segunda-feira, 2 de março de 2009

A AUTARQUIA METE ÁGUA E METE A MÃO


Redacção de Tomaradianteira

Decidimos abrir com um esclarecimento. Já foi dito e redito, mas insistimos. Numa terra onde a intolerância só tem paralelo no analfabetismo económico ou na iliteracia política, mais vale prevenir que remediar. Aqui vai: Não somos contra ninguém, sejam pessoas ou entidades. Procuramos respeitar todos por igual. Limitamo-nos a questionar actuações, desempenhos, tanto de eleitos como de funcionários públicos. O nosso objectivo limita-se a querermos proceder de modo a que as coisas melhorem para o conjunto da comunidade tomarense. Se conseguimos ou não, só os nossos leitores podem dizer. E passamos ao tema central deste escrito.
O recente aumento das tarifas da água e concomitantes taxas daí resultantes, foi desta vez alvo de alguma contestação, designadamente da parte do grupo ambientralista AQUA. É uma atitude nova nosso concelho, cujos eleitores estão, na sua esmagadora maioria, mais habituado ao "comer e calar". Ciente desta novidade, Tomaradianteira resolveu dar corda ao assunto e foi fazer o que em Portugal é tão raro quanto difícil -jornalismo de investigação. Recolhemos material oriundo de seis autarquias: Abrantes, Constância, Lisboa, Ourém, Tomar e Torres Novas. De Abrantes e Torres Novas, por se tratar de autarquias comparáveis com Tomar, mas com maioria PS; de Ourém (PSD desde 74), porque os serviços de águas e saneamento foram concessionados a uma multinacional; de Constância, dado ser a única autarquia da zona com maioria CDU: de Lisboa, finalmente, por ser o mais alto nível de vida do país, e consumir sobretudo água captada no Castelo do Bode, depois tratada na Asseiceira.
As nossas conclusões são, nalguns casos, curiosas e inesperadas, embora confirmem, no essencial, a nossa ideia inicial -os autarcas tomarenses têm abusado da boa vontade ou passividade dos consumidores/eleitores. Há até duas ou três situações na verdade tão revoltantes que pedem uma imediata anulação. Já lá iremos. Para já esta surpresa: Globalmente, a água mais cara da zona não é a de Tomar, mas a de Constância, governada pela CDU. Quanto à globalmente mais barata...é a de Lisboa, como mostram estas tarifas - Consumos do 1º Escalão, por M3, ou seja até 3 M3, em Tomar, até 6 M3 em Abrantes. Lisboa 0,16, Ourém, 0,43, Tomar, 0,45, Abrantes, 0,46, T.Novas, 0,47, Constância, 0,65 . Logo aqui uma primeira constatação. Algo não está bem, quando a EPAL vende em Lisboa a água captada em Tomar a um preço quase três vezes inferior ao que os tomarenses pagam. E depois ainda nos vêm com o argumento/balela de que temos de pagar as despesas de captação, tratamento, distribuição, etc. Dado que a EPAL também tem, sem margem para dúvidas, essas mesmas despesas, acrescendo que deve ficar bem mais caro o transporte da água para Lisboa, os autarcas tomarenses têm de rever quanto antes a matéria. Vão, se calhar, responder que em Constância ainda é pior. Pois é, mas nós não residimos à beira-Tejo, e com o mal dos outros...
É óbvio que estamos perante comparações limitadas, não só porque os escalões englobam totais diferentes, mas igualmente porque as variações podem ser diferentes nos outros escalões. Conquanto não seja tanto assim, convém esmiuçar antes esta questão dos escalões, bem como a situação na realidade escandalosa daí resultante, que se verifica só aqui em Tomar. É o que tencionamos fazer no próximo texto, que este já vai longo e não convém cansar os leitores.

16 comentários:

Rui Ferreira disse...

Olha SB!
Bom trabalho!
Contra factos não há argumentos.
Obrigado.

Anónimo disse...

O amigo veja se mete isso nas cabecinhas pensadoras (ou talvez) não dos "patrões" dos SMAS - Vicente, Mata, Figueiredo e Caetano.

è que eles, mais o Corvelo, Carrão, Rosário e Ivo não aceitaram nunca arredar um milímetro (nem sequer um cagajésimo de milímetro) das suas teorias evolucionistas dos preços.

Hábitos herdados do reinado de D. António da Trofa, o homem das taxas, impostos e tarifas ... altas!

Anónimo disse...

Será que não quiseram ou não podem?
As dívidas são tantas... Que provavelmente não podem arredar pé
dos preços.
O Paiva tinha a mania que os privados tinham que pagar o investimento público, como se não pagassem já impostos, mais de que muitos, para esse fim.
Estes que lá estão não valem rigorosamente nada! Caca e cabecitas ocas.
Já deram a conhecer alguma ideia nova?
Qual?
Qual o percurso desta malta?
O Vicente precisa mais dos SMAS
do que eu! Ainda vai ser o ganha pão do rapaz! Ironias do destino! Ou empresários de trazer por casa!

