segunda-feira, 23 de março de 2009

É MELHOR IR AVISANDO...

Perante o "estado de urgência", um sindicato sueco aceitou a redução de salários
Será que o sindicato sueco IF Metall "traiu" os seus filiados? A decisão desta organização sindical, uma das mais importantes do país, com 400 mil aderentes no sector industrial, de aceitar reduções salariais, provocou agrestes protestos dos outros sindicatos.
Com efeito, no passado dia 2 de Março, IF Metall decretou o "estado de urgência", anunciando que tinha assinado com as organizações patronais "um acordo de crise", o qual permite reduções do tempo de trabalho acompanhadas de diminuições de salário, que não poderão ultrapassar 20% do rendimento habitual.
Um trabalhador poderá, por exemplo, numa determinada semana, ter um dia de formação e outros dois em casa, mantendo mesmo assim pelo menos 80% do salário. "Mais de 25% dos nossos filiados estão em risco de perderem os empregos daqui até ao Verão", anunciara o sindicato duas semanas antes da decuisão-choque agora tornada pública.
"A economia sueca e o mercado do trabalho sofrem a maior crise conhecida até agora", acrescentou o secretário geral do sindicato, em resposta a alguns protestos. ... ...

Olivier Truc - Le Monde 21/03/09

Sem comentários: