quinta-feira, 19 de março de 2009

SOBRE TURISMO E CAMPISMO

Agora que, num clima de crise que é a mais grave desde pelo menos 1939, o comércio local, os hoteleiros e os proprietários de restaurante se lastimam que os turistas não vêm cá abaixo, convém lembrar duas ou três coisas. Designadamente tendo em vista as próximas autárquicas.
A primeira dessas coisas consiste em esclarecer que, salvo melhor opinião devidamente fundamentada, o total anual de visitantes do convento pouco aumentou desde 2003. Se assim é, porque será que agora se queixam de que há menos turistas cá em baixo? O que mudou desde então? Apenas um facto importante ocorreu nesse ano -o encerramento do parque de campismo, no final da época turística, de forma provisória e para evitar aos campistas o pó e o barulho das obras do pavilhão, lia-se na informação que reproduzimos acima, subscrita pelo actual presidente da Câmara.
A segunda dessas coisas passa pela explicação real para o alegado encerramento provisório, que se mantém volvidos quase seis anos. É agora evidente que se pretendeu acabar com o parque de campismo dentro da cidade, por causa dos "turistas de pé descalço", ao arrepio do que deveria ter sido feito.
A terceira e última dessas coisas é lembrar aos interessados no incremento do turismo local que não se podem plantar nogueiras, na esperança de se virem a colher melões. Cada um só pode esperar colher aquilo que plantou/semeou. Afastar os "caracóis" e outros turistas menos abonados, na esperança de poder vir a atrair clientela mais abonada, só deve ser empreendido depois de se ter a certeza de que há recursos qualitativos para isso. Caso contrário é a ruína, e foi o que nos aconteceu...

23 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que publicam cópia da deliberação de encerramento do Parque de Campismo e é bom relembrar que foi a escassos dias do início da Festa dos Tabuleiros.

Também é importante salientar que houve três votos a favor (um do Corvelo - proponente - outro do Carrão e outro que parece ser do Zé Mendes) e o voto contra do Fernando Santos, com esclarecedora declaração de voto.

À reunião faltaram três personagens: (estrategicamente!) o Presidente da Câmara - Paiva e dois Vereadores da maioria, que assim se livram da responsabilidade política deste acto em si, que lesou os interesses económicos (e não só!) de Tomar e da sua população!

A história já o registou e não absolverá esses três culpados de facto e os seus mentores!!!!!!!

Anónimo disse...

Quando dou com presidentes de câmara a "alindar" as ruas principais alterando a calçada original, retirar os passeios, acabar com estacionamento das excurções na Várzea pequena, a trazerem a si o pelouro da cultura, fico com o retrato desse presidente. Não presta.

Anónimo disse...

Desse da altura e do actual, que foi quem de facto assinou o decreto da morte do parque.

Como todos sabemos foi depois o BE num primeiro momento e depois o PS, já sob a batuta do Luis Ferreira e Hugo Cristóvão, que trouxeram até à ribalta a questão estratégica do Parque, como fomento do turismo em Tomar.

Mais tarde apreceram os IpT que também fizeram coro com os demais e após proposta do PS de instalação em Tomar de uma ou várias localizações para Autocaravanas, lá decidiu a Câmara instalar um Parque desses, pasme-se, no Parque de Campismo que se havia encerrado "provisoriamente" em 2003.

Um aotocaravanista

Anónimo disse...

A proposta dos IpT para a instalação das auto-caravanas no Parque foi a única forma de levar os "cabeça" duras do PSD (após Paiva, obviamente) a aceitar a reabertura do Parque que sempre chumbaram.
Agora há que aproveitar a decisão para lhe dar a pretendida dimensão para outros campistas.
Por vezes é preciso por alguma açúcar na palha para uns burros teimosos a comerem.
Ah! e ainda fica a faltar o parque de campismo no Açude de Pedra para complementar este Parque urbano.
Quanto ao da Machuca, "menino dos olhos" e arma de arremeço de alguns tolaços, esqueçam!!!!!
Ali no futuro pode construir-se um bom Parque Multiusos (Certames de Feiras e Exposições e até desporto) para dinamizar a zona e ligá-la ao espaço urbano.
Pensem nisso!

Anónimo disse...

