sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL - 1


Redacção de tomaradianteira Colaboração PAPELARIA CLIPNETO
PRÓLOGO
Durante a sua recente viagem à América do Sul, o nosso colaborador António Rebelo tentou, mas nunca conseguiu, esquecer-se completamente do seu berço, de que tanto gosta, conforme nos confessou. Preocupado com o que ia lendo nalguns blogues tomarenses, resolveu interrogar um sacerdote local sobre a política nabantina e certos participantes nos blogues já referidos. Em ambos os casos a reacção foi a documentada na fotografia. Mais comentários para quê?
PONTO PRÉVIO
Dispomos legalmente, desde Abril de 1974, de liberdade de opinião e de imprensa, entre outras, e ainda bem. É neste quadro, já com quase 35 anos de existência, que resolvemos voltar a uma situação a nosso ver pouco comum no país. Falamos da importância do desporto na imprensa tomarense, quando comparada com a da região. Esta semana, enquanto Cidade de Tomar publica 12 páginas de desporto e 28 de outros temas, O Templário saiu com 12 de desporto e 24 de outros assuntos.
Comparativamente, O Ribatejo alinha 4 de desporto e 44 de outros temas, para 6 de desporto e 38 de outros temas n'O Mirante.
Naturalmente, cada director e/ou proprietário é livre de publicar ou mandar publicar aquilo que entende. Longe de nós qualquer ideia de censura. Explícita ou encapotada. Não podemos, porém, calar o que sentimos, pois que também somos parte da comunidade tomarense. Por isso, aqui fica a nossa opinião. Firme, mas isenta de rancor ou má vontade. Uma cidade e um concelho onde o desporto, em acentuada crise desde há anos, ocupa mais de 40% da actualidade publicada, só pode ser uma comunidade em crise. Uma comunidade em que algo não bate certo. Basta pensar que, já nos tempos longínquos do Império Romano, os detentores do poder usavam o conhecido lema "pão e circo" para contentar as populações. Acrescente-se que o "circo" daquela altura não tinha palhaços e era cruel, mas correspondia ao desporto de hoje. Visava ocupar/divertir/distrair os cidadãos. Outros tempos? Era bom era!!!

Sem comentários: