, um pobre pensamento do “pequeno”
Balzac:
“Somos tão presunçosos que desejaríamos ser conhecidos em todo o mundo... E tão vaidosos que a estima de cinco ou seis pessoas que nos rodeiam, nos alegra e nos satisfaz…”


piupiu

Anónimo disse...

senhor SM,
tem razão somos da altura do que vemos,
e eu tão pequeno ao pé sua excelência vi antes do tempo.
escreveu no estilo que esperava.
O algodão não engana.

JC

Anónimo disse...

Ó seu Ferreira vereador aqui tem um assessor de categoria.

O Dr. SM tem um curriculo espetacular, tem conhecimentos profundos, é multifacetado, um economista de renome e pode ajudá-lo a realizar os seus projectos.

Aproveite que ele está livre e antes que seja tarde, a Cãmara pode pagar, são mais uns euros.

Não exite.

O fulgurante poder de iniciativa do vereador aliado ao conhecimento do Dr. SM vai ser um êxito rotundo!

Imparavel!

Segue-se naturalmente a presidência da Câmara.

Anónimo disse...

Sr. Vereador Luís Ferreira:
Felicito-o pela sua disponibilidade em debater os problemas do Concelho, mas diga à gente como vai este Concelho.
Dise:"Tomar deixou de ser referência e onde desapareceram 5 mil empregos em pouco mais de 15 anos", ou seja, antes de 1995.
Mas, nessa altura, não era o Partido Socialista que tinha a maioria na CMT?
A perda de empregos não começou antes de 1995, e principalmente a partir de 1990, quando o seu Partido começou a ter a maioria na CMT ?
Não foi durante o consulado do PS, anterior a 1995, que foi criado um Programa de vombate à fome em Tomar ?
Nã o foi a CMT de maioria socialista avisada nos Jornais que a situação ia ser igual ao Vale de Ave ? Veja a entrevista de uma Administrador da Porto de Cavaleiros ao Templário, salvo erro em Fevereiro de 1992, onde se fez aquele aviso.
Em 1992 realizou-se uma conferência, em Tomar, sobre a situação das empresas em Tomar, já em dificuldades, e onde um mebro da família Mendes Godinho avisou que as empresas no Concelho iriam todas encerrar.
É ou não verdade que dois membros da família Mendes Godinho foram à CMT perguntar aos eleitos pelo Partido Socialista o que é que eles andavam a fazer para tentarem salvar as empresas em Tomar ? Respondo: Nada!
Não vou citar nomes, mas houve quem tivesse analisado o problema da economia tomarense com muita atecedência e profundidade, mas nunca ligaram ao assunto. Mais, a partir de 1992 criaram a política absurda de especialização em Turismo, Cultura e Comércio, de que o PSD se apropriou de forma suícida.
Diz: "...estamos a fazê-lo". O quê ?

Anónimo disse...

Senhor Sérgio Martins,
(Sou o autor do comentário das 13H11)

Da sua resposta não concordo com aquilo das multinacionais de raças superiores...Foi descuido de linguagem, seguramente.

Mas de um diálogo aparentemente banal, eis senão quando,
na parte final, o senhor Sérgio Ribeiro, que de certa maneira tomei por céptico, surpreende-me pela determinação e convicção de ser capaz de revolucionar a pachorrenta vida nabantina, estando apenas pendente da sua aceitação. "Revolucionar"!

Sou Socratista, quase do coração, não sei que me deu, mas gosto do homem, da sua determinação, da sua paixão pela política, do seu arrojo em meter as mãos no vespeiro da "Nomenklatura" instalada, do seu estilo, da sua coragem, da sua paixão por um Portugal moderno, de novas tecnologias, das novas energias, do "Learning Street", etc. - conhece esse projeto do "L.S." para o Ensino? Fiquei deliciado, deleitado, imaginar aquele ambiente peripatético nas nossas escolas, ao ar livre, não estou a ironizar, é verdade, este P.Ministro é uma pérola que... se aprestam para deitar fora.

Parece que me desviei...., mas o que lhe queria dizer sobre esta sua determinação e convicção é o seguinte: o país, e, pelos vistos, Tomar, não está para hesitações, nem para deixar o tempo correr. nem para projetos escondidos à espera de oportunidade. Não consigo entender essas atitudes. É preciso libertar as ideias.

O Senhor já percebeu que estou a puxar conversa...

Anónimo disse...

A determinado passo trato-o por Sérgio Ribeiro, lapso de minha parte, de que pelo desculpa.

Anónimo disse...

