sexta-feira, 27 de março de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

Colaboração Papelaria CLIPNETO
Redacção de Tomar a dianteira
O idoso de Carregueiros burlado em 4.500 euros é notícia de primeira página nos dois semanários locais e no MIRANTE. Outra notícia muito badalada durante a semana foi o caso do cavalo da Golegã que ganhou um concurso nacional, mas afinal veio-se a apurar depois que não pode gerar descendência por ter os testículos fora do sítio. Os mais velhos aqui do blogue começaram logo a recordar-se do tempo em que ainda iam ao alfaiate mandar fazer fatos completos, e este lhes perguntava "arruma para a esquerda ou para a direita?", para poder talhar as calças a contento. "Era a única ocasião em que não havia qualquer perigo ao admitir que se "arrumava para a esquerda", desde que não fossem as ideias, bem entendido!
Notícia igualmente curiosa e de primeira página, a do Templário quando escreve: "Eles foram pais aos 17 anos", com fotografia e tudo. Antes de mais, o título não é totalmente verídico, apesar de ser verdadeiro. Verdade, verdadinha, eles não foram pais, mesmo nesta época de uniões homosexuais. Ele foi pai, ela foi mãe. Ou agora as coisas já não são como sempre foram? Dito isto, ficaram-nos muitas perguntas sem resposta: Que se pretendeu realmente noticiar? O facto de serem tão novos? A imprevidência dos jovens? A falta que um preservativo pode fazer? A situação dos pais, que vão ter de sustentar os filhos e a nova descendente? O ensino que pelos vistos está longe de preparar para as coisas da vida?
Ainda na área da descendência, segundo O RIBATEJO, a ASAE não é muito dada a bacorices e vai daí mandou encerrar uma sex-shop, alegando que se encontrava a menos de 300 metros do cemitério. Também aqui nos apareceram e ficaram muitas dúvidas. Luta acérrima contra as viúvas e viúvos alegres? Receio de que algumas tampas de caixões se pudessem levantar? Tentativa de evitar que os coveiros se ponham a brincar com o verbo enterrar? Ainda por cima, estas coisas não se inventam, a notícia é assinada por João Nuno Pepino. É verdade!
Também curiosa, mas sem conotações sexuais, a manchete do MIRANTE "Empresário de Abrantes deixa crescer as barbas até lhe pagarem o que devem". Pela primeira vez, que se saiba, alguém vai poder dizer com verdade "Tenho dívidas já com barbas." Ganda país!
Na área política, a tal de que alguns semanários não gostam mesmo nada, há factos importantes a assinalar. Começamos pelo PSD local e regional. Enquanto em Santarém o líder distrital e deputado, Vasco Cunha, nem sequer foi convidado para a apresentação da candidatura de Moita Flores, como independente... pelo PSD, em Tomar o tesoureiro e membro da Comissão Política demitiu-se dos dois cargos e até mandou a respectiva carta para a imprensa. Extremamente dura, a missiva, cuja leitura aconselhamos vivamente, mostra bem que a situação local dos social-democratas poderá ser tudo. Brilhante ou sequer normal é que não é.
Face ao evidente afundanço do PSD local, mais visível a cada dia que passa, as outras forças políticas também não podem embandeirar em arco, bem pelo contrário. CDU e BE estão, e tudo indica que estarão, confinadas ao usual papel de ornamentação e/ou de animação de pista. Isto se tanto o PSD como o PS abandonarem a ideia de lhes reduzir as intervenções ao mínimo.Paralelamente, com entradas de leão dos mais pequenos, os IpT continuam com evidentes dificuldades para explicarem aos eleitores o que pretendem afinal, pois a maior parte ainda não entendeu a união sagrada Pedro Marques/dissidentes da CDU. E há também o problema das obrigatórias presenças femininas nas listas. A vida é dura...
Pelos lados do PS/Tomar, as coisas também não vão nada bem, embora os seus dirigentes se esforcem para difundir o contrário. Parece haver cada vez mais nervoso miudinho, à medida que se aproxima a hora da verdade. No blogue do PS local figura o título "Estalagem de Santa Iria"; vai-se a ler e o texto respectivo refere-se ao Convento de Santa Iria. Está mal! Na estalagem nunca houve freiras residentes e no antigo convento nunca desapareceu nenhum piano, entre muitas outras coisas.
Em termos de pré-campanha eleitoral também já apareceram os primeiros erros crassos, o que se estranha, dado que o presidente da secção local até é diplomado em Educação Visual. Logo à cabeça aparece aquele prospecto pouco feliz, com o candidato a rir de tal forma que parece estar a escarnir dos eleitores. Segue-se o estranho slogan "Contra a crise a favor de Tomar". Percebe-se que são contra a crise; mas a crise é a favor de Tomar? Se não é, com tal redacção parece. E em política...
Para os menos convencidos, aproveita-se para lembrar o que aconteceu à TAP, nos anos 70 do século passado. Começaram a difundir o slogan "A TAP não anda. Voa!" Com a sua peculiar pronúncia do norte, os portuenses e outros logo começaram a zombar -"A TAP num anda boa!". E lá se foram os cartazes e outras mensagens para o lixo. Oxalá o folheto dos socialistas locais tenha o mesmo destino, quanto antes.
Uma última nota sobre a visita dos socialistas à Freguesia da Sabacheira. Há no blogue PS uma brincadeira com o candidato Vitorino e a fotografia de uma larangeira carregada, com a legenda
"A forma como o candidato gosta mais de laranjas -espremidas!" Muitos leitores rirão amarelo, pensando que Vitorino também já foi laranja e até é bem capaz de gostar de espremer mais coisas para além das laranjas... caso contrário não estaria na política.