A solução dos IpT de colocar as autocaravanas no extinto Parque de Campismo é um disparate pegado.

Só aceita isso quem nada percebe de autocaravanismo e quem quer tapar o sol com a peneira, leia-se, esconder a sua incompetência de encerramento sem nexo do mesmo.

Criar espaços para autocaravanas, em sentido europeu, na Cidade e no Concelho, conforme foi proposto pelo Arquitecto Vitorino, era a melhor forma.

A solução encontrada, votada pela maioria PSD+Independentes é um verdadeiro disparate, volto a afirmar.

Vão estudar as soluções da Europa e depois falamos!

Anónimo disse...

Pois é, agora se percebe bem como apareceu a célebre proposta do Parque de Campismo da Machuca.

E melhor se entende que os xuxas preferiam que o Parque tivesse continuado encerrado, a que os laranjas acabassem por ceder a uma proposta dos independentes.
Se as propostas de reabertura do Parque de Campismo fossem dos xuxas estava tudo bem!
Como não foram ...!!!!!
Miséria!
Tristeza!

Anónimo disse...

Ó sua besta ignorante. Ainda os independentes andavam a catar milho para dar aos pombos na Praça da República, já o PS tomava posições publicas no sentido da reabertura do Parque de Campismo, provisoriamente encerrado pelo actual Presidente de Câmara.

Se tiver um bocadito de tempo p'ra ler, poderá ver que a proposta do Sr.Carlos Silva de Dezembro de 2005, foi no sentido de encontrar solução para ter um Parque de Campismo Municipal aberto a tempo da Festa dos Tabuleiros de 2007, que nunca foi incompativel com a recuperação do actual.

As decisões empre foram tomadas pelo PSD: fechar, decidir onde colocar outro, não o fazer, recusar a proposta do PS do Parque de Autocaravanas, aceitar a dos Independentes de colocar a antriormente recusada proposta do PS no actual Parque. Tudo decisões do PSD.

Vê-se bem quem andou a reboque e a fazer "favores". Estilos...

Por isso, pífaro no sítio!

Anónimo disse...

ó seu xuxa "sábio" com que então

"já o PS tomava posições publicas no sentido da reabertura do Parque de Campismo, provisoriamente encerrado pelo actual Presidente de Câmara".

a malta agradece que vosselência diga quando e quais, tá bem?!


ficamos à espera seu xuxa entubado!!!!!!

Anónimo disse...

e já agora, faça vosselência o obséquio de meter o pífaro ... na boca e comecar a tocar,

mas atenção música para o ouvido de leigos,

tá bem?!

seu SOCRATINO!

Anónimo disse...

Sexta-feira, Março 19, 2004

COMUNICADO DE 14 DE MARÇO

O PS de Tomar, em resultado da avaliação que realizou na sua Comissão Política de 14 de Março de 2004, torna públicas as seguintes conclusões:

1. O PS DE TOMAR DEFENDE QUE NA EXECUÇÃO DAS SUAS DIVERSAS INTERVENÇÕES, A CÂMARA GARANTA EM CADA FREGUESIA, SEMPRE QUE VIÁVEL PEDAGÓGICAMENTE, NUM QUADRO DE REFORMULAÇÃO DA CARTA ESCOLAR, A MANUTENÇÃO DE PELO MENOS UMA INFRA-ESTRUTURA ESCOLAR (PRÉ-ESCOLAR E PRIMEIRO CICLO, SALA POLIVALENTE, CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS, REFEITÓRIO E COZINHA), TOMANDO AINDA MEDIDAS EFECTIVAS PARA A SEGURANÇA DO TRANSPORTE DAS CRIANÇAS.

2. O PS DE TOMAR DEFENDE A ADEQUAÇÃO DO REGULAMENTO DE TAXAS E LICENÇAS PARA A CONSTRUÇÃO, AOS VALORES MÉDIOS PRATICADOS NA REGIÃO, INSTANDO A CÂMARA A QUE COM URGÊNCIA CRIE E IMPLEMENTE UM REGULAMENTO DE REDUÇÕES E ISENÇÕES, MELHORANDO AS MEDIDAS DE DISCRIMINAÇÃO POSITIVA À CONSTRUÇÃO NOS NÚCLEOS URBANOS RURAIS E, BEM ASSIM, PROMOVA A CRIAÇÃO DE BOLSAS DE TERRENOS NOS REFERIDOS NÚCLEOS.

