terça-feira, 24 de março de 2009

AS COISAS COMO ELAS SÃO...

António Rebelo

Tomaradianteira fez saber, quando assim o entendeu, que os seus membros tomariam posição sempre que julgado útil, tanto individuaalmente como em bloco. Posteriormente, tive a ocasião de aqui escrever, a título individual, que tenciono votar PS nas europeias de Junho, porque foi esse partido que nos integrou na Europa, para o bem e para o mal; que votarei igualmente socialista nas legislativas, dado o mérito relativo de Sócrates e a ausência de alternativa credível; que não votarei em nenhum dos cadidatos já conhecidos ou putativos nas eleições autárquicas, por me parecer que, sendo todos boas pessoas e pessoas de bem, nenhum está realmente à altura das circunstâncias, o que pode ser trágico para todos nós. Tudo isto se daqui até lá nada mudar, o que parece pouco provável num mundo cujo movimento é cada vez mais acelerado.
Entretanto, a crise foi-se agravando e muitos dirigentes nacionais se têm pronunciado sobre o mundo complicado em que vivemos. Ainda há poucos dias, o Diário de Notícias entrevistou demoradamente Francisco Van Zeller, presidente da CIP - Confederação da Indústria Portuguesa. -Um patrão capitalista, chefe do patronato, dirão todos aqueles cujos óculos partidários não lhes permitem ver as coisas como elas são. Quer se goste ou não, a realidade é que os patrões são os únicos que produzem riqueza, criam empregos produtivos, pagam salários e impostos, tudo sem recorrerem aos impostos dos contribuintes. Por outro lado, o "capitalismo de estado", que vigorou durante mais de 70 anos nos países ideologicamente liderados pela defunta União Soviética, implodiu a partir de 1989. E até a China, farol da maior parte dos esquerdistas portugueses, muitos dos quais integram ou votam agora no Bloco de Esquerda, até a China, dizia eu, escorregou para o modelo capitalista e para a propriedade privada de meios de produção, com a célebre frase de Deng Xiau Ping "Pouco importa a cor do gato; o importante é que cace ratos". Sinal evidente de que o gato-funcionário existente até aí, afinal não era grande caçador.
Postas assim as coisas nos seus devidos lugares, de modo a evitar tanto quanto possível reacções menos cordiais, passo a citar um largo excerto da citada entrevista.
DN - Como avalia a acção de José Sócrates primeiro-ministro de Portugal nestes quatro anos?
FVZ - Há pouco tempo estive a falar sobre isso, e o que achei foi que ele subiu o nível, a fasquia do que é um primeiro-ministro em Portugal. Subiu muito.
DN - Subiu em relação ao governo anterior?
FVZ - A tudo o que a gente conhecia.
DN - Mesmo ao período de Cavaco?
FVZ - Sim. Porque a coragem com que se atirou aos grupos de poder, a enormíssima vontade com que se atirou para reformar várias áreas tão enquistadas na sociedade. Não quer dizer que tenha conseguido, mas demonstrou o que deve ser um primeiro-ministro. Tem de ser reformista, às vezes com violência, tem de procurar novos programas, novas ideias, atirar-se a todas as situações estabelecidas sem medo, e ganhar ou perder. Ele subiu muito a fasquia, e qualquer outro primeiro-ministro que exija menos do que este não vai longe.
DN - Deixe-me ver se percebi. José Sócrates é melhor primeiro-ministro do que foi Cavaco no seu tempo?
FVZ - Não, porque os resultados não deram para isso. Primeiro porque ele não teve as mesmas condições de Cavaco, que teve muito dinheiro e condições fantásticas para governar. Não teve as mesmas condições, e portanto não vai ter os mesmos resultados. Além disso, teve um defeito muito grande -que nós chamámos ao princípio determinação e que agora chamamos teimosia- em não querer mudar certas opiniões que ele próprio acha que são de determinação, e que não são! E, obviamente, não querer ouvir é ser teimoso. Mas teve o que mais nenhum primeiro-minsitro teve -a capacidade de enfrentar e a iniciativa, dele próprio, de enfrentar muitas lutas, muitos problemas e muitas situações estabelecidas. E isso, para mim, é o modelo do que o novo primeiro-ministro tem de ser: muito mais liderante, mais confrontador, mais exigente em relação ao governo.
... ... ... ... ...
(A entrevista integral poderá ser lida no Diário de Notícias de 22 de Março)
Aqui fica, portanto, o que me pareceu importante, vindo de alguém que não é propriamente nem analfabeto em economia, nem simpatizante socialista. Perguntarão alguns, mais cínicos -E que tem isso a ver com a nossa cidade? Tudo. Basta colocar presidente da Câmara onde está primeiro-ministro. Ou pensam que a crise vai passar só com comprimidos de aspirina? Se não houver coragem e determinação...
E depois há outro aspecto a ter em conta: eleitores bem informados são um passo importante para comunidades mais prósperas. Mas para isso temos de lhes fornecer informação séria, consistente, adequada, atempada e isenta. É o que procuramos fazer aqui no blogue. Se o conseguimos ou não, cabe aos que nos lêem emitir opinião fundamentada.