13 comentários:

Anónimo disse...

os IpT continuam com evidentes dificuldades para explicarem aos eleitores o que pretendem afinal, pois a maior parte ainda não entendeu a união sagrada Pedro Marques/dissidentes da CDU. E há também o problema das obrigatórias presenças femininas nas listas."

Pois é, Sr. Dr. António Rebelo.
A seu tempo terá a devida resposta!
Talvez fique (positivamente, é claro!) surpreendido.
E vai ser muito bem feito!!!!!!,

Anónimo disse...

Não é líquido que, num sistema democrático aberto, o segredo seja a melhor via para conquistar sufrágios. Tanto mais que, durante os dois mandatos em que presidiu, Pedro Marques não foi propriamente exemplar em termos de transparência. Mas enfim, nessa matéria, como em qualquer outra, cada qual tem o seu estilo, sendo bem conhecido o dito popular segundo o qual "Há muitas maneiras de matar pulgas"... E como dizia o cego: "A ver vamos!".

Anónimo disse...

homosexuais?
VÊ SE APRENDES É: HOMOSSEXUAIS!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Ai, ai, ai...

Já é mesquinhez, achar que o "apagão" de Pedro Marques e dos seus dois ou três cães de fila é estratégia, mas agora dizer que o presidente do PS é "diplomado" em educação visual, soa mesmo a muita azia.

Que o rapaz não seja grande estratega, podemos concordar, que é esforçado mas pouco eficaz, também, agora tentar desvalorizá-lo dizendo que é diplomado em lugar de licenciado, já merece reparo.

Merece tanto reparo, quando se sabe bem que o que António Rebelo, já nem se importantaria de que o chefe do partido do sócrates até fosse diplomado, em lugar de licenciado, se o tivessem escolhido para o lugar que entregaram ao arquitecto.

Nada mau para quem tirou umas cadeiras no Maio de 68 na Sourbone e depois conseguiu, por favor, o reconhecimento, para efeitos de docência, no prec em Portugal.

Ora pois está claro que o tesoureiro demissionário do PSD não faria melhor. Realmente não só o PSD se livrou de mais um atado, como o PS de mais um falhado.

Bonito!

Sebastião Barros disse...

Para Ai, Ai, Ai:

Após leitura do seu amável comentário, parece-nos útil avançar os seguintes elementos, alguns deles em repetição, dado que, pelos vistos, ainda não penetraram em certas cabecinhas. Incapacidade nossa, porque as cabecinhas até são do mais dotado que há em termos de massa cinzenta e de sinapses. Mas vamos ao que importa.