3. O PS DE TOMAR DEFENDE A CRIAÇÃO URGENTE DE DOIS ATRAVESSAMENTOS DO RIO NABÃO NO ESPAÇO URBANO DA CIDADE, UM A NORTE E OUTRO A SUL, EM COMPLEMENTO À REDE DISTRIBUIDORA.
O ATRAVESSAMENTO A NORTE A PARTIR DA ESTRADA DO PRADO, NA ZONA DA ARRASCADA, LIGARÁ À ZONA DE LAZER DAS MARGENS REQUALIFICADAS DO RIO NABÃO E ÀS ÁREAS URBANAS ADJACENTES.
O ATRAVESSAMENTO A SUL, A PARTIR DA ESTRADA DE CARVALHOS DE FIGUEIREDO, NA ZONA DE S.LOURENÇO, LIGARÁ À ZONA DE MARMELAIS, PERMITINDO A INTERLIGAÇÃO DAS ÀREAS URBANAS.

4. O PS DE TOMAR DEFENDE A MANUTENÇÃO DO PARQUE DE CAMPISMO NA SUA ACTUAL LOCALIZAÇÃO. DEVERÁ SER URGENTEMENTE PROMOVIDA A SUA REABILITAÇÃO, INTEGRADA NUMA INTERVENÇÃO REQUALIFICANTE DA PISCINA VASCO JACOB, A INICIAR AINDA ESTE ANO.
A SUA EXPANSÃO PARA A ZONA CONTÍGUA À VALA DA FÁBRICA DE FIACÇÃO DEVE DE SER CONSIDERADA, GARANTINDO UM CORREDOR RIBEIRINHO ENTRE O CINE-ESPLANADA E O FUTURO ATRAVESSAMENTO NORTE DO RIO NABÃO.


5. O PS DE TOMAR ORGULHA-SE DE CONTAR ENTRE OS SEUS DIRIGENTES, UM DOS CANDIDATOS DO PS AO PARLAMENTO EUROPEU, O DR. ANTÓNIO MENDES, NUM RECONHECIMENO QUER DO SEU VALOR PROFISSIONAL E POLÍTICO, QUER DA IMPORTÂNCIA QUE O SECTOR DA SAÚDE TEM PARA A CONSTRUÇÃO DUMA SOCIEDADE EUROPEIA MAIS SOLIDÁRIA, ONDE A PAZ E RESPEITO DOS POVOS, LANCE AS BASES PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL GLOBAL.

6. O PS DE TOMAR LAMENTA, QUE O SEU VEREADOR FERNANDO SANTOS, TENHA SIDO ARROLADO PARA UM PROCESSO DE DESCONFIANÇA PÚBLICA, COM ABUSIVAS INTERPRETAÇÕES POR PARTE DO PODER PSD, QUE INCAPAZ DE APRESENTAR SOLUÇÕES PARA O FUTURO DO CONCELHO DE TOMAR, PROCURA HÁ JÁ ALGUM TEMPO DESESTABILIZAR O PS.

NESSE SENTIDO, REFORÇA O PS A SUA CONFIANÇA, QUER NOS SEUS DIRIGENTES, QUER NOS SEUS VEREADORES JOSÉ MENDES E FERNANDO SANTOS, QUE NUM ESFORÇO ARTICULADO CRESCENTE, DEMONSTRARÃO AOS TOMARENSES A VIABILIDADE E IMPRESCINDIBILIDADE DAS PROPOSTAS QUE TÊM FEITO, E MUITO ESPECIALMENTE DAS QUE FARÃO PARA O FUTURO DO CONCELHO.

Por último quer o PS de Tomar, felicitar a vitória histórica do Partido Socialista de Espanha, que demonstra a capacidade dos povos de se livrarem de políticas conservadoras, através da democracia, recusando a mentira e a conflitualidade, como forma de gestão política diária. Tal dá alento aos Portugueses e muito especialmente aos Tomarenses.


Dúvidas???

Anónimo disse...

Dúvidas??? continuam!

PROPAGANDA! também.

Assim aparece a fraqueza do PS!!!!!!

Anónimo disse...

O Parque de Campismo de Tomar foi em tempos reconhecido como um dos melhores da Europa, em termos de parques de interior, apesar do seu responsável nunca ter tido perfil nem educação nem empenhamento para estar à frente duma infraestrutura onde a simpatia e o saber receber são condições essenciais! Mas a beleza do local e as suas imediações aprazíveis faziam o serviço. Essa de o encerrarem para não "incomodar" os campistas por causa das obras é uma desculpa esfarrapada para esconder o verdadeiro motivo: encerrar pura e simplesmente porque a câmara não está para ter chatices! Nunca vi em ocasião nenhuma esta câmara preocupar-se com o bem-estar dos munícipes...mas adiante!
Enganam-se aqueles que pensam que o parque recebia só "pés descalços"! Pura ignorância pincelada de arrogância!
Devo dizer que os autocaravanistas, em especial, são pessoas que praticam esse tipo de actividade por opção. Normalmente têm um poder de compra acima da média e não teriam qualquer problema para se instalarem no hotel dos Templários! Essa de quererem correr com os pés descalços faz-me rir! Porquê? Cheiram mal? Andam por aí a roubar? Ah, já sei! É por causa da má imagem...como se a tropa fandanga que nos governa a partir da Praça da República tivesse feito alguma coisa por esta terra em termos de imagem. A começar pelos "alindamentos à polis" e acabando no aspecto perfeitamente terceiro-mundista das entradas da nossa cidade, à excepção da estrada de Leiria, tudo nesta terra respira bom gosto, empenho e preocupação com o bom aspecto.
Esses senhores e senhoras da Câmara nem sequer fazem uma pequena ideia do rombo económico que o encerramento do parque fez no comércio local, desde os cafés às lojas de vestuário. Ainda voltando Ao caso dos autocaravanistas posso exemplificar o seguinte: por norma um autocaravanista não se faz transportar com muita coisa. O autocaravanista tenta sempre viajar com o menos peso possível para optimizar os custos com o seu transporte. É uma das regras. O senhor anterior que se assina como autocaravanista pode confirmá-lo. E porque têm, por via de regra, bom poder económico, abastecem-se normalmente nos sítios onde permanecem, logo, consuniriam nas lojas de Tomar se por cá se sentissem bem recebidos.

Parece que a agorafobia tomou conta dos "políticos" desta terra! Não podem ver gente, ou será que Tomar se tornou para alguns uma segunda Arca de Noé?

Anónimo disse...

Para complementar o meu comentário anterior desejo dizer mais o seguinte:

O que me choca, e muito, nesta questão do parque de campismo de Tomar foi constactar a posição favorável ao encerramento tomada por alguns tomarenses e outros que, não sendo tomarenses de nascimento, assim se consideram por cá viverem há muitos anos, apenas por PURO SEGUIDISMO POLÍTICO!!!

Isto diz tudo sobre a gentalha que normalmente se perfila para conquistar um lugar ao Sol na política do concelho...

Anónimo disse...

Razão tinha o Bloco de Esquerda e o PS, para proporem o que foram propondo ao longo do tempo.

Mas como não votaram neles, não devem ter razão. Está de ver.

Assim é que está bem.

E se não me enganar muito, nem autocaravanas sequer vão para lá.

Só mesmo se alterarem o Plano de Pormenor é que pode voltar a ter oficialmente essa utilização.

Apesar de parecer uma cois aa brincar, um Parque de Autocaravanas tem de seguir algumas normas e não me parece que esta Câmara vá sequer preocupar-se em as seguir.

Mas isso pode ser apenas desconfiança...

Anónimo disse...

Claro! Tem de ter sistema de escoamento das águas residuais da viatura, quer das lixiviadas quer das do WC. Tem de ter entrada e saída em linha. Aquilo obedece a normas precisas. Só assim passa na inspecção. Mas não se preocupe!!! Tal como diz isso nunca será levado àvante. Seria um acto de bom senso que não antevejo nas alimárias que nos governam (digo eu!!!).

Anónimo disse...

Vai ser o Parque de Turismo e Caravanismo reactivado, que foi até Julho de 2003.
Vai abrir brevemente para bem dos comerciantes e da restauração da Cidade de Tomar e para grande inveja do ecUlogista professor-peixeiro!!!!!!

Anónimo disse...

O Parque de Campismo não resolve os problemas do comércio em Tomar "per si"...mas que lhe dá um alentozito não restam dúvidas. Ponham-no a funcionar como deve ser, com infraestruturas de qualidade e com alguém de jeito à frente, não um incompetente, ignorante e malcriado como o Jacob, e não tardará muito tempo para que volte a figurar nos roteiros dos amantes deste tipo de férias.
Mais! Com as mudanças climáticas que se constatam, fácil é perceber que a prática do campismo e caravanismo cada vez menos se resume aos tradicionais meses de Verão (Junho a Setembro). Os factos falam por si. Cada vez se vêem mais autocaravanas a circular nas estradas fora dos períodos habituais, e os parques de campismo já deixaram de estar completamente desocupados no Outono e na Primavera.

E há ainda uma outra questão que este assunto me suscita. Se esta câmara não sente (ou não têm)apetência para gerir directamente o parque de campismo então que o concessione através dos meios legais para o efeito mas a quem de direito, isto é, a pessoas singulares ou colectivas com créditos firmados no ramo. No entanto, acho que se alguma vez a câmara tomar esta decisão não deve "escravizar" o possível concessionário, como de resto tem sido a sua prática noutras situações, impondo regras e contrapartidas irrealistas e demasiado pesadas, dado que um parque de interior é economicamente mais frágil que os de costa, uma vez que a sua ocupação não é tão intensa no verão quanto a daqueles.
No fim se farão as contas e se verá se esta aposta vale a pena.

Sebastião Barros disse...

Para anónimo de 22/03, 14:56

Cremos ser a segunda vez que ataca fortemente o responsável pelo parque de campismo de Tomar. Desta vez até o menciona nomimalmente. Dado que se esconde no anonimato, é impossível para os leitores saber se haverá algo de substantivo nas suas queixas, ou se se tratará apenas de tentativa de desforço pessoal. Há aqui no blogue quem conheça bem o funcionário em questão há dezenas de anos e tenha dele uma excelente impressão. Uma vez que já o acusou , se não estamos equivocados, de falta de perfil, de incompetência, de carência de empenhamento e de falta de educação, poderia ser mais preciso?
Em que factos se baseia realmente?
Dado que o parque deve ter um livro de reclamações à disposição dos eventuais utentes, alguma vez o utilizou? Em caso de negativa, porquê? Desculpará a insistência, baseada no facto de que nunca se deve acusar sem justificar as acusações com factos precisos.

Anónimo disse...

Essa do professor-peixeiro já não me lembrava. Coitado, não tem culpa. Apesar da profissão não é dono de grande cultura. Tem a mania que é escritor, só isso!
Ainda estou para perceber a razão porque muita gente foi a favor do fecho do parque!
Assim está melhor. O espaço tornou-se mais "eclético". Agora serve para albergar congressos de bêbedos e outros trogloditas, congressos de feijão e outros ingredientes pró-flatulência, enfim, uma panóplia de eventos culturais de envergadura e substância, não esquecendo o congresso da sopa, tudo isto feito em condições deploráveis, contra algumas das mais elementares regras da higiene. E ainda diziam que a ASEA era uma organização de repressão...

Anónimo disse...

RECTIFICAÇÃO:

Não é ASEA mas sim ASAE conforme se compreende.

Anónimo disse...

No que respeita ao assunto JACOB lamento não poder comprovar-lhe a autenticidade das queixas. É que nem já o parque existe, como não existiu lá livro de reclamações, bem como já não existe o café "DIOGO E DUQUE" - julgo que era esse o nome - onde ouvi muitas queixas de utentes e até desabafos de alguns funcionários.
Se o meu anonimato me retira o direito de ter escrito o que escrevi, então peço desculpa, retiro o que disse mas só para seu contento, mas não deixo de pensar como penso sobre o assunto, e reforço: para o parque de campismo tem de se arranjar gente com perfil...!!!

Anónimo disse...

