sexta-feira, 27 de março de 2009

O PAÍS DAS DESCULPAS

Habitamos no país das desculpas. Há centenas de milhares de obesos de todas as idades e de ambos os sexos, com predominância dos mais novos. Perguntando a qualquer um se come demasiado, se come mal, se come demasiadas gorduras, se ingere excesso de fritos, se come carne a todas as refeições, se não come fruta nem legumes em quantidade suficiente, a resposta é sempre negativa. Até come pouco, tem muito cuidado com a boca, gosta de frutas e verduras. São as hormonas que lhe provocam a obesidade.
Em qualquer outra área, o esquema é exactamente o mesmo -a culpa é sempre dos outros, nunca do próprio. Basta pensar nos acidentes rodoviários, em que a culpa é das estradas, na administração demasiado lenta e burocrática, em que a culpa é do sistema informático e da legislação, ou do ensino cada vez mais facilitista, em que a culpa é do ministério, dos professores, dos alunos ou dos pais, consoante o estatuto da pessoa com quem se fala. Se for um pai ou uma mãe, dirá logo que o filho, por acaso, até é muito educado e estudioso, os colegas e os professores é que são uma desgraça. Estes, por sua vez, se questionados, dirão que o tipo até não é grande cabeça e/ou que os pais se esqueceram um bocado de o educar como devia ser, e assim sucessivamente.
Neste clima humano e após a bronca da final algarvia que tanto tem dado que falar, causou estranheza e caiu como uma bomba de implosão, a declaração pública do árbitro faltoso, 24 horas depois, admitindo sem rodeios que se enganara. É um bom sinal de que as coisas, na melhor das hipóteses, já começam a mudar. A ver vamos se é mesmo para continuar, ou se foi apenas um foguete de fogo de artifício.
O "post" anterior intitulado "O estado a que isto chegou..." mostra que há cada vez mais cidadãos preocupados com o triste espectáculo que proporcionamos a quem vive além-fronteiras e nos honra com a sua visita. Mostra igualmente que Tomar a dianteira está longe de ser, no país, uma voz isolada, quando discorda do excesso de protagonismo concedido ao desporto em geral e ao futebol em particular. Bem sabemos que aqui em Tomar... É verdade sim senhor, somos quase uma voz solitária. Mas o mesmo acontece na política, onde além de nós, só o Nabantia (de vez em quando) e o blogue do Templário, exclusivamente graças aos cidadãos que para lá mandam mensagens. E até no país, sem Vasco Pulido Valente, António Barreto, Silva Lopes, Medina Carreira, Maria Filomena Mónica, e pouco mais, que passam por ser aves agoirentas segundo uns, maus da fita, segundo outros, não passaríamos de rebanho-padrão em termos de conformismo e mansidão. Somos assim, e pronto! Pode ser que com a crise...

4 comentários:

Anónimo disse...

A verdadeira Sondagem em Tomar (sondagemtomar.blogspot.com)

CORVELO DE SOUSA QUASE ULTRAPASSA BECERRA VITORINO, NAS INTENÇÕES DE VOTO PARA A CÂMARA.

CORVELO DE SOUSA LIDERA DESTACADO REFERÊNCIAS FOTOGRÁFICAS NOS JORNAIS LIDOS EM TOMAR.

Anónimo disse...

É uma injustiça o Carlos Silva não liderar destacado as chamadas intenções de voto!

Ingratos!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Ó caramelos, deixem-se de fitas! Se o Corvelo é presidente e anterior advogado de Cidade de Tomar, estavam à espera de quê? Significa isso que vai ganhar em Outubro? Nem de longe! Como vai haver muito poucos votantes, devido ao facto de nenhum dos candidatos ser de primeira escolha, nem ter qualquer ideia original para Tomar, qualquer um pode ganhar. E pouca diferença fará. Se ganhar A, estamos mal, Se ganhar B, não estamos bem, se ganhar C não será nada bom.
E depois essa piada ao Carlos Silva era escusada, pois não se deve escarnecer dos ceguinhos. Se já tivemos o Manel Jeitoso, o Kalin Kalan, o Batata, o Amandie e agora o Xico Dinamite, porque havemos de ficar por aí? Siga a festa! Venham mais foguetes! Há sempre quem pague...e quem saque.

Unknown disse...

Mas quais intenções de voto?

Pranta-se a chipala de um marmanjo no Cidade e isso é intenção de voto?

De castidade?

Da-se!!!!!!!!!!!