domingo, 15 de março de 2009

ASSIM VAI A POLÍTICA LOCAL

Os amáveis leitores aqui do blogue continuam a prendar-nos com as suas mensagens, o que muito nos agrada e alegra. E há muita variedade. Um deles, disse para nos irmos catar. Outro, alertou para a situação pouco confortável de Corvêlo de Sousa, cuja oratória, na sua opinião, não está à altura das circunstâncias. Outro ainda, adiantou que o problema não é a oratória do candidato PSD, mas sim o facto de o PS não ter ninguém capaz para o enfrentar. Se a estas três posições juntarmos a opinião do Dr. Bento Baptista, que disse ao Mirante ser Corvêlo de Sousa sensível, com uma certa cultura e boa pessoa; e os outros boas pessoas; temos de convir que o panorama não é nada animador. E torna-se ainda mais lúgubre quando se pensa que o Dr Bento Baptista nunca foi, nem é, um extremista, foi fundador do PSD, onde ainda está inscrito, e faz parte da camada média-alta do microcosmo tomarense. Se até aí, na auto-designada boa sociedade nabantina, usualmente tão conformista, reina um certo desânimo e muita angústia, que podemos esperar do escrutínio de Outubro, caso não ocorram mudanças importantes entretanto?
Seriamente preocupados com tal situação, ao contrário do que possa pensar o nosso amável contraditor, que nos acha lerdos, ou mesmno estúpidos, metemo-nos ao trabalho, de forma a apresentar uma peça essencialmente política, conquanto infelizmente ainda sem abordar os graves problemas do proletariado tomarense, numeroso e esclarecido, como se sabe. Adiante...
Obedecendo ao que nos ordenaram, fomo-nos à cata (catar é ir à cata) de piolhos, pulgas, percevejos, carraças e outros parasitas. Idenfiticámos vários, mas todos bípedes e muito mais evoluídos que os mencionados acima. Paciência! Fica para a outra vez. Quanto aos tais parasitas bípedes, mais ou menos evoluídos, há várias sub-espécies -tomarenses, tomaristas, tomarudos, tomarecos e metecos. Os tomarecos, geralmente contracção de tomaristas+tomarudos+metecos, são os mais difíceis de suportar. Embora habitando há pouco tempo nas margens do Nabão, e sempre dispostos a viajar sem regresso para outras paragens onde lhes paguem melhor, proclamam alto e bom som que são mais tomarenses do que os nativos de Tomar. E, segundo dizem, até já fizeram mais por esta terra que os tomarenses todos juntos, apesar de ninguém agradecer nada. Ingratos, é o que é!
Terminada a busca dos piolhos e outros parasitas, apareceu-nos a ideia de abordar um assunto delicado -as autárquicas de Outubro próximo e os candidatos actualmente no terreno. Tudo devidamente pesado, os coisas poderão não vir a ser tão trágicas como agora parecem. Bastará continuar a pressionar, mencionando a abstenção, o voto branco ou nulo, no sentido de que haja mudanças, tanto no que toca a cabeças de lista como a programas eleitorais. Afinal, até ao lavar dos cestos ainda é vindima, e ainda faltam quase sete meses.
Agora sobre os candidatos em liça, impõe-se uma apreciação mais fina e mais justa, partindo naturalmente do que já foi dito anteriormente e é, por isso, do domínio público. A saber -são todos boas pessoas e o actual presidente até é sensível e tem uma certa cultura. Então e os outros dois, não têm também qualidades? Pois claro que têm, como adiante se demonstrará. Antes porém, pareceu-nos conveniente precisar que todos (Corvêlo, Pedro e Victorino) são diplomados do ensino superior, são tomarenses e fazem parte da tal camada média-alta. Corvêlo nasceu na Praça da República, filho de um ilustre advogado goês e de uma senhora da alta sociedade, igualmente goesa. Pedro é filho de um negociante de leitões, originário das faldas da Serra da Estrela, e um membro da antiga fraternidade de Fábricas Mendes Godinho, que lhe facultou todas as condições para se formar em direito, em Coimbra. Victorino é também tomarense, filho de um oficial da Força Aérea, do tempo em que ainda havia aviões em Tancos, e de uma senhora espanhola. O pai foi igualmente um importante construtor civil, nas horas vagas, bem entendido.
Sendo certo que ninguém escolhe a família de sangue, nem o local de nascimento, ainda que significativos, porque esclarecedores de certos detalhes, os elementos acima valem o que valem. Vamos, por isso, ao que interessa e depende essencialmente dos próprios candidatos, tendo em atenção que, designadamente em questões comportamentais, nada é absoluto, tudo é relativo. Ninguém é inteligente em absoluto, mas sim inteligente ou não relativamente a outros. Nestes precisos termos, passemos à apreciação humana dos candidatos, naturalmente subjectiva e a aguardar melhores opiniões eventuais, devidamente fundamentadas.
Corvêlo de Sousa, já o sabemos, é relativamente culto, relativamente honesto e relativamente sensível. Pedro Marques é relativamente credível, relativamente prático e relativamente sensato. Victorino é relativamente empreendedor, relativamente previsto e relativamente eficaz.
Se nada de extraordinário ocorrer daqui até lá (e era bom para a cidade e o concelho que
ocorresse), os leitores dirão se são ou não qualidades suficientes. Para já, a opinião dominante nos cafés citadinos é a de que os três juntos dariam um presidente médio. Vamos aguardar.

28 comentários:

Anónimo disse...

...(complemento ao Dr.Rebelo)...

Ao panorama demonstrado, falta somar as aquisições para numero 2:
Corvelo e o PSD apostam em Carrão (o tosco dos bailaricos), Victorino e o PS apostam em Cristóvão o despedido do IPJ de Santarém e o Pedro aposta em José Soares o conhecido músico/empresário da treta.

VALHA-NOS DEUS!

Anónimo disse...

"...(complemento ao Dr.Rebelo)...

Ao panorama demonstrado, falta somar as aquisições para numero 2:
Corvelo e o PSD apostam em Carrão (o tosco dos bailaricos), Victorino e o PS apostam em Cristóvão o despedido do IPJ de Santarém e o Pedro aposta em José Soares o conhecido músico/empresário da treta.

VALHA-NOS DEUS!"


NÓS PARECEMOS UMAS VELHAS A TAGARELAR MAS EU CONTUDO ESTOU DE ACORDO COM VOSSA EXCELÊNCIA: VALHA-NOS DEUS, EHEHEH!

Anónimo disse...

Mas qual dos três mencionados já escreveu sobre os problemas que afectam os Tomarenses?

Corvelo, a mando de Relvas apresentou umas ideias para minorar a crise que 40 dias depois fez aprovar em reunião de Câmara.

Pedro, a mando dos seus donos(€), continua a fazer o que só ele sabe fazer.

Victorino, a contra gosto lá andou nos últimos meses do ano passado em peregrinação nas Freguesias, sobre o PDM e lá conseguiu apresentar medidas diferentes e todas recusadas pelo PSD, contra a crise.

Com a ajuda dos numeros 2 previstos, penso que vai ser fácil optar pelo melhor projecto e programa.

Anónimo disse...

Esclareça-se que nº 2 do Pedro Marques NÃO vai ser o Soares, vai ser uma mulher (com muita categoria, diga-se).

Assim as análises pecam por esse pequenino pormenor, que faz toda a diferença!!!!!!

Esclareça-se que o Victorino NÃO apresentou nenhumas medidas contra a crise, porque quem as assinou e defendeu no executivo foi o Vereador Carlos Silva, como é público.

O seu a seu dono!!!!!!!
Nada de confusões!

Anónimo disse...

Nada de confusões: José Soares é o ÚNICO conhecido defensor de Pedro Marques na praça pública e quem apresentou as PROPOSTAS do PS contra a Crise, foi o Becerra em Conferência de Imprensa, que não ando distraído e lembro-me bem de o ouvir na Rádio a explicar isso.

Ou alguém pensa que aquele nível de abordagem e complexidade vinha do simples do Carlos?

BENZA-OS DEUS!

Anónimo disse...

Vamos ser francos e directos: Nenhum dos três é bom orador; nenhum dos três é bom administrador; nenhum dos três é bom decisor; nenhum dos três é bom pensador; nenhum dos três é bom escritor; nenhum dos três é de grande valor. Mas um deles é mais honesto, apesar do irmão. E dois deles são mais capazes de decidir em causa própria, como já fizeram no passado (Bomba da gasolina, prédios de 4 pisos em terreno para vivendas).Um deles é mais para a música, outro é mais para o futebol, outro é mais para o carcanhol.

Triste sina, Dona Guilhermina!

Anónimo disse...

O único desonesto conhecido nessa triologia é quem vocês sabem bem.

Quanto ao que tem o irmão na música, dada a idade não se espera que possa vir a ser aquilo que já hoje não é: um bom Presidente.

