terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ASSIM SOMOS, ASSIM VAMOS

Redacção de tomaradianteira
O Templário difundiu hoje no seu blogue que Ivo Santos foi o único vereador a votar contra a implantação de um monumento aos construtores civis tomarenses, na Rotunda da Serôdia, na Estrada da Serra. Reunida na habitual sessão, a autarquia tomarense debateu a maqueta e a pretensão da Casa do concelho de Tomar em Lisboa, que foi aprovada por 6 votos contra 1. Temos assim que, a menos de um ano do final do mandato, se aprovou um projecto controverso, com os votos favoráveis de toda a oposição, mas com um voto contra da maioria. Porquê? Salvo melhor explicação, parece-nos que apenas devido ao facto de Ivo Santos ser neste momento o único vereador a não depender, directa ou indirectamente, dos futuros votos, e outras ajudas substanciais, dos senhores construtores e respectivas sociedades, aquando das próximas eleições. Num contexto de crise cada vez mais grave, com numerosos problemas a aguardar soluções urgentes, sem programa conhecido, a maioria PSD decidiu dedicar algumas horas à discussão de um assunto ultra-secundário, controverso e que vai hipotecar a actuação dos futuros autarcas. Que os IpT votariam a favor, já era esperado, por razões sobejamente conhecidas. Mas causou forte surpresa, por tudo isso, que a oposição, onde pontifica um arquitecto em regime rotativo, candidato a futuro presidente, se tenha deixado arrastar, até ao ponto de votar a favor de uma solução manifestamente arquitectada de antemão. Agora, que dirão aos eleitores, durante a futura campanha eleitoral? Que são contra, mas votam a favor, quando convém? Que são a favor, mas votam contra, quando convém? E estão seguros de que os eleitores vão entender tal elasticidade de critérios? Aqui ficam as perguntas, para eventual debate, logo a seguir às autárquicas de Outubro. Assim somos, assim vamos. Ou somos levados?

9 comentários:

Anónimo disse...

Este tomarense destoa. Senão vejamos - num passado recente contestou o todo poderoso Relvas. Já antes metera-se com outro tipo de ciganos e a coisa não foi de fácil resolução, ao que parece com ameaças sérias e a ter em conta aos seus próprios filhos. Agora, para fechar esta espécie de triunvirato afronta o poder instalado e muitas vezes arrasador dos construtores civis. Estará insano? Daqui deste lado desejamos-lhe as melhores venturas.

Anónimo disse...

Talvez seja assim o Ivo Santos, talvez não.
Mas não fica claro, é o "Tomar a dianteira" contra a dita rotunda?

Quanto aos socialistas não percebo a estranheza, se foram eles os primeiros a declarar-se ao lado desta pretensão da Casa do Concelho, que se arrasta aliás há já algum tempo.

Anónimo disse...

"a oposição, onde pontifica um arquitecto em regime rotativo"

Nada de confusões!
O arquitecto não entrou na rotação, ou seja, não participou na reunião (aliás, como acontece há vários meses),
a não ser que fosse disfarçado de Carlos Silva o que até é muito difícil!!!!!!

E, já agora, duas achegas:

- o monumento não é feito à custa do erário municipal, mas sim dos seus promotores!

- apesar de tudo,o monumento sempre será muitissimo melhor e, sobretudo, imensamente menos dispendioso que o penico "cibernético" que foi implantado no coração da nossa Cidade e aí só alguns poucos se lhe opuseram!
E não consta que o Sr. Dr. Ivo e o Sr. Dr. Rebelo publicamente contestassem esse mamarracho!

Anónimo disse...

Não precisa sequer de se disfarçar, que o pessoal percebe muito bem de quem são as declarações feitas pelo Carlos Silva.
Tem toda a razão! O Rebelo, como é sabido, opõe-se a muito poucas coisas. É até bastas vezes criticado por estar sempre de acordo. No caso, com o qual não tem nada a ver, nem se percebe a que propósito cita o nome dele. Acha-o o melhor aqui do blogue para bombo da festa?
Sabe-se que a cibernética foi obra da sra. Paula Marques, com a colaboração activa do presidente Marques. Já aqui pedimos que conseguissem saber junto dele o que pensa AGORA da acção dessa senhora, sem qualquer resultado. Que culpa temos nós de que os eleitores tomarenses votem em pessegueiros e depois esperem poder colher melões? Geralmente acabam é por ficar com grandes melões. Será o seu caso?

Anónimo disse...

O penico"cibernético" é da RESPONSABILIDADE do Sr. Eng. ANTÓNIO PAIVA com o voto favorável de TODOS os Vereadores (PSD e PS) e a abstenção do Sr. Prof. Rosa Dias.

A Srª Paula Marques é responsável pela descaracterização da Praça da República e da Corredoura e pelas obras da Ponte Velha até à Alameda, quando era também Presidente o Sr. Engº António Paiva!

O Sr. Dr. Rebelo tem todo o direito a discordar do trabalho do Sr. Dr. Pedro Marques como Presidente da Câmara e até a criticá-lo, mesmo duramente (sem esquecer que são passados três mandatos com o PSD em maioria absoluta no poder).

Mas não é justo responsabilizá-lo pelo que outros fizeram.

Sebastião Barros disse...

Lá estamos nós a tentar fugir com o dito à seringa! Será pedir demasiado que se informem adequadamente antes de responderem? Vão à autarquia consultar o processo TODO da Fonte Cibernética e depois digam-nos de quem foi a ideia e os despachos iniciais, que deram origem ao monstro. Como já foi referido, nada nos move contra o cidadão Pedro Marques, ou contra qualquer outro. Convém, no entanto, não esquecer quem "deu corda" à senhora, a ponto de a transformar, na prática e no domínio do urbanismo/obras/licenças/património em presidente A, enquanto o eleito pelos tomarenses era o presidente B. Eles lá saberão porquê. Ou será por mero acaso que, após a mudança de presidente, em virtude das eleições, a senhora em questão começou logo a procurar arranjar maneira de mudar de ares, embora mantenha cá uma residência, onde vem aos fins de semana?
Em termos de história, quando não se conta tudo, está-se a atraiçoar a verdade.
Apesar de tudo, desejamos boa sorte aos IpT e a todos os outros concorrentes.Eles nem sabem nem sonham o que os espera, mas isso fica para outra ocasião mais oportuna.

Anónimo disse...

Quem ficou deslumbrado com as fotografias do penico "cibernético" e enfiou esse garruço aos Tomarenses foi o Sr. Engº António Paulino da Silva Paiva, com a conivência dos "seus" Vereadores do PSD, dos Vereadores do PS e a abstênção do Vereador da CDU.

Quem pagou essa (e outras) asneiras foi o erário municipal.

A prendada senhora que SB refere só foi daqui embora para a Câmara de Lisboa (Governada então pelo Sr. Dr. Santana Lopes) muito tempo depois de iniciado o primeiro mandato do referido Engenheiro e os dois foram os responsáveis pela "cagada" da Praça da República e da Corredoura e pelos arranjos da Ponte Velha até à Alameda e envolventes.

Esta a verdade!

O resto é conversa!

Anónimo disse...

pois, não convém...

Anónimo disse...

Quem tem medo de dizer a verdade?

Não convém, pois não?!

O Santos Silva é que gosta de malhar!

Se calhar tem por cá seguidores!!!!!!