terça-feira, 10 de março de 2009

AVISO AOS NAVEGANTES NO PANTANAL

António Rebelo
O blogue www.nabantia.blogspot.com, publicou hoje um post que todos os tomarenses deviam ler. Sobretudo os que andam nestas coisas da informção e da política local, para servirem e não para se servirem. Numa linguagem límpida, sucinta e justa, a citada mensagem aborda uma série de questões e avança algumas hipóteses que igualmente partilho, com uma pequena ressalva. Por isso, tomaradianteira endereçou-lhe calorosas e merecidas felicitações esta manhã. Era o mínimo!
Feito isso e após alguma ponderação, entendi que devia publicar este "Aviso aos navegantes no pantanal tomarense" que somos, afinal, nós todos, encimado pela nossa casa-mãe, Património da Humanidade. Não se vê, mas todos sabemos que lá está.
O caso é este. No citado post escreveu-se que poderá ainda aparecer um candidato capaz de agitar o charco... Dado que a nossa língua é muito resvaladiça, sobretudo entre falantes de nascença, nada melhor do que prevenir enquanto é tempo, para mais tarde não termos de remediar. Pareceu-me, após alguma meditação, que o desejo evidenciado se pode integrar numa corrente "sebastianista", congregando também elementos de Flora, Llul, Guinguant e tutti quanti. Aquela ideia peregrina de que aparecerá um dia um salvador, tipo homem providencial, para nos resolver todos os problemas. Estarei enganado? Se é o caso, tudo correcto. Se, pelo contrário, há realmente ligação entre o escrito e essas correntes, desejo felicidades a todos e não tenciono escrever mais sobre o assunto.
O meu entendimento é que precisamos de alguém corajoso, capacitado e honesto, que aceite poder vir a puxar a carroça tomarense rumo ao amanhã, com e para os tomarenses. Para isso, bem entendido, é indispensável coragem, humildade, honestidade, perseverança, empenhamento, lealdade, temperança, e o voto da maioria do povo nabantino. Tanto da cidade como das freguesias. Sem essa participação prévia franca, creio que não será possível encontrar quem aceite puxar a carroça para o futuro, com uma direcção bem definida, previamente concertada com a população. Ficaremos então reduzidos à escolha entre aqueles que aceitam atrelar-se à carroça nabantina, não para a levaram para o futuro -sobretudo (ia a escrever apenas), para virem a beneficiar dos penso mensal, acrescido das respectivas mordomias e alcavalas...Aqui fica a chamada de atenção. Enquanto ainda não é tarde.

5 comentários:

Anónimo disse...

Prezados Bloguistas
O comentário acima merece-me o seguinte comentário:
Ponto 1) A cidade há décadas perdeu a capacidade de motivar os seus naturais a lá residir. O A.Rebelo certamente que se lembra dos seus alunos, quantos dos mais capacitados ficaram em Tomar ?
As gerações que concluiram o ensino nos anos 80 e 90 onde estão ?
Ponto 2) Ao longo dos anos a cidade tem cada vez mais vindo a perder as suas caracteristicas, um planeamento(??) duvidoso acabou com o centro histórico e tem reduzido a cinzas todo um património, o tipicismo das ruas comerciais que desde a sua fundação tiveram transito, foi em prol de um modernismo passageiro reduzido a umas ruas pedonais de qualidade atipica, basta ver quantos tipos de pavimento diferentes existem na praça da Républica.
Ponto 3) Os impostos e taxas lançados pelas (con) gestões Paiva fez com que os custos de construção disparassem, na necessidade trocou-se o apartamento pela casa fora da cidade, aumentou o transito, faltaram os parques de estacionamento, as "obras" prosseguiram e a policia reduziu a tolerancia, conclusão vá para fora porque cá dentro não cabe ...
Ponto 4) O caciquismo continua, o poder roda em circulo fechado, para os amigos tudo ... quantas tentativas foram goradas ... como é que se pretende que alguém concorra a um cargo sabendo que se vai defrontar numa guerra desigual contra uma associação multipartidária que rege e enterra a cidade a seu bel-prazer. Como se pretende que alguem se queira sujeitar a um cargo que irá devassar e quiça deturpar toda a sua vida passada e futura, porque as mentiras de alguns são tidas como verdades absolutas aos olhos do povo.
Ponto 5) Tomar foi a cidade mais importante da expansão Portuguesa, essa expansão triunfou porque indo contra os canones da igreja catolica reuniu e utilizou as experiencias e sabedorias dos cristãos,judeus e arabes. Prova disso está na sinagoga mandada edificar pelo Infante D.Henrique, (como se justifica um reino cristão edificar uma sinagoga ?) O seu real valor foi dado pelos Filipes e pelo dominio Filipino, depois ... vieram os cristãos ... a sede de distrito mudou para a vila de Santarém, e depois dos cravos foi sendo esvaziada até que um grupo inicialmente criado por Miguel Relvas e José Eduardo Marçal lhe deu a machadada final, desviaram as estradas, mudaram o hospital para Abrantes, criaram em conjunto com Fernando de Jesus, o Nersant em Torres Novas, com os deputados do PS especialmente o Nelson Baltazar esvaziaram as valencias hospitalares e depois entregaram a cidade ao Erudito Eng.Paiva que conseguiu os milhoes do Polis para brincar com a cidade como se fose um jogo do LEGO.
Ponto 6)(e último) Como estamos numa democracia não podemos por si só responsabilizar os governantes pelos factos sucedidos, o principal responsável são os eleitores, que como povo que vota livremente escolhe o que quer e que apos decadas de democracia ainda se deixa intimidar por certos politicos esqueçendo-se que eles (os politicos) só existem devido aos seus votos e como se diz em Tras os Montes "o porco não pode mandar no porqueiro". Não é só de bons candidatos que a cidade precisa é sobretudo de ELEITORES CONSCIENTES E DESTEMIDOS que pretendam resgatar a sua cidade das mãos onde ela se encontra.

JL
10/03/2009

Anónimo disse...

Concordo consigo, mas que havemos de fazer? Baixar os braços e deixar andar? Esperar que apareça um salvador intrépido?
Se, nos USA, os arautos do capitalismo puro e duro, agora até aconselham o governo Obama a nacionalizar os bancos, como única forma de os salvar; se em Portugal até o Paulo Portas já se põe a defender os trabalhadores e os agricultores, penso que não devemos desistir, mas persistir. Como? É uma boa pergunta inicial, para um debate mais alargado...

Anónimo disse...

SEUS ATROFIADOS... QUAL DEBATE E QUAL CANDIDATOS. CHEGA DE TANTA TRAPALHADA. OH P8 ESTOU MESMO FARTO DE ATURAR VELHOS. OS CANDIDATOS ESTÃO À VISTA E SÓ QUERO GENTE NOVA E POR ISSO ESPERO QUE O GORDO DO CRISTOVÃO ASSUMA A CANDIDATURA PARA VER UM IDIOTA A PERDER E DE QUE MANEIRA.

O SPECIAL ONE!

Anónimo disse...

Já cá estava a fazer falta! Mas, por favor, procure manter uma linguagem que não enxovalhe ninguém.
Antecipadamente muito gratos,

tomaradianteira

Anónimo disse...

Há os novos velhos, os velhos velhos, os novos novos (da mocidade nova, como dizia o outro!) e os velhos novos.

Todos desconfiam uns dos outros, mas os novos novos e os novos velhos são os piores.

Assim bebam-se uns penaltys para alegrar a passarada e ... siga a marinha!!!!!!