domingo, 22 de março de 2009

REPTO À OPOSIÇÃO QUE TEMOS

Quem tiver habilidade para ouvir e interpretar a opinião pública e/ou publicada no concelho de Tomar, constatará imediatamente que o sentimento generalizado é de desânimo, com expressões do tipo "é tudo a mesma gente", "tão bom é Pedro como é Paulo", "são farinha do mesmo saco". Exactamente o que acontece, com uma ou outra variante, a nível nacional. Ou seja, em ambos os casos os membros da oposição não conseguiram, pelo menos até agora, inculcar no corpo eleitoral a ideia de que têm soluções susceptíveis de constituirem alternativas credíveis.
A nível nacional, tudo indica neste momento (ver crónica de J. A. Saraiva, no Sol) que Sócrates vencerá as próximas legislativas, com maioria absoluta. Não tanto por mérito próprio, que também o tem, mas sobretudo por ineficácia do PSD, já que PCP e BE servem apenas para ornamentar e acicatar o governo.
A nível local, com o devido respeito por todos, mas igualmente com firmeza republicana e frontalidade democrática, a maioria PSD tem podido errar à vontade e com abundância graças à patente inépcia facilitadora de toda a oposição. E a situação é ainda mais grave e sombria porque os seus protagonistas persistem em negar a realidade. Tanto uns como outros consideram que têm agido muito bem e com total eficácia. Que os erros cometidos por uma das partes foram, naturalmente, culpa da outra parte. Numa frase agreste mas clara: Trabalham mal mas não dão, ou fingem que não dão por isso.
Em tempo de crescimento económico, de fartura, de vacas gordas, as asneiras eram facilmente absorvidas com mais uns fundos por aqui, umas verbas por acolá, uns subsídios mais além. Todavia, tudo indica que esse tempo acabou e não voltará mais. A crise agrava-se de dia para dia, ao mesmo tempo que se vai modificando, passando de imobiliária a financeira, depois a económica, agora a social, dentro de semanas a política. Urge portanto encontrar modelos económicos/políticos alternativos, sobretudo a nível local, onde não é tão complexo.
No caso tomarense, perante a convicção maioritária de que nas próximas autárquicas não teremos nenhuma escolha real, dado que qualquer dos candidatos, conhecidos ou previsíveis até agora, já demonstrou anteriormente não ser de primeira água, é premente intentar modificar em tempo útil tal estado de coisas. Ao contrário do geralmente admitido, as eleições não se ganham no dia do escrutínio mas muito antes. Na data marcada já está tudo decidido, mesmo antes de entrarem nas urnas os primeiros votos.
Conscientes das carências locais a nível humano, que não são unicamente da maioria ou da oposição, mas igualmente de outros sectores, designadamente da comunicação social, os integrantes de Tomar a dianteira decidiram lançar um repto aos eleitos (Câmara e Assembleia Municipal) e à comunicação social (jornais e blogues locais), nos seguintes termos: É-vos concedido um prazo de 60 dias, até sexta-feira, 22 de Maio, para conseguirem
A -Publicar o essencial do projecto "Cerrada dos Cães/Mata dos Sete Montes", ou demonstrar de forma inequívoca que a maioria PSD agiu deliberadamente para impedir tal publicação;
B -Publicar o essencial do projecto "Moagem/Central eléctrica/Lagares da Ordem", ou demonstrar de forma inequívoca que a maioria PSD agiu deliberadamente para impedir tal publicação;
C -Factores convergentes indiciam que algo pode não estar totalmente correcto no que concerne ao tratamento de esgotos e respectiva taxa cobrada em conjunto com o recibo da água. Esta situação pode já durar há vários anos e ascender a alguns milhões de euros. Os eleitores/pagadores têm, naturalmente, o direito de saber circunstanciadamente o que se passa, designadamente nos termos do direito à informação e do artigo 5º da Lei 46/2007, de 24 de Agosto.
Será a oposição, serão os jornais, capazes de desfazer estes três novelos políticos e de publicar o apurado? Em todos os casos, não bastarão generosas generalidades, como é habitual. Pretende-se o tutano de cada uma das questões colocadas, ou seja, publicar tim-tim por tim-tim o que for apurado, pois não estaremos de certeza no domínio da segurança do estado.
Após 22 de Maio, Tomar a dianteira reserva-se o direito de iniciar acções tendentes a esclarecer cabalmente os eleitores interessados.