1 - A maneira como um indivíduo escreve mostra perfeitamente como pensa. No seu caso, sem ponta de coerência ou respeito mínimo pela verdade, ou pelo que está escrito. 2 -Não houve a menor intenção de desvalorizar o presidente do PS local, ao dizer que é diplomado. De acordo com os dicionários, que supomos ainda determinarem o significado oficial dos vocábulos, diplomado = que tem um título científico, literário ou artístico. Não é precisamente o caso? 3 - O seu mini-panfleto mal alinhavado denota perfeitamente que você é velhaco e falso, pois aproveita o ensejo para escrever que o Cristóvão não é grande estratega e que, sendo esforçado, não é eficaz. Tudo em tom pretensamente irónico, mas a brincar, a brincar... 4 - Não se percebe onde foi arranjar uma ligação entre o texto a que se refere e o Rebelo. Julga que só ele é que escreve aqui no blogue? Olhe a coerência criatura! Afinal o Rebelo está velho e incapaz, ou isoladamente consegue escrever tudo aqui no blogue? Em que ficamos? 5 - Alinhavou você, com linha grossa e ponto irregular, esta miséria:"António Rebelo já nem se importaria DE QUE o chefe do partido do Sócrates até fosse diplomado, em lugar de licenciado, se o tivessem escolhido...". Desde logo, não se diz DE QUE neste caso, a não ser o Pinto da Costa. Depois, essa sua destrinça entre diploma e licenciatura, não passa de puro fruto da sua mente, pouco racional, ao que parece.A seguir, essa de dizer qual seria o comportamento do Rebelo em determinada situação hipotética, é do mesmo tipo desta: Quanto é que o seu mentor lhe pagou para escrever tais bacoradas?
6 - A questão das habilitações do Rebelo é recorrente aqui em Tomar. Já nos anos 90, quando ele concorreu para chefe de divisão, esse assunto veio à baila. Segundo nos disse, recusa-se a descer ao nível de certos cidadãos que não honram a cidadania. Acrescentou que se há alguma dúvida em relação aos seus diplomas, basta consultar a respectiva universidade, que não é privada nem muito menos de vão de escada, ou de um país do sul da Europa.
7 - Olhe a sua credibilidade! Ao escrever que "o PSD se livrou de um atado" (que até já foi vereador da Câmara de Lisboa)"e o PS de mais um falhado", você está-se a denunciar. E olhe que se as coisas mudam... 8 - Quanto à referência a Pedro Marques, por agora o silêncio é a atitude mais adequada.
Concluindo: procure mudar de estilo e de estilo de vida. Veja se consegue começar a falar claro e mijar a direito. A época não está para hipócritas nem para moscas do coche.

Anónimo disse...

E ca ganda vereador ele foi, lá por Lisboa, esse Delgado.

Se ele fosse bom, não acha que ainda andaria por lá e não teria vindo desterrado pra terrinha, ser presidnete de assembleia na freguesia dos patos bravos?

Deve fazer parte do grupo de ex-vereadores e futuros ex-vereadores, que por aí andam aos caídos, como Ivo Santos ou José Vasconcelos.

Quanto à petulância do seu escrito, que objectivamente visou manchar e denegrir a figura do presidente do PS local, nada mais a escrever.

Ao atacar o Prof.Cristóvão, apenas o fez com o objectivo de tentar atacar o seu candidato a presidente de câmara, arquitecto vitorino. Percebe-se que eles o incomodam, mas vão ver que quando estes ganharem a câmara não vão ter essa atitude consigo. Eles sim, são Homens com H grande.

Anónimo disse...

"Percebe-se que eles o incomodam, mas vão ver que quando estes ganharem a câmara não vão ter essa atitude consigo. Eles sim, são Homens com H grande."

Presunção e água benta ......

Continuem assim que vão no bom caminho.

Em Outubro se vai ver o tal H grande, o h pequeno, o D grande o o d pequeno!!!!

Lá isso vai!

Sebastião Barros disse...

