sexta-feira, 13 de março de 2009

OUTRA VEZ A LIMPEZA DA JANELA


António Rebelo
Provavelmente convencidos, como antigamente, de que o País é Lisboa e o resto é paisagem, volta não volta há uns crânios que anunciam o que convém aos provincianos toscos que somos. Aqui há uns bons anos, alguém determinou que a Janela do Capítulo necessitava com urgência de uma boa limpeza. Dada a oposição das pessoas que foram ouvidas, ninguém ousou avançar com a peregrina ideia. Mais recentemente, ninguém sabe muito bem por que carga de água, uma jornalista do Expresso, mostrando uma foto de dois prumos de madeira, no Claustro da Hospedaria, segurando um artesão vítima do salitre, afirmou que o Convento de Cristo ameaçava ruína. Acrescentou, baseada não se sabe em que dados, que a Janela Manuelina estava seriamente ameaçada por musgos e líquenes, pelo que necessitava de ser limpa. Houve, naturalmente, alarme, auscultações a nível local, e tudo amainou. Era um daqueles exageros lusitanos.Mas foi sol de pouca dura.
Desta vez, tomando como pretexto a eleição das sete maravilhas portuguesas no mundo, o conceituado Diário de Notícias resolveu brindar outra vez os tomarenses amantes do Convento com o disco da necessária limpeza da obra-prima de Diogo de Arruda. Não explica porquê, nem como, nem para quê. Fala de cátedra -"é preciso remover os líquenes da Janela", e pronto. Está escrito, está escrito.
Com a autoridade que me advém da circunstância de conhecer, amar e dialogar com a Janela há mais de 50 anos, repito o já dito anteriormente: Por favor, deixem-na descansada, para alegria e sossego dos tomarenses. O seu estado actual é, praticamente, o mesmo dos anos 50 do século passado. Os musgos e líquenes fazem parte daquela patine que só os séculos dão. Além disso, cobrindo os poros do calcáreo, protegem-no das chuvas ácidas, cada vez mais agrestes. Após 499 anos de exposição à chuva, ao vento, aos musgos e aos líquenes, não se nota na Janela qualquer indício de degradação grave. Faltam-lhe as duas imagens, uma em cada nicho lateral, mas isso é outra questão.
Tendo em conta o que antecede, não será já mais que tempo de os arautos da citada limpeza argumentarem convenientemente a sua pretensão? Bem sei que agora começaram a falar de limpeza a laser, extremamente onerosa, pelo que haverá necessidade de mecenas, blá-blá, blá-blá. Trata-se, bem sei também, de uma tarefa muito cara, o que justifica tanto alarme em ano de três eleições. Cuidado porém. A Janela é sagrada e com o sagrado não se brinca nem se negoceia. Alguém pode garantir que, uma vez limpa a laser, aquela obra manuelina conservará o mesmo aspecto e a mesma resistência às intempéries? Que estudos foram feitos nesse sentido? Gostariam mais de a ver com aspecto de novo, como ousaram fazer à Ermida da Conceição?
A janela é do país e do Mundo; mas antes de mais é dos tomarenses. Respeitem-nos respeitando-a!

7 comentários:

Anónimo disse...

Subscrevo incondicionalmente.

Anónimo disse...

deviam era limpar as mãos à parede!

e ainda tinham de limpar a borrada que têm andado a fazer!

se a incompetência, a arrogância e indecência fossem músicas, não havia ouvidos para tanto ruído!

vão mas é para a estiva, de pá e pica! há pr´aí tantos terrenos para cavar .....

Anónimo disse...

TANTA MERDA COM A JANELA? E OS POBRES? O QUE É MAIS IMPORTANTE? SÓ NÓS TEMOS A JANELA E EXISTEM POBRES PELO MUNDO FORA MAS PRIMEIROS ESTÁ O SER HUMANO, PORRA!
PARA ISSO É QUE PO P8 ESTUDOU ECONOMIA E É DE EXTREMA ESQUERDA!

Anónimo disse...

Há uma empresa em Tomar, a Elitomar passe a publicidade, que pode disponibilizar pessoal e recursos para a limpeza da janela do Capítulo.
As senhoras da limpeza vão lá com baldes e esfregonas e lixívia e poêm aquilo num brinquinho que é um vê se te avias...!!!

Rui Ferreira disse...

"Há uma empresa em Tomar, a Elitomar passe a publicidade, que pode disponibilizar pessoal e recursos para a limpeza da janela do Capítulo.
As senhoras da limpeza vão lá com baldes e esfregonas e lixívia e poêm aquilo num brinquinho que é um vê se te avias...!!"

Se calhar levam muito caro!!
As esfregonas são a laser??
Isso é que dava jeito!
tens o telefone deles??

Anónimo disse...

Danou-se!!!

Anónimo disse...

É melhor ouvir o que disse a Drª Iria Caetano, directora do Convento de Cristo na grande entrevista à Rádio Hertz, primeira entrevista concedida à comunicação social, depois de nomeada para o lugar "Está também em curso a análise de uma futura intervenção considerada urgente na Janela do Capitulo. Aqui a responsável pelo monumento considera que este processo tem de ser levado a cabo com muito cuidado e com absoluta segurança em relação aquilo que se pretende fazer, não havendo para já consenso entre os técnicos quanto à melhor forma de intervir. O financiamento é outro problema e à semelhança da intervenção na Charola o mecenato é também uma hipótese para obter os fundos necessários, ou parte, para a recuperação da Janela".
Link para ouvir, http://www.radiohertz.pt/?pagina=programas