19 comentários:

Anónimo disse...

Também concordo: José Sócrates deve liderar o Governo mais um mandato.Só que, após as elições, devia fazê-lo na base de um PROGRAMA DE GOVERNO DEMOCRÁTICO E PATRIÓTICO PARA 4 ANOS, convidando todos os partidos a entrar nesse objectivo. Os que não quisessem de boa fé entrar neste objectivo assumiriam as responsabilidades.

Portugal precisa urgentemente de uma ampla plataforma de entendimento para superar as dificuldades. Uma medida destas iria varrer naturalmente do sistema partidário parte da parasitagem que o infesta. Iria ainda originar o surgimento de mais um ou dois partidos, mas dava-se a separação de águas. O interesse pela actividade política renasceria para as novas gerações, a sociedade civil revitalizar-se-ia.

Sebastião Barros disse...

A sua ideia até parece excelente, pelo menos em teoria. Alguma vez saberemos o que daria na prática? Duvido muito. De qualquer forma, aqui no blogue já estamos convencidos de que não temos qualquer influência a nível regional ou nacional. E até a nível local, as coisas são bem complicadas. Parece-nos que o mais urgente é tentarmos varrer frente à nossa porta...

Anónimo disse...

O que José Sócrates está a fazer no Governo de Portugal é uma acção forte e consistente, para transformar a sociedade em algo viável e justo.

Para isso têm sido sempre chamados todos os outros partidos. Poucos têm tido essa responsabilidade. Mas Sócrates segue em frente, porque sabe que tem razão e mais importante ainda: tem apoio popular, apesar das centenas de milhar que se manifestam.

Em Tomar o caso é diverso, pois a maioria PSD está cansada e da parte das oposições, que em Tomar são duas, os independentes e o PS, tem havido um combate forte e a apresentação de medidas alternativas.

Temos agora o exemplo dado pelo candidato socialista, Vitorino, num conjunto, bem esgalhado, de medidas contra a crise.

As propostas avançadas, teriam um alcance muito superior às aprovadas pela Câmara.

Assim se faz oposição e se constroi alternativa.

Os outros para os igualarem vão ter que labutar muito e o PSD que percorrar muitos Km's para se conseguir aguentar.

Anónimo disse...

"Temos agora o exemplo dado pelo candidato socialista, Vitorino, num conjunto, bem esgalhado, de medidas contra a crise."

Continua a - propositada - confusão!

O Vitorino é o que aparece perante a comunicação social - sempre, obstinadamente, penetrantemente - mas o Carlos Silva é que dá a cara no executivo, onde continua a ser vereador de direito e de facto!

Todos os outros são sempre eles mesmos e não substitutos de conveniência!

Sebastião Barros disse...

"Um conjunto bem esgalhado de medidas alternativas..."