Quanto ao outro, não sendo grande pistola, ainda vá que não vá, pode melhorar e como é da côr do Governo até pode ser que consiga mais para Tomar.

Anónimo disse...

Isto dava uma pecinha de teatro vicentina.

O post é uma beleza! Os comentários um mimo!

Quero mais!

Sebastião Barros disse...

Falta um detalhe importante: Nenhum dos contendores actualmente em liça sabe rodear-se. Nas listas, em vez de escolherem parceiros que os completem nas carências capacitais, preferem seguidores incondicionais, daqueles que nunca levantam problemas. Não por bondade ou feitio, mas apenas por incapacidade.Como assessores e/ou conselheiros, optam por gente que diz sempre amem, acrescenta o que o chefe quer ouvir, e abana o rabo quando este assobia. É assim, que se lhe pode fazer?

Anónimo disse...

Mais uma vez se percebe a fraca qualidade como pessoa do sr. "Sebastião de Barros". Reduzir a extinta empresa Fábricas Mendes Godinho uma fraternidade é um insulto àquela que foi o principal motor económico do concelho e até mesmo do Ribatejo Norte. Para além de dar emprego a um número considerável de pessoas, propiciou e promoveu o aparecimento e desenvolvimento dum sem-número de negócios em Tomar e localidades contíguas.
Vê-se bem que o sr. Sebastião de Barros não consegue vislumbrar a importância que as empresas do sector privado podem assumir no contexto duma comunidade.
Mais que provavelmente porque sempre viveu à sombra de terceiros um sempre foi um não produtivo que não concebe outra forma de ganhar a vida senão esperar pacificamente o fim do mês para o "chuveirinho" do ordenado lhe cair na contita bancária, em troca dumas horazitas semanais...
É pobre, muito pobre!!!
São infelizes as suas intervenções!!!
Virá agora a seguir replicar que o seu comentário estará muito para além da minha compreensão!
Aceito com prazer! Nada me faz mais feliz que alimentar-lhe o ego! Prevalecerá a sua opinião de especialista! Pensava eu que o absolutismo era coisa do passado neste ambiente democrata em que navegamos! Não será coisa fácil de negociar, sr. Barros!
É que sou estóico!!!

Anónimo disse...

Convença-se caro Rebelo
que a realidade política em Tomar vai ser mesmo essa. E não vale a pena perder tempo com isso. Goze o seu dinheirinho, a sua reforma, as suas viagens à Améridca Latina e arredores e esqueça Tomar.
Quanto ao Bento Baptista, o que fez o senhor para mudar Tomar nos últimos anos? NADA!!!!
A mágoa dele é que um frouxo como o Corvelo vai ser presidente de Câmara e ele nunca o conseguiu ser! Ironia do destino!
Falo assim porque já tentei mudar, mas viraram a cara e assobiaram para o lado. Agora não se queixem!
Ironia do destino!!!!!!!!
E isto ainda é o princípio. Porque isto ainda vai cair mais. Deixem ver quem se segue nas listas, que até arrepia!

O Observador

Anónimo disse...

Visto e revisto, o clima das candidaturas parece até muito simples: De um lado estão, em acessa procura pela herança do passado, dois dos responsáveis pelo mesmo - Corvelo e Pedro, cada um com 8 anos de responsabilidades directas no nosso descrédito. Do outro um PS fragilizado, com um candidato simpático, mas pouco mais.

Em política não parece haver ideais, apenas escolha do mal menor.

Ou ficar como estamos, ou temos estado, ou apostar em algo diferente. Pequena estória, com desfecho previsível.

Anónimo disse...

Eu vou seguir o conselho implícito: vou votar no sangue azul, na alta-sociedade. Fica bem!
Vou esquecer o porqueiro que é um bocadinho reles e inadequado à elegante cidade de Tomar! Também vou esquecer o pato-bravo. Está muito visto!
Vale o que vale!

Sebastião Barros disse...