"...Mas, sempre lhe posso dizer, que estou a ser pressionado para desenvolver actividades ou políticas ou sociais no Concelho de Tomar, que se aceitar irão revolucionar a pachorenta vida nabantina."

Vamos então esperar que um espírito aberto e uma cabeça habituada a trabalhar com "raças superiores, e não com pequenos portugueses" traga a esperança de novo a TOMAR.
Para já fica a infelicidade deste têxto do Dr.Sérgio Martins.
...E fica-lhe mal, muito mal falar assim, quer dos portugueses quer dos Tomarenses, mesmo que tenha razão nas suas "prospectivas".
Cumprimentos,
Alice Marques

Anónimo disse...

"...Mas, sempre lhe posso dizer, que estou a ser pressionado para desenvolver actividades ou políticas ou sociais no Concelho de Tomar, que se aceitar irão revolucionar a pachorenta vida nabantina."

Vamos então esperar que um espírito aberto e uma cabeça habituada a trabalhar com "raças superiores, e não com pequenos portugueses" traga a esperança de novo a TOMAR.
Para já fica a infelicidade deste têxto do Dr.Sérgio Martins.
...E fica-lhe mal, muito mal falar assim, quer dos portugueses quer dos Tomarenses, mesmo que tenha razão nas suas "prospectivas".
Cumprimentos,
Alice Marques

Anónimo disse...

O Senhor Vereador Municipal Luís Ferreira poderia explicar, por favor, esclarecendo um pobre ignorante,o que quer dizer com
"executores com alguma acertividade"? Os dicionários consultados desconhecem o significado da palavra acertividade. Obrigado. É a sério

Anónimo disse...

Para 21:14

Assertivo; do latim assertu; que tem carácter de asserção; afirmativo.
Com assertividade = de forma afirmativa, peremptória.

Anónimo disse...

Sou o comentador das 13H11 e 19H04,

E não consigo entender o porquê de tanta agitação sobre o comentário do Senhor Sérgio Martins.

Onde é que está o mal de afirmar que tem um projeto para combater a pachorra nabantina? Onde? Onde?

Parece que a sua afirmação lançou o pânico na Caserna...

Pois para mim acredito que tem um projeto, uma ambição, um sonho para Tomar.

Custa alguma coisa aguardar? Só temos que incentivá-lo a aceitar os desafios.

Anónimo disse...

O homem tem é uma granda lábia!
Tipo palrador "da mala da banha da cobra" que nos tempos áureos do mercado semanal, fazia as delícias da pequenada, fugida no intervalo da escola para ali, entre barracas com tarecos, lençóis, cobertores e prendas nunca chegadas a ver,ouvirem as promessas que os deixavam de boca aberta! (e fome na barriguita...)

Anónimo disse...

Que mais poderá acontecer a esta aldeia gaulesa que resiste tão eficazmente ao invasor?

Já não bastava o cromo do Rebelo, para agora vir ainda mais um, estrangeirado, armado em superior mandar postas de pescada, como se fosse ele o inteligente.

Esta terra ainda tem futuro?
Duvido!

Anónimo disse...

Tanta agitação é bom. Tanta incompreensão é mau.
Para piupiu. Gosto de Balzac, em particular de "A Mulher de trinta anos", e admiro a paixão que ele manteve pela Condessa Polaca. Discordo da sua recorrência à vaidade e ao orgulho. A análise sobre estes conceitos é muito europeia, castradora. Sou mais para o americano, directo e sem receio de ser assertivo. O Homem é o único animal capaz de apreciar o seu trabalho e apreciar-se a si mesmo. Este também é principio da auto-crítica defendido pelas esquerdas. Quando se entrega um Curriculo de Vida faz-se auto elogio, e hoje, nas grandes instituições e nas sociedades modernas, pratica-se muito o marketing pessoal. Se precisarem de um "personal trainer"...
Para comentador das 19.04.
Não, aquilo das multinacionais serem de raças superiores foi uma resposta provocatória à pequenez provocatória de JC, o tal Demónio disfarçado que quer saber dos meus créditos profissionais. Não existem raças nem superioras nem inferioras, e as multinacionais provam isso mesmo, porque empregam gente de todas as raças e são propriedade de gente de todas as raças e credos. Leiam o texto e constatarão que me refiro apenas ao pequeno JC, nem a tomarenses nem a portugueses. Vá lá, deixem ser inseguros.
Conheci o José Sócrates em 1986, no Grupo do Pinhal, liderado por António Guterres. Um Grupo que teve a oposição do PS de Tomar...
A resposta anterior serve para Alice Marques. Por que é que colocou "prospectivas" entre aspas ?
Não estou à espera de oportunidades, ou com outros planos escondidos. Como disse às pessoas que me têm convidado tenho problemas de saúde na família que me levam a ponderar com cuidado uma mudança radical de vida.
Cumprimentos para todos.
SÉRGIO MARTINS

Anónimo disse...