Anónimo disse...

Obrigado pelas informações! São de todo importantes para perceber a extensão da problemática das regiões e regionalização. Seria engraçado ver Lisboa e mesmo Tomar a pagar pelos recursos de outras regiões! Aguardamos esse próximo texto (ou textos)! E aguardamos permissão para re-publicar o presente no weblog Serra de Tomar.
Cumprimentos,

http://serradetomar.blogspot.com

Anónimo disse...

Acabem com a fonte cibernética, ridículo herdado do eng. Paiva. Para quem não sabe, aquele aborto - refiro-me á fonte - "mama água da rede. isto foi-me confirmado por um funcionário do SMAS.

Acabem também cpm a água à borla para alguns dos ciganos do flecheiro - Roflim à cabeça - porque se há que pagar então que paguem todos ou não pqaga ninguém.

Anónimo disse...

Esta análise é errada, por dois motivos:

1º O primeiro escalão é irrelevante, visto só uma parte ínfima da população paga por ele, na casa dos 10% dos consumidores, na generalidade dos municípios observados;

2º Em Tomar qualquer consumidor paga pelo escalão onde fica colocado, por exemplo se consumir 12 m3 num mês fica colocado no 3ºEscalão e por esse paga ( à razão de 0,97€ por m3), enquanto que, por exemplo em Lisboa, pagaria os primeiros 3 m3 pelo 1º escalão, os seguintes 6 m3 pelo 2ºescalão e os restantes 3 pelo 3ºescalão.

Esta questão faz toda a diferença, colocando a água em Tomar, especialmente depois de 2004, aquando da última grande alteração promovida pela Câmara PSD, num valor completamente descabido quando comparado com os outros Municípios considerados.

A situação é portanto muito pior do que é aqui, superficialmente, analisado.

Anónimo disse...

É escandaloso! Deixem-se de tretas e combinemos uma carta e um abaixo assinado à DECO e à Comissão Parlamentar respectiva e divulguem pelos concelhos citados e vão ver o preço da água a baixar, mas têm de o fazer de modo a que não haja buracos na Lei nem na Constituição.
Por Tomar real e não pela Tomar irreal idealizada por incompetentes.

Anónimo disse...

Incompetentes: Pedro Marques, António Paiva e Corvelo de Sousa.

Anónimo disse...

Competentes Carlos Silva, Vitorino Bezerra, Zé Mendes, etc.

Anónimo disse...

Quem é que aumentou brutalmente a água, desde 1996 para cá?

Foram os vereadores carlos Silva, Becerra Vitorino ou José Mendes?

Em 1996 quem aumentou foi a Câmara de Pedro Marques, em 2002 a Câmara de António Paiva e agora foi a Câmara de Corvelo de Sousa.

Sem espinhas, meu caro.

Anónimo disse...

E quem eram os responsáveis pelos SMAS

António Alexandre - Vereador PS 1996
António Paiva - Presidente da Câmara PSD 2002 (água e brutais taxas de saneamento!)
Luis Vicente - Presidente da Comissão Política PSD 2008

Sem espinhas, meu caro.

Mas, cada vez com menos dinheiro para pagar a factura.

Anónimo disse...

ANTES DA POSSE


O nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque , se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais,
para alcançar os nossos ideais.
Mostraremos que é uma grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo da nossa acção.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha politica.
Quando assumirmos o poder,faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
as nossa crianças morram de fome.
Cumpriremos os nossos propósitos mesmo que
os recursos económicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
compreendam que
Somos a nova politica.

Depois da posse,Basta ler o texto acima .DEBAIXO PARA CIMA!

Sebastião Barros disse...

Duas respostas num só texto, acompanhadas por um esclarecimento. Sobre uso dos textos deste blogue, basta citar a origem. O resto é livre. Sobre os preços da água, tem razão o leitor de 02/03, 12:08. A situação é bem pior. Mas há que dar tempo ao tempo! Uma anomalia técnica afastou-nos do vosso convívio, mas lá iremos.
Saudações cordiais,

Tomaradianteira

Anónimo disse...

O QUE FIZERAM É CÓPIA DOS INDEPENDENTES EM SETEMBRO DE 2005. ASSIM NÃO VALE P8!

Anónimo disse...

Mas desde quando é que alguém sério e decente copia o que quer que seja desse grupo de PÁRIAS que são os independentes?

Anónimo disse...

O Anónimo de6 de Março de 2009 2:51 enganou-se
queria escrever PÁTRIAS, sim PÁTRIAS.

Não é verdade?!

O Sr., que tem uma grande fixação nos independentes, junte-se a eles.

Com o seu brilhante exemplo de homem competente, impoluto, trabalhador, democrata, muito contribuirá para a regeneraçao daquela rapaziada.

Pela PÁTRIA LUTAR!
CONTRA OS CANHÕES, MARCHAR, MARCHAR!