Estamos numa sociedade que garante o direito de opinião, e ainda bem. Por isso o seu comentário tem todo o cabimento, tanto mais que está numa linguagem limpa. Apesar disso, no nosso entendimento, seria salutar que todos os candidatos e comentaristas se mantivessem com os pés bem assentes na terra. No caso presente, é flagrante que o seu escrito é um texto de propaganda, com pouca ou nenhuma ligação com a realidade, tal como a vêem os eleitores. Não são alguns textos desgarrados, de qualidade e pertinência desiguais, que constituem aquilo a que se pode chamar uma alternativa, tal como um conjunto de 11 pessoas pode muito bem não ser uma equipa de futebol.É até muito grave que persistam na vã tentativa de enganar outra vez o eleitorado, pois isso vem provar que não tencionam mudar de estilo, quanto mais agora arranjar um projecto credível devidamente articulado.
Há até uma maneira simples de saber se estão ou não interessados em cambiar para melhor, mudando de
rumo. Como qualquer projecto sério terá de começar com um conhecimento preciso da situação, o PS, os IpT, a CDU e o BE são ou não a favor de uma auditoria independente e global à Câmara e aos SMAS? Se são, estão à espera de quê para a proporem, no executivo e na AM? Já alguma vez decidiram avançar por aí, em conjunto ou não? Porquê?
É tempo de acabar com o palavreado balofo, que a crise não se compadece nem se resolve com actuações de faz de conta.

Anónimo disse...

Uma candidatura que se preze proporá esta medida estruturante e tudo fará para que ela se viabilize .

Entretanto já alguns fizeram participações perante o IGAT, o Tribunal de Contas, o Procurador-Geral da República e aguardam que estas entidades actuem.

Só actuaram no caso do novo conselho de administração dos smas (vulgo comissão política do psd) exigindo a ratificação de todas as decisões irregulares.

Anónimo disse...

Meu caro Rebelo, estou crente que ninguém está preocupado em que partido você vai votar.
Julgo que nem com este adoçar de boca , você vai lá. Refiro-me a escolherem-no para figura de proa do PS em Tomar.
É vida. Nem todos nasceram com o cu virado para a Lua.
E já lá diz o velho sábio: Não é candidato quem quer, mas quem os outros querem!

O Observador

Anónimo disse...

"Meu caro Rebelo estou crente que ninguém está preocupado em saber em que partido você vai votar..."

É a sua opinião, tão respeitável quanto qualquer outra, mesmo oposta. Penso aliás que as pessoas realmente não estão preocupadas com aquilo que eu penso, mas são bem capazes de estar interessadas em saber aquilo que eu penso. O resto é secundário. Limito-me a manter a minha disponibilidade e a reafirmar que tenho um projecto coerente e credível para Tomar.Mas não faço disso cavalo de batalha. Só avançaria se houvesse um largo consenso na sociedade tomarense, o que nunca vai acontecer pois a nosssa comunidade é um ninho de frustrados invejosos.
Para mim até é conveniente, dado que ainda não me fartei de estar bem. Apenas não quero é que possam dizer com verdade que, quando chamado, não honrei a minha obrigação de cidadania. Mas desconfio que o pessoal nem sequer sabe o que isso é...

António Rebelo

Anónimo disse...

AH você tem um projecto para Tomar???

Pois, coincidência! Eu também tenho!...

O Observador

Anónimo disse...

Pode não gostar do Vitorino e da sua equipe, mas lá que coragem e persistência não lhes falta, ah isso não.

E já agora, na minha fraca opinião, passar a vida a fazer queixinhas a esta entidade e aquela, mais não é do que fazer a política do parolo. Como não sabe o que dizer, diz que se vai queixar. Ora, meu caro, faça-se Homem e vá há luta e deixe de agir como criança.

Anónimo disse...

Para observador:

O seu comentário, de aparente fina ironia, parece ter um objectivo: desdenhar do trabalho dos outros. Pois bom proveito

Anónimo disse...