Ó comentador das 13 e das 19 e não sei o quê, não era mais fácil se usasse um nome?

Eu só queria dar os parabéns ao "JC". De mansinho espalhou logo ao comprido o douto Sérgio Martins, essa voz tumular das crónicas da rádio Hertz e das consciências mal agradecidas dos tristes nabantinos.

Haja pachorra, Tomar está cheio de lápides ambulantes!

PF

Anónimo disse...

Não se distraiam nem com o EX. mo Senhor D. Sérgio Martins nem com os foguetes. O DR. Já anda á 22 anos a pretender qualquer coisa em Tomar e só alguns incautos ainda lhe vêm alguma qualidade para alem da gabarolice de ter na manga todo o saber. Só alguns incapazes o empurram para a frente e lhe acham capacidades para resolver problemas. Mas isso não é o importante o importante é Tomar e actualmente está mal. Assim aconselho alguma calma, ponderação e espírito atento ao futuro. Sobre messias já tivemos o nosso Paiva.

Anónimo disse...

ADENDA

Recomendo a leitura da definição de assertivo feita por Sebastião de Barros.
Não é por acaso que as multinacionais, em Portugal, onde vive um povo de brandos costumes, obrigam todos os seus colaboradores a frequentar um curso de 3 dias sobre Assertividade, e cursos de boas maneiras...
Portugueses assertivos:
- José Mourinho: uma investigadora portuguesa, a viver em Inglaterra, que não gosta de futebol, disse admirar Mourinho, por ele ter dito aos ingleses e ao Mundo que "é especial; ontem Eduardo Lourenço disse que Mourinho não tem nada a ver com os portugueses.
- Cristiano Ronaldo, que afirma ser um dos melhores do Mundo.
- José Saramago.
Todos eles convivem com estrangeiros e sabem que quem "luta" com estrangeiros tem de ser assertivo.
Recomendo, a homens e mulheres, que leiam "O Complexo de Cinderela".
Leiam a última vrónica de Baptista Bastos no DN, na última 4ª Feira, onde ele conta como após o 25 de Abril se encontrou em Lisboa com Cooper, um dos que juntamente com Laing formou a Escola da Anti-psiquiatria, que considerou as práticas que deram o Nobel a Egas Moniz de fascistas, críticas que levaram ao filme "Voando sobre um ninho de cucos", vejam as críticas que eles fazem à maneira de ser dos portugueses,nada assertivos.

SÉRGIO MARTINS

Anónimo disse...

Já há dois projectos para Tomar.
O do António Rebelo e o do Sérgio Martins. Ambos ambiciosos. Ambos voluntariosos. E curiosamente ambos de pessoas com tempo e paciência para aturarem a maledicência dos medíocres do costume. Resta ver se o Luis Ferreiro irá acolher algum ou nas próximas eleições irá apresentar-se a solo. Finalmente...
P.M.

Anónimo disse...

Parece-me que nem o Excelentíssimo Professor António Rebelo (comentário das 21:31), nem o Doutor Sério Martins (11:58) repararam na pertinência do meu apelo de esclarecimento: o Senhor Vereador Municipal Luís Ferreira escreveu acertividade (com c, não com ss), o que não deverá ser a mesma coisa, porque os dicionários consultados não têm resposta para a palavra acertividade. Peço desculpa, mas mantém-se a dúvida.
E a propósito, senhores comentadores em geral, ensinaram-me na escola primária que não se utiliza uma vígula antes de um parêntesis, mas no fim da frase intercalada por aquele sinal gráfico, quando aquela se justificar.
Obrigado por eventual ajuda.

Anónimo disse...

