Porta de Armas e ponte levadiça do Forte da Colónia de
Sacramento, com escudo de Portugal
Uruguai, Janeiro de 2009
Do frenesim urbano ao bucolismo rural
Do frenesim urbano ao bucolismo rural
Em Buenos Aires - Argentina, quem pode e está cansado do ambiente stressante da metrópole de 16 milhões de habitantes, vai até ao vizinho Uruguai. Mete-se no "barco-bus" rápido e uma hora mais tarde desembarca na Colónia, a 60 quilómetros da capital argentina. Trata-se da antiga Colónia de Sacramento, implantada em frente de Buenos Aires, pelo português Manuel Lobo, a partir de 1680. Após vicissitudes várias, veio a ser cedida à Espanha em 1730. Os seus habitantes, porém, só vieram a aceitar a nova soberania a partir de 1766. 36 anos de resistência, é obra!
Actualmente, a Colónia, como é designada, conta com cerca de 20.000 habitantes, é capital de província e o seu casco antigo, no perímetro da antiga fortaleza, é Património da Humanidade. Há até uma casa antiga, na Calle de los Suspiros que está praticamente como no século XVII, restaurada com dinheiros da Fundação Gulbenkian.
Como que a marcar o ritmo de vida por aquelas bandas, na Calle Portugal, este Citroën 1944, após ter suportado, sem grandes danos, décadas de intempéries, luta agora ingloriamente contra a natureza, que o procura reabsorver... Realmente, para tudo e todos, a existência é um estado precário e muito transitório.
4 comentários:
Enviar um comentário