segunda-feira, 23 de março de 2009

SOBRE O TURISMO E O CAMPISMO

Trabalhos de limpeza do Parque de Campismo


Obras de recuperação das instalações sanitárias do Parque de Campismo

Na fachada da Igreja de S. João Baptista


Assim se sinaliza onde fica a Sinagoga...



Junto ao magnífico edifício do Turismo Municipal, há mais de 4 anos que o sinal está assim...


A PARTIR DE JUNHO OU JULHO JÁ SE PODE ARMAR BARRACA OUTRA VEZ
E ainda bem! Estamos todos de parabéns e ninguém saiu derrotado. Bastou que cada um dos lados recuasse só um bocadinho, e aí temos um consenso excelente para aqueles que realmente gostam desta terra. Dirão alguns que, habituados a uma velocidade de cruzeiro pouco compatível com os tempos que se vivem, os membros da maioria PSD, ao sentirem o ritmo cada vez mais rápido, viram-se obrigados a dar o corpo à curva, sob pena de virem a ser cuspidos. É uma visão das coisas que, tendo alguma verdade, em nada crontribuirá para congregar os tomarenses, atitude indispensável face à cada vez mais grave crise que assola o concelho, o país e o mundo.
Seja como for, o outrora prestigiado Parque de Turismo de Tomar vai abrir novamente, após quase seis longos anos de incompreensível encerramento. As obras prosseguem, a limpeza das árvores também, só falta saber quando tudo estará concluído e apto a receber campistas, caravanistas e autocaravanistas. Todavia, nada de embandeirar em arco. Vão passar anos até que a generalidade dos potenciais utilizadores esteja devidamente informada sobre o recomeço da actividade do parque. Entretanto, os eleitos terão de ter coragem e visão para estabelecerem uma tabela de preços que não escalde os visitantes nem vá indirectamente ao bolso dos contribuintes tomarenses. Não faltaria mais que forçar os eleitores de uma cidade decadente a financiarem as férias daqueles que ainda podem viajar. Está-se mesmo a ver, mas mais vale ficar já escrito.
Continuando falar de turistas, será porventura útil explicitar aqui que a indústria tendo por base as férias dos outros é, como qualquer outro sector de actividade, uma máquina complicada. Ora, como é sabido, qualquer máquina é um conjunto de componentes, montados de determinada maneira, por quem sabe, para atingir determinados objectivos. Tomemos um automóvel como exemplo. Pouco ou nada adiantará entregar uma carrada de peças suficientes para virem a constituir um veículo, se não houver quem as saiba colocar de maneira a que funcionem adequadamente e em conjunto. Basta que uma só esteja fora do sítio previsto para que o veículo possa ter problemas graves, ou até deixe de trabalhar. Outro tanto sucede quando, apesar de todas devidamente acopladas, uma delas não funciona porque é defeituosa.
Pois na política, na gestão ou na economia, acontece exactamente o mesmo. Quando um ou diversos componentes da máquina estão mal colocados, funcionam mal, ou não funcionam, a grande máquina empana e adeus eficácia. Um pouco assim como tem vindo e está a acontecer em Tomar -pequenos sinais de desmazelo, de desdém, de desinteresse, de alguma bandalheira, bem documentados nas fotos acima. É assim que esperam cativar os turistas? Acham que estão a facultar uma boa imagem da terra que estão a gerir? Tratando-se de coisas pequenas, facilmente reparáveis, não será certamente "por falta de cabimento orçamental" que nada se faz. Então qual o motivo ou motivos da triste situação? Será para "não dar o braço a torcer"? Se é, melhor seria abandonarem atitudes infantis, que já não usam hoje em dia. Afinal, como diz ou dizia o povo, "só os burros é que não mudam". De opinião, claro está!

9 comentários:

Anónimo disse...

Excelente! Não é péssimo, é horrível. Tomar cidade do Turismo Bacoco, inconcebível. Será que é necessário irem ao Alipios para ter visão?
Cumprimentos.
JSR

Anónimo disse...

Sr. Sebastião,

Toda a gente sabe, até porque salta demasiado à vista, que Tomar é uma localidade votada ao abandono. São incontáveis os exemplos de mau funcionamento dos serviços de manutenção da câmara municipal, para não falar dos de limpeza. A esses já lá iremos.

