sexta-feira, 13 de março de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

Redacção de Tomar a dianteira Colaboração CLIPNETO
Ida a agradável surpresa provocada, na semana anterior, pela entrevista de Bento Baptista ao Mirante, sobre a qual os jornais tomarenses ainda não escreveram nem uma linha, esta semana o grande acontecimento foi o caso dos plátanos junto a Santa Marria dos Olivais. Enquanto Cidade de Tomar levou o tema para a página 9, sob o título "Corte e arranque de plátanos", O Templário puxou-o para a primeira página, titulando a três quartos, "Câmara abate plátanos". Já na página 5, o semanário dirigido por José Gaio desenvolve o assunto a toda a largura, publicando 4 fotografias de várias épocas. O mais curioso nesta questão,vem a ser a evidente divergência sobre a decisão do citado corte. Aqui deixamos dois excertos, para que cada leitor possa fazer o seu juizo. Escreve o Cidade de Tomar, na página 9, a três colunas, :"Segundo informação prestada pelo presidente da Câmara de Tomar, Corvêlo de Sousa, a queda de uma das árvores, na passada semana, dada a forte ventania que se fez sentir, foi o motivo imediato para o corte que já estava previsto, atendendo a que as mesmas ameaçavam desabar sobre a Torre Sineira ou o portal da Igreja." Abstraindo o evidente exagero de quem evocou a possibilidade de os plátanos chegarem até ao portal da igreja durante a queda eventual, ressalta a informação inequívoca de que "o corte já estava previsto".
Sediado Além da Ponte, mais próximo portanto do acontecimento em causa, outra é a visão do Templário, na página 5: "No dia 10, terca-feira, os serviços da Câmara de Tomar mandaram cortar os seis grandes plátanos em frente à Igreja de Santa Maria dos Olivais. Uma intervenção criticada por uns e elogiada por outros. O abate não estava previsto no projecto de arranjos exteriores da responsabilidade da Tomar Polis e até passou à margem desta empresa."
Se calhar, para escaparem ao cruel dilema "previsto/não previsto", O Ribatejo e o Mirante nem uma vírgula dedicaram ao assunto. Para a semana, talvez... Em contrapartida, O Mirante noticia as quezílias entre Rosa do Céu e Manuel Faria, que ainda agora começaram a tentar agir em conjunto, dado fazerem parte da direcção do mesmo organismo público. Sempre cautelosos, os semanários nabantinas não parece terem tido conhecimento do assunto, apesar de Cidade de Tomar titular, a duas colunas, na página 11 "Manuel Faria coordenador da Sub-comissão da Economia do Plano Regional de Ordenamento da Área Metropolitana de Lisboa", o que certamente não deixará de surpreender muitos leitores.
A fechar, esta pérola do Mirante, na última página: "Estação dos CTT de Tomar reabre no final do mês. ... ... ...Até lá, os utentes devem continuar a dirigir-se às instalações provisórias na Rua de S. Gião." Que, por acaso, até se chama Travessa de Gil de Avô. A Rua de S. Gião é a Rua de Trás. Deve ser para incitar os utentes a irem ver o lindo enquadramento da Ponte do Flecheiro. Ele há coisas!

3 comentários:

Anónimo disse...

Outra notícia que falta nos Jornais de Tomar:

"Ministro Vieira da Silva, com a pasta do Trabalho e muito contestado pelos sectores sindicais, do PCP e do BE, estará presente em Tomar no SÁBADO dia 28 de Março, pelas 15H00, para inaugurar a nova creche da Sociedade Filarmónica Gualdim-Pais.

A presença em Tomar, deste destacado dirigente e Ministro do Governo Socialista, vem dar relevo ao maior investimento realizada na valência de creche, no Distrito de Santarém e é o reconhecimento, da Gualdim-Pais e da Cidade de Tomar, ao esforço que o Governo tem feito, para o investimento no apoio às famílias."

Os empenhados e atentos dirigentes locais do PS, não serão estranhos a mais esta presença de um Governante em Tomar, valorizando a obra realizada, no decurso destes quatro anos de Governo Sócrates, sendo certas as ligações afectivas que quer Hugo Cristóvão (Presidente do PS Nabantino), quer Luis Ferreira (Adjunto do Governador Civil), quer Anabela Freitas (Directora do Centro de Emprego e filha de um Director)têm à Gualdim-Pais.

Anónimo disse...

E estes gajos a dar-lhe!

Raio de Comissão de Propaganda do PS!

Irra!

Só falta dizer que o Ministro andou no jardim de infância com o militante fulano, é primo da militante cicrana, vem a Tomar visitar o militante beltrano e assim por diante!

Já agora também deviam aprender que os 150 metros da Rua D. Lopo Dias de Sousa que vai até à Av. Mello e Castro (Circular do Hospital) se inclui na Rua Fernando Lopes-Graça, da qual o Dr. António Rebelo aqui mostrou a fotografia da placa toponímica.

Mas para isto já não lhes toca a música!

Anónimo disse...

Sim meu caro, mas quem é que propôs que esse troço de Rua fosse arranjado, no Município?

Se calhar foi o PS, não?