Porque este tema "PARQUE DE CAMPISMO" está directamente ligado à questão do turismo de há muito falada em Tomar, mas sempre adiada uma vez que as práticas até agora se têm revelado inócuas, ocorre-me o seguinte:
Foi em tempos aventada a hipótese de um grupo ligado ao sector do turismo investir em Tomar, mais concretamente nas imediações do castelo nas antigas instalações do hospital militar, no sentido de ali ser instalada uma Pousada de Turismo. A notícia caiu como uma bomba! Levantaram-se as mais simbólicas vozes da cidade, quase todas propriedade de "velhos do Restelo" com Nini Ferreira à cabeça numa manifestação de repúdio completo. Era um ultrage à memória das pedras vizinhas: castelo dos Templários e Convento de Cristo. O assunto morreu à nascença e foi esquecido pela generalidade das pessoas. As ruínas daquele espaço estão assim em consonãncia com o resto do complexo.
Neste fim-de-semana comprei o Expresso e, no caderno "Espaços & Casas", deparo-me com uma notícia ilustrada com algumas fotos do investimento que o grupo Pestana realizou no antigo hospital da Misericórdia de Viseu, transformando-o numa unidade hoteleira de nível superior.
Este grupo, a par da Enatur tem feito verdadeiras obras de arte no que toca à requalificação de espaços devolutos de enorme potencial, com especial predilecção por antigos conventos, mosteiros, etc.
Os resultados saltam à vista.
Neste caso de Viseu gastaram-se 11,5 milhões de euros e a responsabilidade da recuperação foi entregue ao arquitecto Gonçalo Byrne, esse sim um verdadeiro arquitecto, não um desenhador de caixotes com telhado.
É assim que se acentuam as diferenças entre as outras cidade e vilas deste país para esta triste terra onde mora gente com um umbigo muito grande e que olha para o progresso como uma coisa "que alguém há-de trazer que a gente está cá para o receber..."

No passada semana foi inaugurado em Constância um dos maiores telescópios de Portugal, senão o maior. Estima o presidente da edilidade que espera receber umas boas dezenas de milhar de visitantes à custa desta infraestrutura, para além duma "clientela" muito específica: astrónomos quer profissionais quer amadores. Isso implica que Constância passe, a muito breve trecho, a figurar no roteiro da astronomia portuguesa.
Em Tomar, vamos assistindo sentados, a posição favorita, revivendo fantasmas passados, relembrando o projecto anunciado até à exaustão pelo então candidato à câmara e depois seu presidente por quase 3 mandatos, eng. Paiva, da construção de um parque temático, cujo tema francamente nunca cheguei a perceber, mas que não passou das boas (eleitoralistas, entenda-se!) intenções.
São estas as diferenças. Enquanto noutros sítios se promovem acções para captar gente, por cá vai-se vivendo! Vivem o que cá têm que estar...

Sebastião Barros disse...

No caso do alvitre para instalar uma unidade hoteleira de qualidade No antigo HMR3,ocorreu o costume -de um lado os proponentes, que nunca gostam de ser postos em causa, mesmo em detalhes; do outro os críticos, que também não renunciam nunca a ter toda a razão. Nestas condições, nunca se tentou sequer chegar a um denominador comum e o assunto morreu, porque já ninguém tem pachorra para aturar provincianos rabugentos. E no entanto...
Casa farta e abastada, o Convento até tinha e tem aquilo que desempenhou no seu tempo as funções de unidade hoteleira: o Claustro da Hospedaria, como o próprio nome indica. Aí e daí para poente se poderá e deverá instalar um dia um estabelecimento do mesmo tipo,naturalmente com a dignidade que o local impõe. E porque não no antigo Hospital Militar? Por três razões principais: A)- Por causa do acesso, algo complicado para todos e impossível para autocarros; A)- Porque o tecto policromado da Sala dos Cavaleiros vale a visita e nunca deverá ser de alguma maneira privatizado; C)-Porque, quando um dia o Convento deixar de ser sobretudo um armazém de funcionários públicos, e passar a ser gerido racionalmente, terão de ser modificados os circuitos de visita e instalada a recepção e os apoios aos visitantes exactamente nos locais da antiga unidade hospitalar. Vai levar muito tempo? Pois se calhar vai. Mas é por aí o caminho.