Além do apontado anteriormente, cabe agora acrescentar, face ao seu novo "pastel", que vocemecê, caso não padeça mesmo da mania da perseguição, igualmente conhecida como paranóia, pelo menos imita muito bem. E depois, ainda por cima, tem ideias fixas.Essa do "objectivamente visou", é mesmo de velho comuna empedernido, tal como a arte de amalgamar o por si inventado ataque ao Cristóvão "com o objectivo de tentar atacar o seu candidato...que o incomodam". Meu caro patrício! Incomodar-me a mim? Em quê? Pelo contrário, não me incomodam mesmo nada. Apenas me causam preocupação, ele e os outros, pelas razões sobejamente conhecidas, pelo menos dos eleitores urbanos. E já agora uma pequena correcção de grande significado -o Zé Victorino não é o candidato do Cristóvão nem do PS. É o candidato do Luis Ferreira e do superior deste, o sr. Governador Civil Paulo Fonseca, ao que por aí se ouve ultimamente igualmente empreendedor neste concelho e na área da construção civil...com projectos elaborados pelo referido candidato, o que explicaria muita coisa. Não posso garantir que seja totalmente verídico, mas lá que se diz, isso diz! Quererão os interessados ou o PS desmentir? Aqui fica desde já o blogue à disposição, mesmo sem ser nas mensagens dos leitores. Atentamente,
tomaradianteira.blogspot.com

Anónimo disse...

Ó Rebelo toma juízo e xanax que já tens idade para isso.

Essa de te meteres com difamações sobre quem te ganhou nos votos lá no PS, fica-te mal. Denota desde logo mau perder. Depois cobardia, pois se achas que ele anda e negociatas e que isso prejudica o Concelho, diz-lho na cara e não sob a cobertura dum blogue. Depois um infindável rol de adjectivos que o mais soft dos mesmo é bejeirice.

Gostarias de voltar ao activo, mas pela prosa e atitude, só vais mesmo ter espaço para o passivo. E não estou só a pensar em passivo, numa versão mais ou menos moderna de Sodoma, mas também.

Por isso meu caro, trata do estômago. Ganha um pouco de tino e cresce homem, cresce, que apesar da nossa idade, continuas infantil. Que se há-de fazer: tiques de fascista!

Sebastião Barros disse...

Sim senhor! Lindo comentário! Estilo finíssimo, vocabulário aprimorado, recta intenção, nítida vontade dialogante. Vê-se logo que quem o escreveu "tem berço". Para o melhor e para o pior.
Trata-se obviamente de tentar "chutar para fora" de forma canhestra, para interromper uma jogada incomodativa. Apesar disso, repetimos a pergunta antes implícita: É ou não verdade que o agora candidato do PS faz ou já fez projectos para empresa ou empresas lideradas pelo actual Governador Civil, designadamente na área do concelho? E como estamos em maré de perguntas, mais duas, com vossa licença.1 - Acham que pretender saber eventuais factos normais da actividade profissional do sr. candidato PS é difamação? 2 - Quem é que falou em negociatas? Nós ou simpático autor da formosa mensagem a que respondemos?
Concluindo, por agora: Se procurar a transparência em prol de um futuro melhor para os tomarenses, é um tique de fascista, então que dizer daqueles que, quiçá involuntariamente, por não saberem fazer de outro modo, usam um estilo digno da "política de sarjeta"?

Anónimo disse...

Em Outubro se vai ver o tal H grande, o h pequeno, o D grande o o d pequeno!!!!

Lá isso vai!

Anónimo disse...

Pois é! Mais uma vez acho que cada dia que passa gosto mais de mim!
Espremendo todos, frizo TODOS, os comentários até aqui insertos não sai nada de nada a não ser estrume sob a forma líquida que nem para adubar terra (entenda-se mentalidades) serve!!!

POST SCRIPTUM:

Para bem de Tomar, já que por aqui vagueiam alguns "nobres" defensores da terra e sua imagem, estes comentários mesmo sem grosserias e outros mimos pomposos deviam ser removidos pelo administrador, já que como é óbvio poderão ser lidos por gente de todo o mundo, e daí se correr o risco de se palhar o cheiro putrefacto de tão sábia eloquência...

Anónimo disse...

onde se lê "palhar" deve ler-se "espalhar"

As minhas desculpas.