Redacção de tomaradianteira.blogspot.com

4 comentários:

Anónimo disse...

ESTOU DE ACORDO COMO O P8 ISTO É TUDO IGUAL CONTUDO NÃO VAMOS NEM DAQUI A 10 ANOS INOVAR EM POLÍTICA. NÃO SEI SE VIRAM OU NÃO O FILME "O DIA EM QUE A TERRA PAROU" MAS NO MESMO ESTÁ UMA MENSAGEM HÁ MUITO CONHECIDA: NÓS SÓ MUDAMOS À BEIRA DA DESGRAÇA. QUE EU SAIBA AINDA NÃO VI NENHUM DOS CANDIDATOS E OUTROS QUE AÍ VIRÃO, COMO O RESPONSÁVEM POR ESTE BLOGUE, A VIVEREM MAL OU NAS RUAS DA AMARGURA. TÊM HABILITAÇÕES, PROFISSÕES, CULTURA E DINHEIRO SUFICIENTES (E TUDO ISTO LEVA AO À TEIMOSIA CRÓNICA)PARA SE DISTANCIAREM DESSE ABISMO POR ISSO PRA QUÊ MUDAR?
EU POR MIM NÃO VOTO EM ELEIÇÕES NENHUMAS E ACONSELHO A TODOS OS JOVENS A FAZER O MESMO MAS NÃO VAI SER PRECISO POIS ESTÃO DISTANCIADOS DO NOJO DA POLÍTICA LOCAL E NACIONAL EM QUE GRAÇA A CORRRUPÇÃO, O COMPADRIO, O TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS... TUDO TUDO O QUE SABEMOS MAS NÃO TEMOS PROVAS SUFICIENTES... ORA VEJAM O CASO DO FREEPORT. O P. GERAL DA REPÚBLICA NÃO TOCOU NO ASSUNTO POIS ESTAVA O SÓCRATES ENVOLVIDO MAS O CRAVINHO FALOU E ESCREVEU SOBRE O ASSSUNTO E FOI MANDADO EMBORA. NÃO É VERGONHOSO OS FAMINTOS E CRIMINOSOS ANDAREM À SOLTA NO PROCESSO CASA PIA? QUEM GANHAVA OS CONCURSOS PÚBLICOS VOLUMOSOS EM TOMAR PARA OBRAS PÚBLICAS NO TEMPO DESPÓTICO DO PAIVA? O JOÃO SALVADOR! E AGORA?
FICO POR AQUI POIS É MELHOR!!!!!!!

Anónimo disse...

Realmente não se pode deixar de constatar que ultrapassaram-se os limites de tudo na acção politica, veja-se, a título de exemplo a crónica de Isabel Miliciano no Templario denominada "Deviamos ter Vergonha". Por um lado uma classe parasitária de sobreviventes acomodados e improdutivos profissionais angariadores de subsidios, e do outro uma classe que abusa do poder atribuido legal e estatutariamente que vai além do permitido para intercambiar favorecimentos, no meio uma desmoralizada classe produtiva, mas sufocada com o desemprego e com impostos acordados à margem da opinião pública. É chocante mas se não mudarem restará areia e pó num concelho que já foi origem dos Descobrimentos e da redacção da Independência de Portugal. Há que despertar.
Cumprimentos aos tomarenses dignos desse nome.
JSR.

Anónimo disse...

Como da maioria PSD continua a não se saber o que faz e da oposição "independente", tirando a defesa dos interesses pessoais, nada mais se sabe, resta-nos ir vendo as propostas e ideias do http://pstomar.blogspot.com.

Aí à soluções. Outras? Não se conhecem.

Anónimo disse...

"Aí à soluções."

Aí não Há soluções!

Propaganda, propagamda, propaganda!

Tudo colado com cuspo, só teoria balofa, sem qualquer substância, em navegação à vista, para encher o olho e enganar eleitores distraídos!

Claro que são os melhores ... no arame!!!!!!