domingo, 15 de fevereiro de 2009

MAZELAS TOMARENSES - Vias pedonais

Foto 1 - Calçada de S. Tiago
Foto 2 - Calçada dos Cavaleiros

Foto 3 - Rapa Nui - Acesso à pedreira de Ranu Raruku


Foto 4 - Rapa Nui - Acesso ao vulcão Ranu Kau
OS BÁRBAROS E OS CIVILIZADOS
Cão Tinhoso
Há um velho dito popular árabe, segundo o qual "As viagens são muito formativas. Toma, porém, cautela. Se mandares o teu burro a Meca, ele voltará tão asno como era à partida." Lembrei-me disto enquanto via, com deleite, aqui no computador, as centenas de fotografias do nosso companheiro António Rebelo, tiradas durante a sua recente viagem à América do Sul. Com um olhar treinado por muitos anos de vida e centenas de viagens através do mundo, ele consegue ver e intuir tudo aquilo que outros olham mas não "vêem" nem entendem. Com imagens desse recente circuito e de anteriores deambulações pela nossa cidade, pareceu-me oportuno alertar novamente os tomarenses para uma evidência que os nossos autarcas persistem em não entender.
Desde os tempos do Império Romano que se tornou usual dividir o mundo em duas categorias - os civilizados, cidadãos do império; os bárbaros, todos os outros. Com o desfilar dos séculos, difundiu-se uma ideia ligeiramente diferente: Civilizados, os europeus e seus descendentes; bárbaros, todos os outros. Infelizmente, a realidade é, quase sempre, bem diferente. No caso presente, basta ver com atenção as imagens supra, tiradas em Tomar e na Ilha da Páscoa. Em todas elas o motivo central são as vias pedonais para turistas e naturais.
Na Ilha de Rapa Nui (designação original), 3.800 habitantes, isolados no meio do Oceano Pacífico, a 4.000 Kms da costa chilena e a 2980 da ilha mais próxima, Património da Humanidade desde 1995, as autoridades locais cuidam de bem acolher os turistas. Conforme se pode confirmar nas fotos 3 e 4, os caminhos pedonais foram arranjados com telas sintéticas, sobre as quais se colocaram "tapetes" de plástico duro com estrutura em favos, posteriormente cheios com gravilha. Foi a boa maneira encontrada para evitar que os turistas escorreguem na lama, o que leva a pensar que a governadora chilena da ilha e os seus habitantes preferem que os visitantes "escorreguem" de outra maneira, mais proveitosa para todos, deixando dólares, euros, libras, yens, etc. etc.
Enquanto isto, em Tomar, 35.000 habitantes, a 120 Kms de Lisboa e a 2.500 de Bruxelas, de onde têm vindo milhões e milhões de euros a fundo perdido, Património da Humanidade desde 1983, os acessos pedonais ao Convento, a 100 metros da Câmara, que é a entidade responsável pela sua conservação, estão como se vê há mais de 50 anos. Pergunta-se: Se, um dia destes, um turista menos acomodado escorregar e torcer um pé, ou partir uma perna, decidindo queixar-se, dado o evidente mau estado dos caminhos, que irá a autarquia alegar? Que não sabia? Que não tem verba disponível? Quem pagará a quase certa indemnização? Que culpa têm os contribuintes de que os autarcas sejam manifestamente desleixados?
Tudo visto e devidamente ponderado: Quem são os civilizados? Quem são os bárbaros?


12 comentários:

Anónimo disse...

Concidadão Diogo de Arruda, nós IpT gostariamos que desse a cara pois também Marques gostaria de o processar. Bem sabemos que não gosta dele: o senhor e o outros como esse Sebastião verdadeiramente o Sr. Rebelo. Quando o dono deste blogue é deixado de lado pelas nossas listas... dá nisto. Fique com António Rebelo nas vossas profícuas escritas, fotonovelas e outras coisas improdutivas. Venceremos mas tratá-lo-emos como um concidadão que não gosta que o tratem por corrupto. Se me chamarem "filho da puta" quando estou no calor do jogo sabe o que faço? Não ligo patavina pois sei que tomarei um atitude que prejudica a minha equipa e além do mais não pode ser levado à letra o "filho da puta".
Corrupto é:
do Lat. corruptu
adj.,
estragado, apodrecido;
fig.,
dissoluto;
pervertido, desmoralizado;
alterado.

Se se sente desconfortado pelo adjectivo problema do caríssimo. O amigo lá sabe. Cada um sabe de si e Deus sabe de todos e contas prestaremos sim... quando morrermos. Continue a escrever nos blogues que nós quando nos reunimos falamos muito de si e sabemos quem é mas não lhe faremos mal na blogosfera pois os ajustes fazem-se nas urnas. Um tipo que não é cobarde dá a cara nos blogues como Rebelo, Cristovão ou Ferreira e não com uma foto sem autorização de um edifício e um ridículo e-mail. Apareca na tertúlia do costume e diga em voz alta: EU SOU O DIOGO DE ARRUDA.
Um xicoração e votos sinceros de que faça uma campanha vitoriosa em favor de Marques pois culpá-lo do estado da terra é desonestidade política e técnica como faz o Sr. Rebelo mas como nós o compreendemos, não é Sr. Tó?
Todos mas todos somos corruptos mas ela tem um preço muito alto para outros muito baixo. Não tem de ser dinheiro. Mas chega de conversa.
Um abraço daqueles que os senhores consideram inimigos. Eu até já aconselhei o Marques e o Simões a ignorar alguns de vós mas eles são mais crescidos que eu, paciência.
ADEUS :-)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

estas calçadas vai ficar todas um brinquinho quando acabar a sua requalificação à la paiva,

levam o piso em alcatrão ou até em cimento/betão (tipo auto estrada de Cascais), mobiliário de estilo pato-bravo trofense a condizer e pronto ... é só acelerar pr´a cima e p´ra baixo, bruuuummmmm!!!!!!

