domingo, 29 de março de 2009

POLÍTICA HONESTA E COERENTE

Em tempo oportuno, comentou-se aqui, de forma deliberadamente muito sucinta, um panfleto que o PS/Tomar anda a distribuir à população. Escreveu-se então que o cabeçalho "Contra a crise a favor de Tomar" era pouco "legível", para não dizer confuso ou tosco. Feito isso, considerou-se o assunto encerrado em termos de apreciação e passou-se a outros temas. Inesperadamente, no quadro do nosso "post" "A acção e a palavra", com a tradução do comentário de Jacques Attali, apareceu-nos o convite aberto à leitura atenta do já referido panfleto, como primeira mensagem. Supomos ter sido iniciativa dos socialistas locais, o que nos leva a aceitar tão amável "convite à valsa", pedindo desde já desculpa pelas eventuais nódoas negras no amor-próprio de alguns. Contra factos...

É claro que o tal prospecto tem um mérito -existe, o que já não é nada pouco numa cidade como a nossa, onde a produção escrita não abunda, por razões que nos abstemos de enunciar por agora. Dito isto, serenamente e sem qualquer ponta de ressentimento ou de acrimónia, aqui vai a nossa opinião frontal.

Além do título manifestamente infeliz, ou pelo menos pouco adequado, o citado escrito é, a nosso ver, incoerente, mentiroso e desprovido de factos justificativos. É incoerente porque ora afirma que "propôs um conjunto de soluções para minorar os efeitos da crise internacional", ora explica que se trata de medidas "para reduzir os problemas existentes no concelho há diversos anos". Afinal em que ficamos? "Minorar os efeitos da crise internacional", que começou a fazer-se sentir no segundo semestre do ano passado, ou "reduzir os problemas existentes no concelho há diversos anos"?

É mentiroso, visto que, depois de ter proclamado ser seu objectivo "reduzir os problemas existentes no concelho há diversos anos", acrescenta logo mais abaixo "Estou certo de que JUNTOS conseguiremos ultrapassar este momento difícil para todos", quando ninguém sabe, a nivel nacional ou internacional, como acabará a crise, nem sequer se acabará. No Japão já dura há dez anos, e ainda ninguém vê luz ao fundo do túnel. Assim sendo, manifestar certeza em relação a "ultrapassar ESTE MOMENTO DIFÍCIL PARA TODOS", não é só faltar à verdade, é cultivar deliberadamente o "discurso oco".

É mentiroso também, dado que refere "As medidas por nós propostas, a seguir indicadas", quando afinal não se segue qualquer indicação de qualquer medida, o que parece indiciar ter sido o texto excertado de outro onde figuravam as ditas propostas agora ausentes.

Finalmente, é desprovido de factos justificativos, posto que acusa a "Câmara, que continua a prejudicar as pessoas e especialmente as pequenas empresas", mas não dá quaisquer exemplos. Não diz onde, como, quando e para quê, mostrando uma vez mais a predilecção pelo discurso oco.

Já sabemos! Já sabemos! Eventualmente vão contra-argumentar que os outros candidatos também... Que o Presidente até fez um discurso paupérrimo na Comunidade do Médio Tejo, etc. etc. Pois tudo isso é verdade, mas lá diz a voz do povo "Com as desgraças dos outros pode a gente muito bem." Por outro lado, cabe recordar que os erros de uns não constituem justificação aceitável para os dos outros.

Acresce que o supracitado panfleto é apenas um sintoma, preocupante é certo, mas apenas sintoma, de uma doença grave e, se calhar incurável -a política pacóvia. É pelo menos a maneira mais amável de classificar aquela foto no blogue do PS, com o pessoal todo de copo na mão numa adega, com a legenda genial "Aqui numa visita, sempre necessária, a uma adega bem afamada na zona, com Carlos Silva, o grande chanceler das visitas." Os mais velhos recordar-se-ão certamente que Salazar disse um dia: "Beber vinho é dar de comer a um milhão de portugueses". Quem diria que, meio século mais tarde, o PS/Tomar adoptaria o mesmo princípio, como forma de combater a crise e conquistar votos. E depois ainda dizem que aqui no tomaradianteira é que há gente com tiques fascistas...

12 comentários:

Anónimo disse...

