sexta-feira, 6 de março de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

Redacção de Tomaradianteira Colaboração PAPELARIA CLIPNETO
Cidade de Tomar destaca na primeira página "Mais casos de violência na noite tomarense", referidos na sessão da Assembleia Municipal. Anota igualmente a "Perda de serviços no hospital de Tomar", as "Festas da fundação" e os "Moradores do Casal das Atalaias querem TUT's". Nas páginas interiores, a notícia que nos parece mais importante, tanto em termos políticos como económicos, vem em duas colunas, na página 6. Nela se escreve que o Eng. Rui Monteiro, até agora director da TOMARPOLIS, uma sociedade inteiramente controlada pela autarquia tomarense, pediu a sua transferência, em regime de requisição, para o POLIS da Costa da Caparica, onde deverá manter-se até 2012, data prevista para a conclusão dos projectos ali existentes, orçados em 200 milhões de euros, a preços actuais.
Rui Monteiro não se pronunciou sobre esta mudança imprevista, mas Tomaradianteira sabe que desde há já algum tempo vinha manifestando o desejo de mudar de ares, como forma de ultrapassar algum desencanto, tanto na sua área profissional como em termos de realidade urbana e política.
Para o substituir foi nomeado, igualmente por transferência e em regime de requisição, o até agora Director Delegado dos SMAS, Eng. Fernando Caetano. Terá como principais tarefas a conclusão das obras ainda em curso, sobretudo junto à Igreja de Santa Maria dos Olivais, e o encerramento da sociedade TOMARPOLIS. Embora em fase de conclusão, tanto uma quanto a outra poderão não ser assim tão fáceis, pois lá diz o ditado "O rabo é sempre a parte mais difícil de esfolar".
"Vandalismo satânico" titula O Templário a grande largura da primeira página. No interior adianta que desconhecidos arrombaram, durante a noite, a porta do Santuário do Bom Jesus, tendo partido e roubado a cabeça de uma imagem de Cristo e tentado fazer o mesmo, mas sem sucesso, a uma outra imagem. Nas paredes escreveram frases do tipo satânico. Ainda n'O Templário, "Homem atacado por dois cães em Tomar" e "Museu dos fósforos esquecido e desvalorizado".
Com já vem sendo hábito, O Ribatejo não insere qualquer notícia de Tomar, embora inclua uma secção "Médio Tejo".
O Mirante dedica quase todos os títulos da primeira página a Tomar, onde figura igualmente, a duas colunas, uma foto de Bento Baptista, sentado num banco da Praça da República. "Encarregado de obras atacado por cães junto à ciclovia do Flecheiro", "Autarcas de Tomar preocupados com esvaziamento de valências e serviços no hospital", "Entidade Regional de Turismo está há mais de três meses para aprovar orçamento", "Opinião de Corvêlo de Sousa", e "Família de bébé que morreu à espera de socorro exige justiça", são os títulos de 1ª página sobre a zona de Tomar.
Julgamos útil destacar a situação estranha da Entidade de Turismo, na qual uns querem "comer" e depressa, enquanto os outros não querem de forma alguma ser "comidos", com era previsível, desde o momento em que se decidiu agrupar, num mesmo organismo, caçadores e peças de caça.
Outro destaque importante vai para a entrevista de Bento Baptista, que ocupa duas páginas inteiras. Agora com 77 anos e numa posição que lhe permite dizer sempre o que pensa, em linguagem directa e sem baias, vale a pena ler as sua declarações, que até comportam algumas posições menos esperadas e, quanto a nós, agrestes para alguns, apesar de numa linguagem cuidada e devidamente ponderada. Aqui vão, com a devida vénia ao Mirante, alguns excertos. À pergunta "Qual a prenda que a cidade mais necessita?" Respondeu que "Necessita que os tomarenses gostem da sua terra, trabalhem pela sua terra, sejam só maldizentes quanto baste..."
Sobre o actual presidente da Câmara, opinou que "É uma pessoa extremamente delicada e sensível, com uma cultura bastante boa e que tem todas as características para ser uma boa pessoa." "E para ser um bom autarca?", continuou o entrevistador. "É uma pessoa pessoa. Aliás todos os candidatos que se perfilam são boas pessoas", acentuou aquele médico nabantino. "Na sua opinião, quem é que poderia dar um bom presidente de Câmara no próximo mandato?", insistiu o jornalista." "O António Paiva" foi a resposta lacónica.
Pelo que foi dito, mas também por aquilo que se entende, sem grande dificuldade de interpretação, a situação política tomarense até Outubro promete...

4 comentários:

Anónimo disse...

Está visto que a A.rebelo está a perder gás na sua análise. nem uma paralavra para a beleza da omissão que o Templário e o cidade de Tomar fazem ao voto contra dos socialistas nas actas da assembliea municipal. nem ao triste e enfadonho espectáculo das cerimónias do dia da cidade, que mais parecem um velório, em vez de uma festa.

Nem uma palavra sobre a eleição de miguel relvas para a Mesa da Assembleia da intermunicipal do Médio Tejo.

Nem uma palavra para o desmentido do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo sobre a propaganda comunista a propósito do Hospital.

Enfim, onde está a capacidade de análise de A.Rebelo e as tacadas, tanto ao seu gosto, sobre o que se escreve e não escreve nos Jornais do burgo.

E já agora, quando é que começa também a analisar os outros blogues de tomarenses com opinião?

Olhe que lhe ficava bem...

Sebastião Barros disse...

As opiniões são livres. Até nova directiva interna, quem fixa a agenda deste blogue são os seus membros fundadores, presentes nas reuniões de redacção. Naturalmente que aceitamos sugestões, mas com a ressalva anterior e fazendo delas o que bem entendermos. Aquilo que alguns cidadãos tomarão por importante, para outros não passará da mera banalidade. Nas sociedades com tendência para serem livres é assim. E está muito bem.

Anónimo disse...

Sr. Dr. António Rebelo

O Eng Monteiro rumou à Parque Expo, porque aí vai ganhar mais e "livra-se" de voltar à Câmara.

Seguiu a via do Arq. Diogo e fez muito bem, ganha mais e "xateia-se" menos....!!!!!!

Quanto ao anónimo de 6.03 às 9H40, que tresanda a socialeiro de Tomar, afirmar "propoaganda comunista" a propósito do Hospital só demonstra a sua cegueira sectária e, o que é mais grave, demonstra que o PS de Tomar está totalmente enfeudado às políticas da saúde do Governo e reverente a Abrantes - Lacão e Nélson Baltazar! e até a Torres Novas - António Rodrigues.

São mesmo do "cú aberto"!!!!!!!!!!

E nós precisamos muito é do "pau teso", porque o bolso está bem socraticamente teso e bem teso!!!!

Anónimo disse...

É excelente ver o alcance do anterior comentador, ao comparar Tomar com Abrantes e Torres Novas.

Está à vista de todos, o que antes eram vilas, travestidas de Cidade, hoje são Cidades e esta Cidade está hoje, fruto de Pedros, Paivas e Corvelos, travestida de Vila.

Esse é de facto o problema, o resto são consequências desse facto primeiro.

E já agora quem governa em Torres Novas ou Abrantes? Ah, são os socialistas não é? E em Tomar? Ah, o PSD!

Esta descoberta a razão, não?