sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

VIVER NUM CASULO CONFORTÁVEL
Redacção de tomaradianteira
Desde há semanas que, neste espaço, tomaradianteira tem vindo a tentar vincar a ideia de que a cidade e o concelho de Tomar julgam viver numa espécie de casulo, capaz de nos proteger de tudo o que não convém, e por isso incomoda. É, pelo menos, essa a sensação com que se fica, após cada leitura comparativa da imprensa local e regional. Esta semana então, se ainda há dúvidas sobre a pertinência do que acima se afirma, estamos persuadidos de que elas vão desaparecer. É que os casos são tão evidentes, que a subsequente argumentação vai ser de muito difícil refutação. Apesar da tradicional tortuosidade das mentes nabantinas...
Conforme já vem sendo hábito, O RIBATEJO, que raramente publica notícias da nossa terra, está semana ficou em branco. Nem na cultura ou nos cinemas se fala cá do burgo. Só para amenizar, e cravar mais um bocadinho um prego em que gostamos de martelar, resolvemos reproduzir parte de um texto da página 2 do suprareferido semanário de Santarém, o qual o reproduziu a partir da Internet. Aqui vai: "Santa ignorância - O que segue foi a resposta de um aluno do ensino secundário, a uma pergunta sobre a obra dramática de Gil Vicente..." "Eu não tenho dúvidas que o Gil Vicente é muito importante, apesar de nunca ter ganhado o campionato de futebol. É importante porque às vezes ganha ao Benfica, otras ao Sporting e otras ao Porto, tirando a eles o primeiro logar. E também por isto é que a sua obra é dramática porque é um drama para os benfiquistas, os sportinguistas e os portistas quando ganha."
"Como se vê, a burrice não tem limites. O raio do rapaz não sabe sequer que o Gil Vicente já não milita na 1ª divisão e que mal se aguenta no 5º lugar da modesta Liga Vitalis. O castigo era mesmo obrigá-lo a ler todos os autos de Gil Vicente."
Nós por cá todos bem, felizmente
Este caso, do aluno mais virado para o desporto do que para a literatura, vem num semanário que apenas dedica 4 páginas semanais ao futebol e companhia. A gente imagina o que irá aí pelo nosso concelho, cujos semanários incluem sempre 12 páginas de desporto cada um. Esta semana então, o caso torna-se ainda mais bicudo, tanto quanto a desporto como quanto a informação geral.
Acontece que O MIRANTE faz manchete, a toda a largura da primeira página, da sua edição Médio Tejo, com "Má gestão e dívidas acumuladas podem fechar Escola de Futebol de Tomar".Depois, em toda a página 32, desenvolve largamente o assunto. Lendo-a, fica-se a saber que a anterior direcção da colectividade, presidida por António Costa Marques, terá involuntariamente prestado falsas informações aos actuais dirigentes, sobre a situação real da Escola. Pode ler-se igualmente que estão envolvidos 300 alunos.
O insólito da questão, é que nem CIDADE DE TOMAR, nem O TEMPLÁRIO, apesar dos volumoso suplementos desportivos que encartam, fazem qualquer referência a este assunto.
Em contrapartida, n'O TEMPLÁRIO,"Veterinária confisca 30 quilos de "jaquinzinhos", merece ocupar todo o espaço noticioso da página 3, enquanto CIDADE DE TOMAR, no seu suplemento desportivo, inclui uma "NOTA DA SEMANA" sobre o Sporting-Benfica, de palpitante interesse para o concelho, como se calcula. Se algum deles perde, vai aumentar o desemprego por estas bandas. Limpinho!
Ainda em CIDADE DE TOMAR, duas páginas sob o título "Vamos brincar ao Carnaval" vêm com a advertência de que "Se as piadas não são muito felizes, a culpa é da crise que não inspira, e o S. Entrudo também não ajuda. Há quem diga que a vida não está para brincadeiras, nem no Carnaval." Realmente, bem vistas as coisas...
Terminamos, aconselhando a todos a leitura atenta e crítica dos jornais, já que, como é sabido "Ler jornais é saber mais". É preciso é saber ler, acrescentamos nós. Meramente a título de exemplo, aconselhamos o texto dos Independentes por Tomar "Objectivos e acções conducentes a ultrapassar as dificuldades", na página 12 Opinião, de CIDADE DE TOMAR. Trata-se de uma peça cuja leitura não é fácil mas vale a pena, designadamente por dois motivos. 1 - Porque revela coragem e vontade de acertar, conquanto o resultado não seja, para já, dos melhores; 2 - Porque, tudo indica que pela 1ª vez no nosso concelho, uma formação política ousa falar abertamente de "recuperação do equilíbrio financeiro do Município e a consequente eliminação da teia burocrática", e de "reestruturação dos serviços do município". Pode não parecer muito, mas é enorme e parece ir na boa direcção. Porque só é possível combater com eficácia uma doença depois de saber qual ela é.
Último tema, por agora. Se alguém nos souber indicar o que quer dizer em concreto "Prospecções a caminho do acesso ao Convento", (Última página de CIDADE DE TOMAR), agradecemos penhoradamente.

12 comentários:

Anónimo disse...