Para 13:02

Antes de mais, permita-me uma pequena observação: o meu nome de família é Rebelo e o próprio António. O resto foi a sua boa vontade que resolveu acrescentar. Como diria o outro, "não habia nexexidade..."
Vamos ao que realmente importa. Reparei imediatamente no erro ortográfico, causado pela homofonia. Como sempre me desagradou ver agredir quem não se pode defender de imediato, resolvi acudir. É meu entendimento que o respeitável edil, para além da já aludida questão da homofonia, ter-se-á guiado por uma outra: deve ter cuidado, em primeira impressão, que assertividade teria alguma relação morfológica com certo. Daí talvez o deslize. Porém, muito melhor do que eu, ele saberá explicar, se assim o entender.
A questão das vírgulas faz parte da querela sobre a pontuação em geral, sobre a qual há quase tantas opiniões quantos os participantes no debate. Já pode ver!
Para não alargar, o meu ponto de vista é o seguinte: vírgula, ponto e vírgula, dois pontos e ponto servem para marcar um hiato no ritmo linguístico, do mais breve (a vírgula) para o mais prolongado (o ponto final). Tudo depende portanto do usual sentido rítmico de quem escreve: naturalmente tendo em conta o cabal entendimento do destinatário. Mais precisamente em relação ao uso da vírgula antes e depois de ( ), torna a leitura muito mais fácil e inteligível, quando o ( ) é uma frase mais ou menos longa, simples ou composta.
Tê-lo-ei esclarecido?

Cumprimentos

António Rebelo

Anónimo disse...

Para 12:09

Obrigado pela amável referência que julgou útil fazer ao meu projecto, sobre o qual me parece importante esclarecer alguns pontos.
O referido plano global já existia e foi anunciado no local próprio e na ocasião conveniente, aquando da minha candidatura à candidatura. Disseram então que o candidato escolhido também tinha um projecto. Quase um ano mais tarde, está-se mesmo a ver que era verdade...
Sobre as intenções de Sérgio Martins, por quem tenho estima, consideração e respeito, se não erro, estarão mais direccionadas para uma ONG local muito conhecida, e não especificamente para o município. Esclareço, no entanto, que nunca com ele troquei impressões sobre o assunto. O pouco que sei foi-me relatado por terceiros.
Parece-me, por conseguinte, algo prematuro anunciar desde já que há dois projectos para a autarquia...mesmo tendo em conta que candeia que vai à frente, alumia duas vezes.

Anónimo disse...

Meu caro Dr. António Rebelo, a ingenuidade é uma coisa que com a idade tem tendência a se perder, o que não é claramente o seu caso, para além de gostar de Tomar é e continua a ser ingénuo. Quanto ao PS e quanto á possibilidade de um dia talvez poder ter um cargo partidário ou seja autárquico. Esqueça. Tal como quanto a algumas pessoas nomeadamente ao sábio DR. das multinacionais, está-se a ver quem o namora e empurra, são gente do melhor de Tomar com ideias e obra para se confiar. Você Homem viajado, que até já tem alguma experiencia da política, ainda acredita no Capuchinho Vermelho, isso é grave, não me leve a mal, pois julgo que para seu bem e meu contentamento, ainda tem tratamento fácil, abra só os olhos. Não se distraíam com coisa pouca, vão só ao importante e já têm muito que fazer.

Anónimo disse...

Anda tudo muito agitado nesta jaula de macacos.

Anónimo disse...

Para 16:20

Obrigado por se preocupar com este reles escrevinhador, cujo objectivo principal é deixar testemunho para memória futura, como já antes foi amplamente referido.
Conhece certamente aquela piada segundo a qual a previsão é sempre difícil, sobretudo quando se trata de prever o futuro. Pois imagine que, não sendo filiado em qualquer grupo ou partido, tenho inteira liberdade de opção, se e quando resolver avançar. Repito: SE E QUANDO resolver avançar.
Neste momento a vontade é nula, mas o imperativo cívico e o dever de cidadania levam-me a nunca descartar tal hipótese. Sempre com o mesmo fito -Que ninguém possa dizer, respeitando a verdade, este tipo é só conversa; não passa de um mau treinador de bancada.
Cumprimenta-o cordialmente o

António Rebelo

Anónimo disse...