O PS ao distribuir esta quantidade exorbitante de panfletos não está de todo a dar o exemplo para combater a crise. Esses ditos panfletos andam por aí espalhados e brevemente estarão todos no lixo, ou seja foi dinheiro deitado ao lixo.

John - IpT

Anónimo disse...

Chateia não é?

Pois é pá. Se o PS não faz é porque não faz, se faz é porque faz.

O que parece é: e que eles são os únicos a ter a coragem para dizer, a todos os cidadãos, o que propuseram e que a maioria lhes recusou, isso ninguém lhes tira.

Já sabemos todos que a culpa da crise em Tomar é do PS. É aliás ele há 12 anos que governa a autarquia, como todos sabem.

Como eles dizem lá no prospecto, que tenho aqui em casa e que tem 4 páginas, com todas as propostas, mudar, só para melhor.

A única mentira que lá consigo vislumbrar é não dizer claramente que se querem que tudo continue na mesma em Tomar, escolham os do costume: PSD ou IpT. Aí, garantidamente, nada muda!

Anónimo disse...

Sr. administrador do blogue, vamos a ser sérios como dizia o Vale e Azevedo!
Coloque assuntos reais, não seja utópico!
Onde é que já se viu política honesta e coerente??!!!

Anónimo disse...

Especialmente em Tomar.

Com Corvelo de Sousa e Miguel Relvas na condução da Autarquia: política honesta e corrente?

Só mesmo para rir!

Anónimo disse...

Nem me passou pela cabeça ser assim tão redutor! Estava a pensar no que se passa por esse mundo fora...

...muito menos estava a fulanizar! Mas enfim, quando se abordam estas temáticas há certas coisas que vêm logo à tona.

Anónimo disse...

Com Corvelo de Sousa e Miguel Relvas na condução da Autarquia e com o apoio (encapotado) dos dirigentes do PS local!

Anónimo disse...

Sim, sim. Claro que têm sido os senhores do PS a votar ao lado do PSD. Tem-se visto. Na Câmara e Assembleia é ver, a maioria das vezes é os IpT a votarem ao lado do PSD, contra propostas do PS.

Política honesta e corrente, é acabar com essa conivência activa entre os responsáveis pelos útlimos 20 anos de desgraça de Tomar. Corvelo de Sousa e Pedro Marques são igualha do mesmo saco.

Anónimo disse...

Claro, quem alterou as grelhas dos tempos na assembleia para cortar a palavra a IpT, CDU, BE, quem foi?

Foi o adjunto em acordo com relvas!, que são igualha do mesmo saco.

E depois os outros é que estão a votar com o PSD contra propostas do PS!

Estes xuxas são mesmo vesgos políticos, benza-os Deus!

Nunca aprendem, nem hão-de aprender!!!!!!

Tristeza!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Há guerra no galinheiro! A galitada encrispa-se! Vem aí o jogo do poder! É um salve-se quem puder para agarrar o tachito...nem que seja preciso matar a mãe e o pai!

Anónimo disse...

Quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lado lhe vem - diz o povo.

Ora, se os IpT, a CDU e o BE, não têm eleitos suficientes na Assembleia para terem muito tempo queriam que o tempo lhes viesse de onde?

Só "roubado" aos outros, que por lá têm eleitos.

Ou não será?

QUREM MAIS TEMPO? ELEIJAM MAIS PESSOAS.

Anónimo disse...

Tá bem abelha!

Estão lá muitos PS, então têm direito a lalar à ganância!

Os outros que se lixem!!!!!

Ganda demUcrata!
Socialeiro!!!!!

Escreves tu "ELEIJAM MAIS PESSOAS."

E tu não aleijes o portuguès, pá xuxa!

Deves precisar de colinho!

Vai ter com o chefe do bando que ele dá-to!!!!!!

Anónimo disse...

Para anónimo em 01/04, 7:34:

Singular ideia de democracia a sua! Não lhe parece assim um bocado absurdo tentar fazer na AM de Tomar aquilo que fazem na AR? Não seria melhor acabar com essa idiotia das grelhas de tempos? Não seria melhor deixar cada representante falar quando e quanto quer? É ou não verdade que na AM umna grande parte dos membros nunca abriu o bico? Parece-lhe aceitável tentar calar os representantes das forças minoritárias na AM e depois apelar à participação dos eleitores? Voltou a época da inquisição, em que se defendia o catolicismo queimando seres humanos?