sábado, 28 de março de 2009

TOMAR VISTA PELOS DE FORA


Na sequência do nosso "post" "Sobre turismo de pé descalço", de 26 do corrente, alguns leitores tiveram a amabilidade de manifestar curiosidade em relação aos conteúdos do guia citado, designadamente no que se refere a Tomar. Na impossibilidade prática de citar na totalidade as referências a Tomar, aqui vão as que nos pareceram mais significativas e que não foram evocadas na mensagem anterior.

Como se pode ver, o país visto pelos turistas não é bem aquele que é considerado pelos políticos. No distrito de Santarém, por exemplo, há apenas um local assinalado -Tomar, como não podia deixar de ser. Qual a justificação para a sede da Entidade de Turismo ser em Santarém? Isso devem perguntar aos senhores políticos.

Geralmente, os guias turísticos adoptam um determinado modelo-padrão, o qual é depois utilizado para todas as localidades importantes a descrever. Neste caso do "Routard" o modelo- padrão é este: Nome da terra > Chegar/Partir > Endereços e informações úteis > Onde dormir? > Onde comer ou saborear um bom bolo? > Onde beber um copo > A ver. No caso de Tomar, que com Fátima, Ourém e Almourol são as únicas curiosidades do distrito, e na parte que nos interessa agora, começa-se com Onde dormir?

De barato a preço médio: Residencial União. Cerca de 20 quartos, barulhentos os das traseiras, rudimentaires os sem banho. Acolhimento muito simpático e asseio sem mácula. Internet a preços módicos. Residencial Luz. Simpática casa antiga, com alguns quartos restaurados. Internet. Residencial Kamanga. Muito bem gerida, num prédio novo. Quartos 311 e 312 com excelente vista para a cidade e o convento.

De mais chique a muito mais chique: Pensão Luanda. Grande pensão 3 estrelas com quartos modernos e com estilo. Barulhentos os da fachada. Estalagem de Santa Iria. Restaurante afamado no r.c. Uma paisagem das mais românticas. Aliás, paga-se sobretudo a paisagem. Quinta da Anuncida Velha. Antiga quinta dos templários. 5 quartos, 2 apartamentos e uma suite de muita categoria.

Onde comer? Onde saborear um bom bolo? De barato a preço médio: Tabuleiro. Excelente endereço. Casa Salgado. Ir ao almoço a esta casa de pasto movimentada, com clientela operária quase exclusivamente masculina. As cabeças todas mergulhadas nos pratos. Cozinha de enfartar. A terrina inox está no meio da mesa. Cada um serve-se à vontade. A Bela Vista. Velha casa típica, coberta de vegetação. O restaurante afamado da cidade. Bucólico-turístico. Estrelas de Tomar. Unanimemente considerada a melhor pastelaria de Tomar. Mais chique: Chico Elias. Um endereço extraordinário. É preciso reservar, mas garantimos que vale a pena. É o ponto de encontro dos bons garfos locais. O melhor bacalhau com natas de todo o país. Pratos únicos. Quando reservar por telefone, peça para falar com a Isabel, a filha da cozinheira Céu, que fala francês.

Onde beber um copo? Café Paraíso. Mais um soberbo café antigo para a sua colecção. Ponto de encontro da juventude local. Casa das Ratas. Uma verdadeira curiosidade esta taberna-adega. Pequena, coberta de pó, com teias de aranha e serpentinas à entrada. Tudo autêntico, ou a fingir? Seja como for, bêbados garantidos. Comem-se pedaços de queijo, peixe frito ou marisco. Bebem-se vinhos locais bons e baratos. A ver: Convento de Cristo. Uma das visitas obrigatórias em Portugal. Um encantamento permanente, um verdadeiro choque arquitectónico. Pelo menos uma hora para a visita. ...Janela do capítulo. É a mais fascinante das esculturas manuelinas do país. Resume e concentra de um modo perfeito toda a arte manuelina, ponto mais alto do delírio vegetal. O musgo contribui ainda mais para lhe dar espessura e relevo contrastado. Musgo a devorar a pedra, vegetal volvendo ao vegetal...

E pronto, aqui fica o essencial das impressões de alguém, certamente pessoa de cultura, que nos visita regularmente e gosta muito desta terra. Ocasião também para perceber um dos motivos que levam o nosso companheiro Rebelo a ser encarniçadamente contra a limpeza da Janela. Mesmo a laser!!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Não sei se era limpeza, mas assim parecia à pouco, quando após a compra do Jornal, passeava pela corredoura e encontro uma grande comitiva do PS, a distribuir os tais panfletos contra a crise.

Limpeza porque além do vereador Carlos Silva, pude ver o candidato Vitorino em largos passos, secundado pela Dra.Anabela Estanqueiro, numa grande conversa com os transeuntes.

Além destes acompanhavam a volumosa comitiva mais de dez pessoas.

Dir-se-ia que andavam em campanha, pelo ar divertido com que abordavam as pessoas, mas não percebo como podem andar assim se ninguém parece querer votar neles.

Aqui há gato. que procuram estes socialistas em Tomar:esclarecer? Hummmm

Anónimo disse...

QUE TRISTEZA É SÓ CLICAR: http://www.omirante.pt/omirantetv/index.asp?idgrupo=2&IdEdicao=54&idSeccao=514&id=28889&Action=noticia

Anónimo disse...

CASA DAS RATAS:

Alto lá, fui lá muitas vezes e nunca vi ninguém com os "copos", apenas a beber uns copos e conversando e nunca saí bebedolas.

Com os copos ficam os que vão almoçar aos melhores restaurantes da terra e tomam como digestivo um ou dois whiskies e depois vão trabalhar... 40% vol álcool,
enquanto a freguesia só aparecia na C.R. depois do dia de trabalho.

Desculpe lá, mas as coisas são assim e só porque é popular não vale enxovalhar.

Alé disso um ou quatro copos de tinto só faz é bem à circulação.

Sebastião Barros disse...

Ninguém disse o contrário! A nossa tarefa consistiu apenas em verter para português o que diz o guia referido. Eventualmente a pessoa que escreveu o guia terá tido azar (ou sorte) no dia em que lá esteve...

Anónimo disse...

A ASAE lixou a Casa das Ratas. Sem as teias de aranha, a parede de mija-cão e os calendárias com aquelas moças desnudas aquilo não tem piada nenhuma, sobretudo para quem conheceu o local noutros tempos...

Anónimo disse...

O Paiva lixou a estalagem de Santa Iria desde que transformou o romântico Mouchão numa savana esquálida. Só faltam umas quantas zebras, impalas e um ou dois leões de fingir para se ter a sensação que se está em África.
Por favor sr. administrador, coloque "no ar" temas actuais. Essas referências a Tomar estão gritantemente ultrapassadas no tempo!

Sebastião Barros disse...

O guia é actual. Foi editado o ano passado. Como a pessoa autora do texto não é tomarense, diria o Nini Ferreira, se ainda cá estivesse, que viu aquilo "com outros olhos". Em linguagem actual poder-se-á dizer que "não usou óculos nabantinos para apreciar a paisagem do Mouchão." Acontece aos melhores e é nosso entendimento que lhe devemos perdoar. Nem todos tiveram o privilégio de nascer por estas bandas...