quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

MAZELAS TOMARENSES - PSP


Cão Tinhoso
Estava-se mesmo a ver! Eu, pelo menos, vi logo. Mas calei-me. Com as autoridades e com a justiça, respeitinho é muito bonito. E todo o cuidado é pouco. Agora, porém, que o que temia aconteceu, conforme mostra a fotografia tirada hoje, aqui vai o comentário adiado.
Num país como o nosso, onde o desporto é muito mais importante para os cidadãos do que a política ou a economia (basta ver as tiragens dos jornais generalistas e dos desportivos), era trigo limpo que a ideia de dividir o distrito em duas divisões policiais ia dar bronca. Bem dito, bem feito! Ainda se as designações oficiais fossem, por exemplo, PSP - Divisão A - Santarém e PSP - Divisão AA -Tomar, vá que não vá! Agora "POLÍCIA -1ª Divisão Policial - Santarém", e "POLÍCIA - 2ª Divisão Policial - Tomar", era evidente logo à partida que os polícias atingidos não iam aceitar de modo algum. Ninguém quer ser da segunda divisão, que o mesmo é dizer de segunda categoria. Ainda se a primeira divisão fosse em Tomar... Agora assim!!!
Fizeram muito bem, portanto, aqueles que arrancaram e/ou mandaram arrancar o 2ª que estava na parede. A dignidade dos tomarenses não está à venda! Menos que Santarém nunca! Pois se até somos mais velhos do que eles como cidade...

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Foi com algum aparato, na medida do politicamente correcto, e com relativo interesse da população, que o novo posto da PSP de Tomar "abriu portas".
Francamente não consigo perceber a alegria que este acontecimento gerou na generalidade das pessoas. Em que medida este novo posto da PSP vem beneficiar alguém senão os próprios polícias? Está porventura a acção da PSP de Tomar melhorada? É garantido que a criminalidade vai diminuir em Tomar e arredores pelo facto da PSP ter agora um novo posto? O vandalismo nocturno exercido sobre bens e equipamentos públicos tem os dias contados? As rondas policiais são agora mais frequentes e actuantes, quer de dia, quer de noite? Alguém pode afirmar com certeza e verdade que ao percorrer a cidade durante a noite se cruza com (mais)agentes da autoridade?
Argumenta-se a torto e a direito que estas novas instalações trazem consigo uma acentuada melhoria de serviço! Não discuto! Só pergunto se estas novas infraestruturas trouxeram consigo mais meios físicos, isto é, melhores viaturas, mais e melhores armas e sobretudo mais e melhores agentes. Agentes que saibam falar com as pessoas, com outra postura cívica e com outra dinâmica de trabalho.

PS- Aconselho vivamente que vejam o canal de televisão alemão N-TV onde um programa denominado "AKTION KONTROLLE" mostra o dia a dia de diversas polícias, desde a polícia fiscal, de costunes, de trânsito, marítima, etc. O programa é muito simples. Um cameraman acompanha dois agentes (normalmente é assim)durante o seu giro, filmando tudo excepto as pessoas abordadas caso estas não queiram.
Depois de verem este programa de não dura mais que 40 minutos, tirem as vossas conclusões, e já agora, à laia de concurso, descubram as diferenças!!!