terça-feira, 24 de março de 2009

E DEPOIS QUEREM QUE ISTO MUDE...

Total 314.128

O gráfico acima reproduzido, retirado do Diário de Notícias de 22 do corrente, mostra bem o país que somos. Grosso modo, só pouco mais de 3% dos cidadãos se encontram inscritos em partidos políticos. Porque será? Mais curioso ainda: o Benfica tem mais sócios do que o PS ou o PCP, o que só poderá surpreender os menos atentos, já que A BOLA vende mais de 120 mil exemplares de cada edição, o mesmo acontecendo com o RECORD, enquanto o DIÁRIO DE NOTÍCIAS ou O PÚBLICO, ambos jornais de referência, andam na casa dos 40 mil. Só o semanário EXPRESSO consegue ultrapassar os 100 mil, ficando mesmo assim aquém dos desportivos. Se a isto acrescentarmos que temos três jornais desportivos de grande tiragem, caso único na Europa, o panorama fica completo e devia conduzir os dirigentes partidários, sobretudo aqui nas margens do Nabão, a procurarem indagar das razões profundas de tal estado de coisas. E não adiantará vir com a desculpa-chavão de "sempre assim foi", pois antes do 25 de Abril havia motivo legal e perigosamente imperativo para isso. Agora não.
Sabendo-se que em termos de Taça de Portugal, ou de Campeonato Nacional, ou em qualquer outra competição, vença quem vencer, os dividendos são nulos para os sócios e/ou admiradores dos diversos clubes desportivos, a presente situação dá que pensar. Tanto mais que tudo aponta para o facto de o futebol, o principal desporto em Portugal, ser afinal uma actividade parasitária. Só assim se pode explicar que apenas existam clubes da 1ª Liga nas regiões com elevada criação de valor acrescentado -Lisboa, Porto, Braga, Setúbal e Leiria. Ou seja, visto doutro ângulo, há mais clubes da 1ª Liga no Norte e depois em Lisboa, concentrando estas duas regiões mais de metade do total de equipas participantes. Abaixo do Mondego e fora da região de Lisboa, só sobrevive a Naval e o União de Leiria. A sul do Tejo, só o Vitória de Setúbal. Porque será?

6 comentários:

Anónimo disse...

Pois é... o Desporto nos jornais é uma chatice!

A bola

Anónimo disse...

Ainda bem que os Partidos têm poucos militantes.

Imaginem o que era ter cromos como o António Paiva, o Pedro Marques ou o Corvelo de Sousa, como militantes de um Partido.

Ainda se corria o risco de algum deles vir a ser Presidente de Câmara e fazer bom trabalho...

Anónimo disse...

A velha discussão entre o Desporto e as outras artes é muito velha.

De pouco vale alguns intelectuais de pacotilha desdenharem no fenómeno. Ele estará sempre presente.

E até nem é muito mau. Enquanto as pessoas andam a correr e atrás dos seus clubes divertem-se. Muito melhor do que ler certos disparates de gente convencida e falsa.

Anónimo disse...

E se o BENFICA, o fcp e o scp concorressem às eleições?

Nem se ouvia mais falar dos partidos!!!!!

Anónimo disse...

Deves pensar que o povo é estúpido, não?

Porque pensas que votam no Sócrates?

Porque pensas que votaram em Tomar no Paiva?

Pelos mesmos motivos: autoridade e saber! Coisa que tu nunca terás.

Anónimo disse...

E tu brutus, o que és?

Com certeza um monte de trampa rosa mal cheirosa!!!!!!