sábado, 28 de fevereiro de 2009

O HOSPITAL E OS PATRÕES DOS PARTIDOS

Cumprindo a sua obrigação, na qualidade de representantes leais de quem os elegeu, os IpT apresentaram na Assembleia Municipal uma proposta sobre a perigosa situação do nosso hospital. Ainda que demasiado palavrosa, no nosso entendimento, tal tomada de posição vai na direcção correcta -a defesa intransigente dos interesses da comunidade tomarense. Contra tudo e contra todos, se tal for necessário. Assim o entenderam as restantes forças políticas, representadas naquele órgão deliberativo, o que permitiu a aprovação do documento por maioria.
Só os representantes do PS se abstiveram, o que causou alguma surpresa, dado tratar-se de questão magna para o concelho e para a região. Tal atitude veio tornar claro que a oportuna iniciativa dos IpT embaraçou sobremaneira os socialistas locais. Demonstrou também que afinal o PS/Tomar critica por vezes a maioria PSD, por agir de acordo com as orientações de Miguel Relvas, mas acaba fazendo o mesmo, quando instado a pronunciar-se sobre problemas graves para o concelho.
A posição do PS local, que enfraqueceu a proposta apresentada, ao impedir que pudesse ostentar a menção "aprovada por unanimidade", será com certeza do agrado do patrão socialista da zona, que é afinal, segundo tudo indica, quem vai puxando os cordelinhos pela calada. Falta saber qual a reacção do eleitorado concelhio, em Outubro próximo, pois com a crise a agravar-se vai sendo cada vez mais difícil servir dois senhores ao mesmo tempo -o eleitorado e o patrão partidário.
Logo no dia seguinte à votação, já havia quem murmurasse que no PS/Tomar há cada vez menos socialistas e cada vez mais sócios de lista...

Tomaradianteira

22 comentários:

Anónimo disse...

Grande produção literária!
Mas será que alguém te liga amigo Rebelo?
Esta cidade é um bluf... Tem meia dúzia de chicos espertos que deixaram isto ir para o caneco!
Agora aguentem-se. Eu cá por mim já fiz a minha parte.

Anónimo disse...

Hospital? Aquilo nunca passou duma espécie de Cantro de Saúde engraxado!

Anónimo disse...

SE está engraxado não se nota. Pois a imagem que tem é de farrusco, negro... falo do edifício
como é óbvio.

O Observador

Anónimo disse...

Para anónimo de 28/02, 15:55:

Já que insiste em considerar, contra a evidência, que os escritos aqui do tomaradianteira são todos da minha autoria, passo a responder. Devidamente mandatado pelos meus parceiros.
Nunca me preocupou que alguém me ligue ou não. Limito-me a dizer/escrever o que considero melhor para a comunidade tomarense. Escoro a minha atitude na certeza de que, se não disser ou escrever, então é que ninguém ligará mesmo. E terão a desculpa de que ninguém os avisou...
No mesmo sentido, também eu, há mais de 20 anos, resolvi calar-me civicamente, pensando que "já fiz a minha parte". Estava enganado. Não só porque estamos agora bem pior aqui em Tomar, mas também (e sobretudo) porque cheguei à conclusão que cada cidadão só termina a sua parte quando o levarem para Santa Maria. Se entretanto continuar a não haver cemitério em S. João... (Uma originalidade tomarense)

António Rebelo

Anónimo disse...

Para anónimo de 28/02, 15:55:

Já que insiste em considerar, contra a evidência, que os escritos aqui do tomaradianteira são todos da minha autoria, passo a responder. Devidamente mandatado pelos meus parceiros.
Nunca me preocupou que alguém me ligue ou não. Limito-me a dizer/escrever o que considero melhor para a comunidade tomarense. Escoro a minha atitude na certeza de que, se não disser ou escrever, então é que ninguém ligará mesmo. E terão a desculpa de que ninguém os avisou...
No mesmo sentido, também eu, há mais de 20 anos, resolvi calar-me civicamente, pensando que "já fiz a minha parte". Estava enganado. Não só porque estamos agora bem pior aqui em Tomar, mas também (e sobretudo) porque cheguei à conclusão que cada cidadão só termina a sua parte quando o levarem para Santa Maria. Se entretanto continuar a não haver cemitério em S. João... (Uma originalidade tomarense)

António Rebelo

Anónimo disse...