É muito bonito inaugurar obra, posar para a fotografia, tirar os fatitos do mofo dos armários, mas quem de direito esquece-se que depois de obra inaugurada acrescem responsabilidades por via da manutenção de que carecem com o andar do tempo. Lembro-me da "cagada" que fizeram com a Corredoura onde colocaram luzes de solo que até aliviavam o efeito negativo da qualidade da obra. Igualmente aquele poço ao pé da loja do nosso amigo Júlio tinha uma luzita que lhe dava alguma graça. Pois é! Há muito que esses efeitos luminosos deixaram de existir. Porquê? Falta de manutenção, evidentemente.
Por isso só me surpreende a pequena quantidade de fotos que conseguiu ou decidiu publicar neste blogue. É que exemplos destes proliferam e "prosperam" pela cidade a um ritmo assustador.
O tempo dirá se eu tenho ou não razão se aqui e agora disser que dentro de muito poucos anos aquelas "obras do Polis" do Fecheiro terão o aspecto de já ter 100 anos, isto se não derrocarem.
É tudo muito bonito quando é novidade. Depois é que...

Anónimo disse...

Partindo agora para a questão dos serviços de limpeza da câmara ocorre-me "dizer" o seguinte:

Estava eu há alguns dias a almoçar no restaurante Nabão, passe a publicidade, quando olhando para o exterior, reparo no amontoado de lixo constituído por folhas de árvores, papéis, garrafas de plástico e outros, mesmo em frente à grande montra do restaurante. Sabendo nós que a restauração está constantemente debaixo de fogo da ASAE, tal a quantidade e qualidade das exigências em termos de higiene e não só, choca-nos o contraste com o que se passa no exterior...
Isto é só um exemplo! Tomar passou em poucos mais de 10 anos de uma cidade reconhecida pela sua limpeza para uma autêntica lixeira a céu aberto.
Basta percorrê-la a pé para concluirmos assim, não é sr. Sebastião?

Anónimo disse...

EM ANO DE ELEIÇÕES, ACHAM SINCERAMENTE QUE ALGUÉM VAI ACREDITAR, QUE O QUE ESTÁ APROVADO NO PLANO D EPORMENOR: QUE É TRANSFORMAR AQUILO NUM PARQUE URBANA, E QUE NÃO É COMPATÍVEL COM PARQUE DE CAMPISMO OU SEQUER DE AUTOCARAVANISMO, NÃO É PARA LEVAR A SÉRIO?

ACHAM QUE OS TOMARENSES SÃO PARVOS?

MUDAR:SÓ PARA MELHOR!

Rui Ferreira disse...

Como é que se bate palmas online??

Anónimo disse...

A ilegalidade da re-abertura de qualquer Parque naquela localização, quando o plano de Pormenor prevê outro tipo de utilização, deve ser igual ao da construção do novo mercado numa área que o PP do Flecheiro e Mercado prevê índice de construção 0(zero).

Já estamos habituados à chico espertice à lá Paiva, agora que os toscos dos Vereadores Independentes tenham alinhado na marosca é que estranha. São habitualmente gente mais avisada.

Anónimo disse...

Mas o Pedro Marques, já que se fala do IpT's nunca enganou ninguém, excepto os lerdos que não vêem um palmo à frente.
Então não foi ele que deu o tiro de partida para a extinção do saudoso Cine-Esplanada ao "promover" o local a espaço de sardinhadas do União de Tomar primeiro, e por fim a depósito de entulho das obras da cãmara?
Querem outro exemplo? Foi ou não foi no tempo do Pedro Marques que começou a moda das patuscadas tribalistas do PS na Mata dos Sete Montes com assador gigante, grandes beberragens e mijo por todo o lado?
Felizmente que alguém teve o bom senso de acabar com isto...a tempo!!!

Anónimo disse...

"A ilegalidade da re-abertura de qualquer Parque naquela localização, quando o plano de Pormenor prevê outro tipo de utilização, "

Qual Plano de Pormenor? Se existir, quando foi aprovado? E, por quem?

Irregularidade e hiper-burrice foi o seu encerramento!

Ilegalidade e erro clamoroso era a sua destruição sem qualquer fundamento!

E, já agora, saberá o sr. o anónimo que os projectistas previam um parque de estacionamento de meia dúzia (!) de autocarros no local onde hoje está a recepção do parque?

E que o parque de campismo está situado em leito de cheia!!!, mas o parque urbano e, sobretudo, o parque de estacionamento subterrâneo não estão!!!

Não sabia, pois não?!

Então informe-se!

E VIVA TOMAR!

Anónimo disse...

Façam mas é pagar ao Corvelo e ao PSD o prejuizo que fizeram à Cidade ao destruir o Parque sem qualquer alternativa.

Isso sim.
Tenham vergonha e não votem neles.