O debate está bom e vê-se pelo número de comentários. A maioria de bom nível. Alguns não perderam os tiques de vulgaridade na forma e no conteúdo.
Ao contrário do que alguém afirma eu não ando há 22 anos há procura de alguma coisa em Tomar. Vim para o Grupo do Pinhal, onde estava José Sócrates, a convite de António guterres e depoi passou-se a Tomar. Mas eu já tinha uma carreira, não precisava de Tomar, ao contrário de outros. O meu objectivo não era a política nacional, mas sim desenvolver um projecto com impacto nacional e internacional, e expandir a minha acção na área internacional, nunca no nacional, porque Tomar tem um potencial internacional enorme e não explorado, daí as ligações que estava a estabelecer com diversas Embaixadas de países desenvolvidos. Hoje mantenho a minha actividade internacional...
Eu disse estar a ser pressionado ou para o político ou para o social. È um facto que fui convidado para dirigir uma Instituição Social, mas também fui convidado para voltar à actividade política, em Tomar e em Lisboa.
Desde 1997 que sou militante do PSD, por proposta assinada pelo Vereador Carlos Carrão. Em Novembro último fui convidado para fazer parte de uma Lisboa candidata à Distrital de Lisboa, mas estava de partida para a África do Sul, onde estive dois meses, com deslocação a Moçambique.
Agora, tem havido contactos em Tomar...
Mas, também os tem havido em Lisboa. Vivo no Concelho de Oeiras. Este Concelho, um caso de estudo a nível mundial, tem uma boa base económica, uma boa base cultural, mais recursos económicos e financeiros do que Tomar,e, fortes relações internacionais, como eu gosto...
E há ainda projectos para o Japão, os EUA, o Canadá e outros.
A vida e o mundo são mais complexas do que se julga em Tomar.
Neste momento, só sei que nada sei.

SÉRGIO MARTINS

Anónimo disse...

Excelentíssimo Senhor Professor António Rebelho, agradeço o esclarecimento (13:56). Quanto à forma de tratamento que utilizo quando me dirijo a V. Excelência, faço-o no respeito pelas regras da boa educação. Apenas e só. Não há outra intenção. Por essa razão, fico surprendido quando afirma que "sempre me desagradou ver agredir quem não se pode defender de imediato (...)". Onde está a minha "agressão"? Obrigado pela atenção dispensada. Despeço-me como visitante desta tribuna que considero útil para o debate de ideias, mas na qual não quero ser interpretado como factor de discórdia.

Anónimo disse...

Pronto. O PSD já tem candidato para 2013: chama-se Sergio Martins é economista e terá como número dois a agora independente graça, que já anda de cadeias às avessas com os recentes companheiros.

Anónimo disse...

deve ser deve...
tanta treta, tanta pedantice, tanta cagança, mais um que tentou pelo PS e não conseguiu e pelo PSD idem.

E também devem julgar que a malta é parva, que se depende de si e só, a decisão de ser ou não ser candidato, como se isso fosse assim, como se não fosse preciso uma equipa, dinheiro, assinaturas, etc. Basta ver o que aconteceu aos segundos independentes que apareceram.
Só Pedro Marques, e porque é ex-presidente de câmara, tem condições para ser candidato independente à câmara de Tomar. E na próxima limpa de vez.

Anónimo disse...

Sobre os teres e haveres de Oeiras, o dr. Sérgio Martins olvida uma pessoa incontornável da freguesia - o camarada Isaltino! Aqui fica o reparo, se me é permitido.

Anónimo disse...

"
Pronto. O PSD já tem candidato para 2013: chama-se Sergio Martins é economista e terá como número dois a agora independente graça, que já anda de cadeias às avessas com os recentes companheiros.
"

Água!
O PSD ainda não se refêz do sindrome do Paiva pelo que será cedo por enveredar por outro paraquedista. Mas tudo é possível, sobretudo desde o casamento PSD e PS...
No entanto a Gracinha é uma carta fora do baralho. Nem mesmo para compor o ramalhete. O Carrão seria sempre o nr. 2 do Sérgio Martins. Resta convencer o Passos Coelho e o seu "ami" Miguel Relvas.

Anónimo disse...

Isto está agitado.
Conheço bem o Dr. Sérgio Martins. Já trabalhei com ele aqui em Tomar. É uma "máquina", com uma enorme capacidade de análise, e de organização e liderança. Já nos avisou, aos que o convidaram para a candidatura à Misericórdia que, acaso aceite, o trabalho será sempre em equipa sobre a sua liderança democrática, o que está a entusiasmar o grupo, e muitos irmãos da Santa Casa que estão a pagar as quotas em atraso.
Mas o Dr. Sérgio Martins ainda não aceitou...
O Dr. Sérgio Martins elaborou cenários em função dos convites, mas a rapaziada só viu eleições autárquicas. A acção política para que foi convidado em Tomar e Oeiras pode ser diferente de candidaturas autárquicas.
Em Oeiras, Isaltino Morais não pode voltar a candidatar-se.
O Dr. Sérgio Martins sempre tem falado bem do Carlos Carrão, e reconhece-lhe imensas capacidades que não estão a ser aproveitadas.
O Dr. Sérgio tem outras acções em andamento, de nível nacional e internacional, que podem vir a surpreender, inclusivé no PSD.