Ó "Observador", quando disse engraxado não me estava a referir, obviamente, ao aspecto físico do "hospital" mas sim à sua organização administrativa e profissional...
...já percebi que não sabes ler nas entrelinhas!

Anónimo disse...

O Patrão Socialista local, representante dos 400 militantes socialistas, re-eleito há cerca de um ano, sem qualquer oposição interna, apenas dá orientações genéricas sobre a conduta dos seus autarcas pelo que se sabe.

O Patrão Socialista local, recebeu aliás a disponibilidade do cidadão António Rebelo para este se disponibilizar a ser candidato a candidato do PS à Câmara da Tomar, pleiade que o referido cidadão não levou de vencida, mas que foi escutado e recebido como "gente grande", apesar de há vários anos não ostentar o cartão do referido partido.

Fica-lhe mal vir usar termos, de índole claramente depreciativa, sobre o Partido que o recebeu e tratou bem.

Se tivesse alguma maior atenção veria que a linguagem usada no comunicado de cartilha à-PC, é mais do mesmo e não contribui uma linha para o que quer que seja.

O PS e o seu "patrão", pelo que se sabe, são gente séria e responsavel e não um conjunto de "trailiteiros irresponsáveis" que aprovam propostas e moções para nada fazerem ou se responsabilizarem pelo que escrevem ou aprovam, como vem sendo, infelixmente, o hábito do PSD local.

O cidadão António Rebelo, já que sempre atento, deveria ser mais justo e respeitador, do que se comprometeu a respeitar na noite em que no interior do PS foi a votos. Ou será que não leu o que assinou naquela noite?

Anónimo disse...

O Patrão Socialista local, representante dos 400 militantes socialistas, re-eleito há cerca de um ano, sem qualquer oposição interna, apenas dá orientações genéricas sobre a conduta dos seus autarcas pelo que se sabe.

O Patrão Socialista local, recebeu aliás a disponibilidade do cidadão António Rebelo para este se disponibilizar a ser candidato a candidato do PS à Câmara da Tomar, pleiade que o referido cidadão não levou de vencida, mas que foi escutado e recebido como "gente grande", apesar de há vários anos não ostentar o cartão do referido partido.

Fica-lhe mal vir usar termos, de índole claramente depreciativa sobre o Partido que o recebeu e tratou bem.

Se tivesse alguma maior atenção veria que a linguagem usada no comunicado de cartilha à-PC, é mais do memso e não contribui uma linha para o que quer que seja.

O PS e o seu "patrão", pelo que se sabe, são gente séria e responsavel e não um conjunto de "trailiteiros irresponsáveis" que aprovam propostas e moções para nada fazerem ou se responsabilizarem eplo que escrevem ou aprovam.

O Cidadão António Rebelo, já que sempre atento, deveria ser mais justo e respeitador do que se comprometeu a respeitar na noite em que no interior do PS foi a votos.

Anónimo disse...

"O cidadão António Rebelo, já que sempre atento, deveria ser mais justo e respeitador, do que se comprometeu a respeitar na noite em que no interior do PS foi a votos. Ou será que não leu o que assinou naquela noite?"

Ó Dr. António Rebelo, com que então ficou comprometido, por escrito e subscrito, com o PS de Tomar?

Seria bom que explicasse aos "seus" leitores aquilo que subscreveu.

Ou será sigiloso?

Ficamos à espera.

Anónimo disse...

Retirado do blog pessoal do Sr.Vogal da Assembleia Municipal Luis Ferreira , de 7/10/2008

"Nos tempos conturbados que vivemos, temos tendência a perder referências. Temos tendência a duvidar do que vemos, do que ouvimos. Desconfiamos de tudo, de todos. Julgamos muitas vezes os outros pelos piores exemplos que ao nosso redor encontramos. Muitas vezes ouvimos falar de ética republicana e ficamos sempre na dúvida se estamos a falar de história ou de filosofia. Podendo embora estar a falar de uma ou de outra, de facto, falamos de VERDADE. Falamos de SERIEDADE. Falamos de HONRA. Falamos de LIBERDADE. Mas também falamos de IGUALDADE e de FRATERNIDADE.