vamos, mãos à obra

abaixo o Convento e o Castelo, velharias, saia uma taveirada à maneira com cores garridas (sonap/ppd ou rosa choc) !!!!!

TOMAR MODERNIZADO TEM MAIS ENCANTE!

Anónimo disse...

"Conquanto não o conheça pessoalmente, a sua escrita não mente. Estou seguramente a dirigir-me a uma pessoa de bem, educada, cordata e respeitadora dos costumes correntes em democracia -contestar sem ofender, criticar com fundamento e boa-fé. Por isso decidi endereçar-lhe este bilhete."

SR. REBELO QUANDO O MEU TEMPO, ESCASSO E PRECIOSO, O PERMITIR FAREI UMA RESENHA DO QUE O SR. DIOGO TEM ESCRITO E DEPOIS TALVEZ O SR. REBELO ENGULA AS SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS E NÃO VENHA COM A CONVERSA QUE O MISTER DIOGO É PESSOA EDUCADA, CORDATA E RESPEITADORA. BEM VEJO QUE "NAMORAM" MUITO MAS O QUE É DEMAIS SÓ FAZ MAL AO SEU RAZOÁVEL BLOGUE. ADEUS!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

É:
"Dr. João Simões, o Sr. Vasconcelos, o Sr. Rosa Dias, o Dr. Pedro Marques, o Dr. Oliveira"

GOSTA MUITO DE TÍTULOS ACADÉMICOS, NÃO É? ENTÃO CÁ VAI... EU SOU O "PROFESSOR DOUTOR ANÓNIMO" E MAIS O SR. ROSA DIAS NÃO TEM DIREITO A TÍTULO ACADÉMICO DE PROFESSOR SENÃO QUALQUER DIA TODOS SÃO MESTRES DE OBRAS, DE CULINÁRIA, DE ENGENHARIA FINANCEIRA, DE PORNOGRAFIA, ETC. ;-)

Sebastião Barros disse...

Caro anónimo de hoje, em 06:16:

Há na sua intervenção dois pontos que tomaradianteira não pode deixar passar sem um breve comentário. É dito que o sr. Sebastião é o sr. Rebelo e, igualmente "Quando o dono deste blogue é deixado de lado pelas nossas listas...dá nisto." Em relação à ligação Sebastião/Rebelo, se o que escreveu fosse verdade, o que levaria o nosso companheiro Rebelo a assinar, quando escreve? Era bem mais confortável ficar-se pelo pseudónimo, ou até pelo anonimato...
Sobre o outro ponto, ignoro de que listas está a falar, sendo óbvio que tenta intrujar os leitores. Importa-se de especificar as listas a que se refere, indicando quem delas foi excluído, quando, como e onde ? Ficar-lhe-emos muito agradecidos. E se ousar assinar com o seu nome por baixo, até daremos uma boa esmola a um pobre!
Aproveitando o ensejo, esclareço que nada me move contra o cidadão Pedro Marques, ou contra qualquer outro, candidato ou não. Mas já que falou no assunto, faço-lhe um pedido.Consiga que Pedro Marques esclareça publicamente os seguintes três pontos: O que pensa dos seus dois mandatos como presidente? Que opinião tem sobre o trabalho autárquico da Sra. Paula Marques? E sobre a acção da Sra. Salette da Ponte na área municipal da cultura? É só para tirar umas dúvidas que por aí se murmuram...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

"Concidadão Diogo de Arruda, nós IpT gostariamos que desse a cara pois também Marques gostaria de o processar."

Este anónimo deve eestar a brincar. Pedro Marques processar alguém? Só se for nos seus delírios entre os whiskies em que abundatemente se encharca.

processa tanto este, como processou o luis Ferreira quando este o acusou de ser um "cadáver político" e um "fufúnculo" do sistema.

Toda a gente sabe que o sr.berra muito mas não morde nada. parce ser mais um dos muitos covardes que por aqui insultam tudo e todos, especialmente o Dr.Rebelo.

Sebastião Barros disse...

Para anónimo de 16/02, em 07:02:

Tomaradianteira considera a sua mensagem demasiado violenta, em termos de linguagem e de assuntos veiculados, em relação ao cidadão P. Marques que, como qualquer outro, tem direito à sua privacidade.
Após debate, aqui na redacção, foi decidido, por maioria, não suprimir o seu "post", apesar da sua desnecessária veemência, visto tratar-se de tema anterior à nossa recente deliberação. Sempre fomos e continuamos a ser partidários de leis sem efeitos retroactivos. Mesmo assim, julgamos que deverá ser mais dialogante e cingir-se ao tema a comentar, em eventuais futuras mensagens. Aceite as nossas saudações cordiais.