Em relação às notícias sobre a Escola de Futebol é bom tentar perceber quem é o director executivo da mesma. Quem é o "pseudo-jornalista" que entrevista dois destacados responsaveis pela miséria em que Tomar está, todas as semanas em determinada Rádio. É tudo uma maravilha de gente: o director executivo e os dois vereadores mencionados.

por estas e por outras é memso bom é estar fora daí... Livra!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O mestre anda um bocado distraído ou tem um complexo (que talvez Freud ajude a explicar) em relação a tudo o que é de Tomar. A vontade de auto-flagelação (sobre Tomar) é tal que nem se cuida de informar. Há 15 dias a crise na Escola de Futebol foi noticiada com pormenor no Templário. O Mirante foi atrás. Só isso. Mas o Mirante é que é bom! Sim, porque se fosse de Tomar era criticado por fazer notícia de primeira página sobre futebol.
Ai, Vincennes, Vincennes, que o Alzheimer está a começar a atacar.

Sebastião Barros disse...

A intolerância é um mal endémico nas margens do Nabão. Não espanta, por isso, que até quem tinha obrigação de usar de educação e ponderação nas respostas a outrem, dado exercer na comunicação social,recorra a pretensos insultos de baixo quilate. Ainda para mais, recorrendo a falsas acusações de doenças graves e incuráveis. Como se dependesse de cada um contrair ou não determinada doença...
Quem assim age, só pode ser ruim da cabeça. Adiante.
Neste triste caso da Escola de Futebol, temos de convir que uma coisa é uma manchete a toda a largura da 1ª página e uma página inteira sobre o assunto; outra coisa é uma chamada a 1/16 avos na 1ª e 1/4 na página 21 - Suplemento desportivo. Naturalmente que é melhor do que nada.Porém, afirmar que "a crise da escola de futebol foi noticiada com pormenor no Templário" é manifestamente unm abuso de linguagem -só no Mirante é que conseguimos ficar a saber quem era o anterior presidente, que terá prestado falsas informações à actual direcção. E já agora: quem é o actual director executivo? Será o Rui Costa?
Na próxima notícia com pormenores, não se esqueçam de incluir todos os pormenores. Caso contrário haverá murmúrios desagradáveis. E depois nós é que temos um complexo em relação a tudo o que é de Tomar...

Anónimo disse...

Não não é o Rui Costa.
E isso toda a gente sabe, até porque o Rui Costa não costuma exercer cargos executivos.

Anónimo disse...

"Nâo não é o Rui Costa. E isso toda a gente sabe. Até porque o Rui Costa..." Para quê tal abuso de linguagem? Estão tão habituados a exagerar que já nem se dão conta? Aqui no blogue ninguém sabe quem é o tal director executivo. E dois periodistas locais contactados ontem também não nos souberam dizer. De forma que, escrever "E isso toda a gente sabe", começa a não ser só um abuso de linguagem.Passa a ser igualmente uma redonda mentira. Convirá portanto ter mais cautela com a formulação das respostas.

Anónimo disse...

OH pá o Rui Costa quando vê o caldo mal entornada salta fora. Pois não?... Ainda pode sobrar para ele!
Na Escola de Futebol andou muito boa gante à mama! Mamaram até que a teta secou!
Quem foram os dirigentes que foram para Vincennes com um cartão de crédito de 5000 euros à custa da escolinha?
Pois eu não fui! Pois agora está lá aconta do cartão para pagar, e os dirigentes deram à sola!
Ainda falam do Socrates!!
Infelizmente os protugueses têm esta tendência... Salvo raras excepções, CLARO! É por isso que o país nunca medra!

O incorruptível

Anónimo disse...

Essa ainda não era conhecida por estas bandas! Que foram eles fazer a Vincennes? Quando?
O país não MEDRA porque há muita MEDRA por todo o lado. Falta saber até quando vamos consentir...

Anónimo disse...

As verbas da Escola vinham do PETI, foram milhares de euros...
Durante meia dúzia de anos, os milhares de euros chegou para dezenas de empregados + pagamentos a treinadores, etc... e contabilistas.
Agora acabou e quem vai assumir as contas?
AH queriam promoção social??
Grandes artistas!
Agora é bem feita
Só mais uma questão: o que é feito das criancinhas ou dos jovezinhos
que beneficiaram destas aulas específicas?
Pois é muitos deles continuam na mesma!
Não consigo perceber como é que o ministério da educação andou ali a enterrar mlhares e milhares de euros!
Tristeza de país! E os meninos??
Agora quem paga as dívidas??

Anónimo disse...

Oh, e então não é que o zulu ajeitou o estádio para os mamões da escola de futebol, e se agora aquilo der de frosques? Como é que se vai rentabilizar aquela merda? Com o pessoal do atletismo que ele enxotou daquele espaço e que se agora quiserem lá voltar têm de pagar e nem direito a banho têm? Irá transformar aquilo num parque de estacionamento ao ar livre? Algum sambódromo para os corsos carnavalescos vindouros? OU afinal será que o futuro do campo de plástico vai ser afinal o parque de autocaravanas? Porque não optar por uma solução mais "espantosa" e colocar lá os ciganos do Flecheiro? Para se captarem novas verbas para continuação do "projecto Polis"?
Haja imaginação que tudo se consegue!