Nas sociedades modernas os valores como sejam o da palavra ou da honra, parecem estar em causa de forma permanente. Não é o caso no Partido Socialista em Tomar. Aqui a ética é parte do código genético.

Os quatro homens que se disponibilizaram para serem candidatos a Presidente de Câmara pelo PS, assinaram por sua iniciativa própria, um compromisso de honra perante os cerca de 40 dirigentes, que dois dias depois escolheram um deles para candidato. Tomaram com isso, uma atitude pouco comum e a importância de tal acto nobre e sério, tomado por homens livres e de bons costumes, é merecedor do respeito de todos nós, especialmente porque além de assinado foi o mesmo lido em voz alta perante todos os presentes.

Esta atitude ajuda a dar garantias aos cidadãos que as Mulheres e os Homens que o PS venha a escolher para serem seus candidatos serão de elevada idoneidade e proeminente atitude ética, ao contrário de algum agrupamento de interesses mais ou menos espontâneo para uma qualquer eleição.

E que assinaram os candidatos de tão importante, perguntará o leitor?
O Arq.Becerra Vitorino, que viria a ser o escolhido por 66% dos votos, bem como o Prof.António Rebelo, o Prof. Zeca Pereira, e o Dr.António Mourão, disseram: “declaro pela minha honra assumir, desde esta data e até, ao pós eleições autárquicas se não for o escolhido ou até ao final da vigência do mandato (...), caso escolhido, o presente compromisso de honra, que por mim (...) vai assinado”.



O Compromisso destes homens foi no sentido, entre outros, de “manter um comportamento público de dedicação e idoneidade ética republicana de serviço à causa pública”, de “respeitar a democracia interna”, de “cumprir e fazer cumprir as determinações”, de “colaborar nas tomadas de posição do Partido” e também de “assumir as estratégias concertadas do PS para o desenvolvimento sustentável das Freguesias e do Concelho, como matriz de incremento de políticas sociais e económicas equilibradas”.

Mas o facto mais importante deste compromisso, que todos os candidatos do PS irão assinar também, é o de “manter postura integra, séria e responsável, de elevada ética republicana, como imperativa forma de contribuição para a sempre necessária credibilização do PS e da política”, o de “usar de linguagem cordial e comportamento público idóneo,(...), seja aos restantes pré-candidatos ou ao candidato escolhido.”, bem como “em assuntos de natureza política, colocar sempre os objectivos colectivos do PS com prioridade sobre quaisquer outros de natureza pessoal ou individual, assumindo uma permanente atitude de integração em equipa”.



No Domingo após a eleição foram devolvidos aos candidatos não escolhidos os seus compromissos, como forma de confiança de que honrarão o que dois dias antes se haviam comprometido. Neste PS, as pessoas de bem e de palavra sempre tiveram e terão lugar.

Se outros motivos não houvesse, o simples facto de quatro Homens se disporem a cumprir os preceitos desta NOVA POLÍTICA, onde o interesse público e dos outros, está sempre acima do interesse individual, é razão mais do que suficiente para todos nos orgulharmos do facto de em Tomar darmos, cada vez mais, o exemplo em matéria dos valores de ética republicana de serviço público.




Este, não tenho quaisquer dúvidas, é o caminho que devemos trilhar na política do Sec.XXI e para o qual, pouco a pouco, vamos conseguindo conquistar mais cidadãos.

Anónimo disse...

É só lavagem de roupa suja. É isto que é importante para o comum cidadão tomarense?

Anónimo disse...

"No Domingo após a eleição foram devolvidos aos candidatos não escolhidos os seus compromissos, como forma de confiança de que honrarão o que dois dias antes se haviam comprometido. Neste PS, as pessoas de bem e de palavra sempre tiveram e terão lugar."


Não sei do que gosto mais: se aceitar que o Dr.Rebelo é uma pessoa de bem e vai, por isso, cumprir o que assinou no PS ou se o PS, caso este não cumpra o que assinou, o venha a denunciar como não sendo uma pessoa de bem.