O Vitorino, que se saiba, nunca teve nem tem qualquer equipa. Quando muito meia dúzia de camaradas de quem não se conhece qualquer trabalho ou intervenção cívica dignos de menção. Sobre a coragem não se consegue vislumbrar a que se refere. Já a persistência, é como diz o Van Zeller, quando não se ouvem os outros é pura teimosia que não leva a nada de bom. Quanto à parte final do comentário, mais vale fazer de conta que não se leu. Quando as pessoas não se enxergam, que havemos de fazer? Apenas uma pergunta, para concluir: Quem é que se anda a queixar, onde, como e para quê?

Anónimo disse...

O Sr.Dr.Rebelo, nem sempre as pessoas escrevem para si neste blog.

Atente a alguns comentários anteriores e verá a quem se dirigem as acusações de "queixinhas".

E já agora, já vai sendo tempo de ler o papelucho que aquele esperto do gordo do Cristóvão lhe deu para assinar lá no PS...

Até em velho se aprende, homem.

Anónimo disse...

Sr. Dr. António Rebelo

Agora que é professor jubilado e está fora das trapalhadas da escola é muito fácil votar no sócrates e nessa organização nas eleições nacionais.

Mas tenha muito cuidado, porque se volta a haver uma maioria absoluta ainda lhe reduzem a reforma e/ou o obrigam a dar aulas de novo e lá fica o arrependimento e lá vem a revolta.

Se fosse a si e cá por coisas não dava o meu voto à
organização do socrates.

Não se esqueça que o voto é a arma do povo e este deve utilizá-la com disparos certeiros!

Vá por mim e tenha cautelas, que, com caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém!!!!!

Anónimo disse...

Para anónimo em 25/03, 2:35:

Obrigado pelo aviso. Acredite, porém, que julgo saber o que escrevo e para que escrevo. Por enquanto...
Sobre o que acontecerá após as legislativas, já alguém disse que a previsão é uma ciência muito falível, sobretudo quando se trata de prever o futuro. Dito isto, qualquer que venha a ser o resultado das eleições e o governo daí resultante, as coisas não vão ser nada fáceis para ninguém. O
13º e o 14º meses correm o risco de ir à vida. Emprego para toda a vida, só em funções de soberania
-justiça, diplomacia, forças de segurança. O resto passará a ser descartável. Não é de excluir uma redução das pensões de aposentação médias e altas, da ordem dos 10% no mínimo, o mesmo acontecendo aos vencimentos. Notícias sombrias? Pois são. Mas acredite que não tenho prazer algum no desempenho involuntário do papel de ave agoirenta. Ocorre simplesmente que, como escrevia Cunha Rego, as coisas são aquilo que são. Qualquer que venha a ser o governo.
Estamos mal habituados e a cadela começa a não poder com tanto cão.

Anónimo disse...

Mas V.Sª pensa que a cadela aindavai aguentar consigo (passe a expressão) e, então, apoia os actuais donos do canil.

Mas, estes cães (e os amigos) são de muito alimento, parecem os vampiros - comem tudo e não deixam nada!

Logo, amanhe-se enquanto é tempo!!!!

Sebastião Barros disse...

Não são donos do canil. Apenas administradores a termo certo. Donos do canil somos nós todos, que por isso temos o direito de indirectamente os escolher. Dado que não vislumbro actualmente qualquer outro administrador capaz, apesar de todos os esforços que faço nesse sentido, sou levado a votar no mesmo de há 4 anos. Tem defeitos? Tem sim senhor! Conhece algum que os não tenha? Quem é que que acha que devia ganhar? O Portas, para abrir as ditas à direita? O Jerónimo, que nem saberia o que fazer? O Louçã, que provavelmente nem aceitaria desempenhar o cargo? A Dona Manuela, só porque tem Leite? Isto não está mesmo nada fácil. Nem para lá caminha. Pelo contrário.

Anónimo disse...

Pois é, pois é.

Mas se não reformarmos esta m.... onde é que se vai buscar o dinheiro?

Deixem-se de tretas e abram os olhos e comecem a trabalhar.

Anónimo disse...

Deixem-se de tretas e abram os olhos e comecem a trabalhar, como eu adjunto luis!