"Mais uma vez se percebe a fraca qualidade como pessoa do sr. "Sebastião de Barros. Reduzir a extinta empresa Fábricas Mendes Godinho a uma fraternidade é um insulto..."
Ainda bem que você percebe alguma coisa, porque eu não percebi nada. Nem o percebo. O que não admira, posto o que dizia o outro -"Os portugueses são cerca de dez milhôes, separados pela mesma língua"
Quando apodei Fábricas Mendes Godinho de fraternidade, cuidei estar a elogiar todos os que lá trabalharam. Vem você e afirma, irado, que é um insulto. Mas afinal, quem é você para despejar sentenças desse tipo? Percebe pelo menos aquilo que lê e aquilo que escreve? Bem sei que há liberdade de expressão, e ainda bem, mas perante certos dislates, dá vontade de dizer que dá Deus nozes... Ou então aquela das pérolas e dos recos. No fundo, a sua escrita explicita claramente aquilo que você julga esconder -Não há da sua parte qualquer vontade de diálogo sério. Apenas procura ofender, embora não use palavrões. Que outra interpretação dar à sua infeliz frase "Mais uma vez se percebe a fraca qualidade como pessoa..." Você estava-se a ver ao espelho, não estava?
E olhe que não é De Barros. Apenas Barros, que é mais proletário.
Continue a escrever, mas procure não se espalhar tanto. Olhe que aqui no blogue não temos caixa de primeiuros socorros...

Anónimo disse...

Danou-se!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sebastião Barros disse...

Pedimos licença para lembrar aos nossos amáveis correspondentes que Tomar a dianteira encoraja fortemente o debate das questões tomarenses, masa elimina tdos os comentários que: 1) - Usem linguagem menos digna, designadamente palavrões e injúrias; 2) -configurem sobretudo zangas de comadres;3)- não tenham qualquer relação com a mensagem inicial; 4)- contenham termos que configurem casos de evidente racismo.
Agradecemos que tenham sempre em conta estas normas antes de escreverem, pois não é nada agradável o papel de censor.

Anónimo disse...

Das zangas de comadres excluem-se as patrocinadas pelo mentor, moderador, dinamizador deste blogue, que fez disto o seu quintalito...

Anónimo disse...

...toma que é democrata!

(PARA EXLUIR)

lápis azul...firme! Sentido! Em frente...marche!!!

Anónimo disse...

São tiques do tempo do "padrinho" do administrador do blogue, o FASCISTA do GENERAL OLIVEIRA.

Anónimo disse...

Pois! Olhe que nesta jaula de macacos que é Tomar alguns comentários são suprimidos! Veja lá não esteja o sr. De Barros com os azeites!!!

Sebastião Barros disse...

Os comentários posteriores à nossa chamada de atenção mostram muito bem o clima que vai por esta cidade e arredores. Por isso decidimos não os eliminar, para deleite de quem se esforçou na sua elaborada redacção. E depois ainda dizem que a crónica crise tomarense tem origens externas...
As cabecinhas pensadoras foram educadas onde? Nos USA, querem ver!?

Anónimo disse...

Ó Luis, deixa-te de tentar insultar a memória de quem muito ajudou os teus pais. O pessoal conhece o teu paleio e fica-te mal, como comensal não eleito à mesa do orçamento de estado, procurares trazer à liça pessoas já falecidas, que ainda por cima nada tiveram ou têm a ver com o assunto que devia estar em debate.

Anónimo disse...

Olha agora vêm de mansinho misturar também o Ferreira lá do PS.

Ainda se vão lembrar que o Pai do Ivo era o estratega das liocenças emitidas com selo branco e sem nome, que ajudaram muito nos tempos antes da aprovação do PDM pelo Marques antes de 1994.

Ou então da separação fraudulenta feita pelo mesmo em 1993, para poder fazer os negócios que lhe apeteceu antes da reeleição desse ano.

Ou então das ajudas de custo que dizem que o Vitor Gil cobrava entre Tomar e Lisboa, 3 vezes por semana quando era Director do Centro de Emprego de Tomar, para melhorar a mesada...

Gente séria esta.

Anónimo disse...

AO COMENTADOR ANTERIOR:

Ora bem, desses não fala o De Barros...cães da mesma ninhada, será?

E já agora deixe-se dessas coisas que pertencem ao passado, quando não ainda vem aí o lápis azul etiquetar-lhe o comentário com "...reminiscências do tempo da outra senhora...!!!"

VAI LÁ VAI...

Sebastião Barros disse...

Para anónimo "Vai lá vai":

A ver se nos entendemos. Ou simplesmente Barros, ou então Sebastian de Barros y Cojones. de Barros é que não tem piada nenhuma. E há outra questão: o amigo não vê, pela forma de morder, a que raça canina pertenço? Mas olhe que é fácil -exactamente à mesma que você, com sua licença, claro está. Afinal nem fui eu que soltei os cães...

Anónimo disse...

Cojones, tu De Barros? Deixa-me rir. O livro de reclamações lá em casa já vai no terceiro volume...