De facto, só mesmo em Tomar. Único, único.

Anónimo disse...

Lá estão vocês a zurzir no sr. Rebelo, ele que é um exemplo de cidadania em Tomar.
Preocupado com a cultura das gentes da sua terra até trouxe fotografias do restaurente "KONA" da América do Sul...

Anónimo disse...

...pronto, lá vai o meu comentário pelo cano abaixo...e eu não faço senão referir factos!!!

Anónimo disse...

Porra que a propaganda do PS ocupa este blog.

Estão sempre a olhar para o umbigo, são o centro do universo!

\E uma demUcracia totalitária, tentacular!

Chiça que é demais!!!!!

Anónimo disse...

Não será certamente o Dr.Rebelo a fazê-lo, que é um reconhecido simpatizante socialista, mas o anterior comentador pode sempre fazer um blog para dizer bem do seu PSD local. Terá algumas dificuldades, mas pode sempre tentar.

Anónimo disse...

Um incidente técnico, já resolvido, impediu a continuidade do contacto com os leitores deste blogue a todos os seus colaboradores. Em meu nome e no deles, tenham a bondade de aceitar as nossas desculpas.
No que concerne à reacção do PS, como é sabido a melhor defesa é o ataque. Foi o que fizeram os sócios de listas locais. Como já estou demasiado velho para um certo número de coisas,(Como o M. Alegre, o Cravinho, e outros), serei breve. 1 - Era o que faltava, ficar limitado na minha liberdade de expressão, só porque a dada altura decidi descer ao terreno de jogo, apenas para que mais tarde não pudessem dizer que sou só treinador de bancada. 2 - Conforme consta do documento que assinei e, depois, me foi devolvido, o compromisso assumido só é válido se o seu signatário for escolhido. Como fui vencido e por muitos votos de diferença... 3 - Ainda os que agora me atacam não eram nascidos, já eu era socialista e andava na política. Longe daqui, é certo, mas mesmo assim... Que legitimidade têm agora para se arvorarem em consciências do PS? Têm alguma procuração dos seus fundadores, designadamente Mário Soares? 4 - O que eu e muitos outros tomarenses gostaríamos de saber, na questão do hospital, resume-se a uma pergunta: Quais foram ou são os critérios técnicos e/ou políticos usados para decidir quais os serviços a deslocar de Tomar? O resto não passa de música de embalar tolos, artolas e parolos. Categorias que, como todos sabemos, não existem em Tomar nem no concelho. Sendo assim, para quê falar para a parede?

Anónimo disse...

"O resto não passa de música de embalar tolos, artolas e parolos."

CADA UM FALA DE SI ANTES DE FALAR DOS OUTROS NÃO É?

O referido texto que o Dr.rebelo assinou, comprometia-o não só naquele momento mas também, se fosse pessoa de bem, concluiu-se pela leitura do artigo mencionado, até ao momento das eleições autárquicas.

Parece evidente que o Dr.Rebelo, na ânsia de protagonismo, se esqueceu das aulas de Português, onde aliás segundo sei, nunca foi grande pistola.

Parece ter sido, isso sim , um excelente seguidor do FASCISTA do GENERAL OLIVEIRA, seu Padrinho e mentor, o que lhe animou o sonho de poder vir a ser, por exemplo, DIRECTOR DO CONVENTO.

Mas não só o saber, como o interesse dos poderes públicos, alguma vez o promoveriam a tal função.

Quanto ao ataque forte e circunstanciado aos "miúdos" que tomaram conta do PS local, e segundo informações ultimas, não parece que sejam fáceis de desalojar, não podia ele ter mais razão: Já o Dr.Rebelo andava a fazer política, ainda eles não eram nascidos, nem pensavam no seria o seu PS no sec.XXI.

A diferença é total, o tempo é outro e o Dr.Rebelo ficou, algures na esquina da Estória, a zurzir naqueles que o "aceitaram" durante alguns, mas muito poucos, anos.

A recauchutagem de fascista seguidor do General Oliveira, para "enfant terrible" do Maio de 68 e socialista burgês nos anos 70, não apaga a sua origem ideológica que se nota em todos os escritos e afirmações que produz.

Anónimo disse...

