sexta-feira, 20 de março de 2009

PARABÉNS "CIDADE DE TOMAR"!!!


António Rebelo
Na data em que cumpre o seu 74º aniversário, em meu nome e no de Tomar a dianteira, endereço sinceros parabéns e votos de que continuem assim por muitos anos e bons. Faço-o não pela qualidade das notícias, das resportagens, das crónicas ou dos artigos de opinião, mas sobretudo pela necrologia, as farmácias de serviço, as missas, a função social e terapêutica.
Isso mesmo - função social e terapêutica. Conquanto possa não ser porventura essa a intenção do seu director ou da redacção, o facto é que o "estilo Cidade de Tomar" cumpre um importante serviço de coesão social, ao mostrar semanalmente, nas entrelinhas, o que está bem e aquilo que parece mal. Mais ainda. A leitura de "Cidade de Tomar" é tranquilizadora, emoliente e anti-depressiva. Os seus leitores habituais ficam cada semana com a certeza de que nada mudou nesta cidade, que a tradição ainda é o que era, que não há nenhuma razão para viver angustiado.
Tudo isto por menos de um euro, quando os medicamentos com os mesmos efeitos custam pelo menos 30 ou 40 vezes mais. É obra, parecendo que não!
Há ainda que realçar um outro aspecto. A perfeita concordância entre a localização física e a intelectual. A sede do jornal fica, como se sabe, entre a Igreja e a Câmara, tal como a sua linha editorial. Dantes, a sede era mais próxima de S. João Baptista; agora, está mais próxima dos Paços do Concelho. Tudo num sábio equilíbrio posicional.
Nos diversos períodos em que escrevi no decano dos semanários tomarenses, foi sempre muito bem tratado por todos, a começar pelo seu director. Mas nunca me senti muito à-vontade naquela redacção, apesar desse excelente acolhimento. Tive sempre a ideia de ser um elefante inoportuno numa loja de porcelana. Só na última vez, aqui há dois anos, é que a impressão foi diferente. Quiçá por causa da minha idade, tive o sentimento de ser apenas o leão daquela história africana. Não conhece a história? É relativamente simples: Um turista-violinista europeu, que acampava em plena savana, foi surpreendido por 4 corpulentos leões. Atrapalhado, não sabendo como reagir, continuou a tocar violino. Os leões sentaram-se calmamente e ficaram a ouvir. Passado um bom bocado, já o turista começava a estar cansado de tanto tocar, aproximou-se um outro leão. Em vez de se sentar, como os outros, atacou o músico e começou a devorá-lo. Irritado, um dos anteriores auditores murmurou -palerma do surdo tinha que vir estragar a festa! Mais tarde, terminada a sua lauta refeição e subsequente digestão, um outro leão indagou -porque é que nos vieste estragar o concerto? -Porque estava a morrer de fome e não há música que encha a barriga!)
Dirão alguns que exagero. Pois não senhor. Estão equivocados. Para a grande maioria dos leitores de Cidade de Tomar nunca passei de um incómodo e sádico intruso que tinha um prazer doentio em perturbar-lhes as calmas digestões. Prova disso foi o desabafo daquele anónimo noblogue do Templário. Escreveu ele: O Rebelo anda a avaliar os presidentes de câmara de Tomar no Cidade de Tomar. Quem é que ele julga que é? Qual é a ideia de quem o deixa lá escrever?
Por estas e por outras, declinei o convite para escrever na edição comemorativa do aniversário. Sem animosidade nem rancor, mas também sem ilusões.
Para terminar, endereço a todos aqueles a quem estas linhas possam cair mal, perturbando alguma digestão, o meu pedido de desculpa. O lema aqui do blogue é "Os meios de saber e a coragem para o dizer", pelo que alguém tinha de ousar escrever o que muitos murmuram pela calada. Calhou-me a mim! Assumo e não me lastino. Para quê?
Um abraço fraterno para todos.

4 comentários:

templario disse...

"Há ainda que realçar um outro aspecto. A perfeita concordância entre a localização física e a intelectual. A sede do jornal fica, como se sabe, entre a Igreja e a Câmara, tal como a sua linha editorial. Dantes, a sede era mais próxima de S. João Baptista; agora, está mais próxima dos Paços do Concelho. Tudo num sábio equilíbrio posicional.

Assim têm permanentemente em seu horizonte aquele Absoluto divino onde convergem e coincidem o absoluto da Beleza, da Verdade, do Ser e do Poder sobre as comunidades. Que boa imagem deu de parte da nossa cidade!

Na minha opinião deveria ter aceite dar a sua colaboração na edição do Aniversário. Escrevendo, no essencial, o que escreveu no blog. Afinal, o "CT" sempre foi fiel a essa linha editorial, está no seu direito, e por isso me admiram as suas queixas. Transparece alguma mágoa pela incompreensão para consigo. Foi o Sr. Rebelo que mudou, não a linha editorial do jornal. Poderá o mérito estar do seu lado desde que não se queixe. Penso que está do seu lado.

Para mim, ao convidarem-no para dar a sua participação, expressaram que o reconhecem, que o estimam ainda. Que é uma voz da terra.

Espero não se incomodar com o meu sincero gosto pela leitura dos seus escritos. Escreve (bem), opina, critica, investiga, intervém no espaço público, diz o que pensa, incomoda. Sabe que tem custos.

Anónimo disse...

Algumas precisões. Não me queixei nem reclamo o que quer que seja. Como qualquer outro jornal, CT tem todo o direito de adoptar a linha editorial que entender. Não aceitei participar com um escrito nesta edição de aniversário, porque me ensinaram, lá por onde andei, ser muito feio cuspir na sopa. Daí a minha posição. Agora se o meu amigo António Madureira quiser ter a bondade de publicar o texto do blogue, devidamente identificado, nada tenho contra.

António Rebelo

Anónimo disse...

Vá Toninho Madureira aproveita a deixa, publica o texto, o Homem ficará (obviamente) feliz e tu fazes uma boa acção que vai contar no desconto dos teus pecados (veniais, só!).
OK!

Anónimo disse...

Para bem da decência e equilíbrio mental das gentes de Tomar, apareceram os blogues onde, sem qualquer censura, OU TÍTULOS SUGESTIVOS E ENCOMENDADOS, é possivel respirar LIBERDADE.

Acólitos (CT) ou ciganos (Temp) dão-se mal com a palavra LIBERDADE e SERIEDADE.

A www destronou-os.
Que viva a web.