Para anónimo de 06/03, 02:48:

"Cada um fala de si, antes de falar dos outros..." começa por referir o anónimo supra referenciado. Tem toda a razão! O que dizemos e a forma como o fazemos, diz mais de nós que dos outros. Por isso, em vez de remover a mensagem em causa, como pretendiam os meus companheiros aqui do blogue, por a considerarem não só insolente, mas também injuriosa e malcriada, pedi-lhes que a deixassem ficar. Penso ser uma excelente maneira de conhecer melhor quem domina o PS/Tomar actualmente, bem como de aquilatar das suas capacidades para gerir a autarquia nabantina. Diria até mais: Apesar de ardilosa, topa-se à légua que se trata de mais uma treta para tentar desviar as atenções do essencial. E o essencial consiste em saber quais os argumentos, técnicos ou outros, que fundamentam a transferência de serviços de Tomar para Abrantes (sobretudo) e para Torres Novas, sabido como é que o nosso hospital é o mais moderno, o maior e o melhor apretrechado da região, com excepção de Leiria. O resto, repito, não passa de rebéubéu de quem é comensal político à mesa do orçamento, bem como sócio de lista em vez de socialista.
Termino com um modesto pedido: Já que, por nítida falta de educação conveniente na infância e adolescência, não respeitam os vivos, pelo menos deixem os mortos em paz. Sobretudo quando é sabido que ajudaram os vossos pais em momentos menos bons. Valeu?

António Rebelo

Sebastião Barros disse...

Resposta política a um jovem com ideias singulares sobre sobre o socialismo e sobre as liberdades fundamentais. Todos sabemos quem é mas não adianta nomear.

O nosso companheiro Rebelo não concordou em enviar a sua mensagem para o classificador redondo, e é bem capaz de ter razão. À grosseria deve responder-se sempre com punhos de renda e linguagem de veludo. É assim que as sociedades avançam no campo da civilidade e da cultura.
Curiosa a sua ideia, segundo a qual o Rebelo estaria inibido de criticar livremente, só porque foi candidato a candidato e subscreveu um documento,após ter obtido a garantia de que lhe seria devolvido caso não fosse escolhido. Mesmo que assim não tivesse sucedido, qualquer principiante jurídico sabe que os direitos fundamentais não são renunciáveis, por mais compromissos que se assinem. Se assim não fosse, não faltariam artimanhas para, das mais variadas maneiras, levarem os cidadãos a não poderem criticar os políticos que temos. Sobretudo os mais reles, que os outros até agradecem. Nesta conformidade, deixe-se mas é de expedientes saloios e pergunte ao seu patrão, ou directamente ao Lacão, o que o leva a pedir a transferência de especialidades para onde manifestamente há cada vez menos doentes. ESTE É QUE É O PONTO FULCRAL.
Saudações cordiais

Anónimo disse...

"Penso ser uma excelente maneira de conhecer melhor quem domina o PS/Tomar actualmente, bem como de aquilatar das suas capacidades para gerir a autarquia nabantina. "

O Dr.António Rebelo não conhece mesmo a têmpera das gentes que estão no PS em Tomar.
se julga que é com o seu mal disfarçado azedume estomacal que prova ser melhor que estes, desengane-se e seja um homemzinho e leia o papel que tem em casa.

Aproveite e continue a fazer o trabalho de cidadania que tem fazendo. Tomar e os socialistas de Tomar agradecem.

Sebastião Barros disse...

Para anónimo de 06/03, 04:50:

Pois é, lá têmpera até são capazes de ter. O pior é que doravante as coisas ou se fazem com muita massa cinzenta ou caminhamos para a decadência. E massa cinzenta não parece que haja assim muita disponível nas margens nabantinas. Até Bento Baptista já percebeu isso mesmo. Na entrevista publicada no Mirante desta semana diz que os candidatos à câmara já conhecidos "são todos boas pessoas". Ao ser-lhe perguntado se Corvelo de Sousa é bom autarca, retorquiu "é boa pessoa". Quem fala assim sobre o candidato do seu próprio partido e sobre os outros, só pode estar desiludido com o que vê... Mau presságio, portanto. Ou estaremos a ver mal?