sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

OUTROS SÍTIOS



Outras terras, outras maneiras de proceder...



Aproveitando a ideia avançada por um amável participante e acedendo ao pedido do Rui Ferreira, tomaradianteira inaugura agora a secção "Outros sítios". Nela haverá fotos, factos, pontos de vista ou, eventualmente, respostas a questões sobre viagens, colocadas pelos participantes no blogue. Naturalmente, não se responderá a provocações. Sejam elas baratas ou caras, explícitas ou disfarçadas, intencionais ou não.
Começamos com uma foto da Ilha da Páscoa, para que o amigo Rui Ferreira, apaixonado por estas coisas, possa constatar que há "moais" na vertical. Acontece que, a dado passo da história, todos os "moais" foram derrubados, de forma a ficarem com o rosto virado para o solo. Uma forma de vingança, pois cada um deles representa um rei falecido, sepultado naquele local. Só há relativamente pouco tempo, no século passado, arqueólogos estrangeiros ousaram levantar de novo alguns dos pesados monólitos, com a ajuda de potentes gruas.
A fotografia mostra um desses conjuntos, que os japoneses, vizinhos afastados da ilha de "Rapa Nui", resolveram financiar. Antes de voltarem à posição original, foram todos beneficiados pelo facto de estarem implantados numa pequena ilha, situada a cerca de quatro mil quilómetros da costa chilena. Escreve-se isto porque, muito provavelmente, se estivessem em território português (em Tomar, por exemplo), os entendidos pensariam logo em usar os fundos japoneses para mandar limpar as estátuas. Exactamente como pretendem fazer à janela manuelina. No caso presente, afastadíssimos da Lusa Pátria e das suas sumidades, os pesados monólitos não foram limpos antes da reposição na vertical. Foram "injectados" com uma resina sintética, destinada a assegurar-lhes protecção contra a erosão, provocada pela acção conjugada do vento e da maresia. Outra terras, outros usos, outras maneiras de proceder...

3 comentários:

Anónimo disse...

Estive por fora umas semanas e voltei agora para ler o que se diz e escreve.

Fiquei contente por finalmente a Câmara ter aprovado um pacote contra a crise.

Mas fui ler mais e descobri uma proposta que foi recusada e avançada pelo vereador Carlos Silva (PS) que se chamava "Progama de recepção ao novo Tomarense".

Achei de facto muito interessane a ideia avançada de devolver a todos os pais de crianças até aos 10 anos, 120€ de despesas realizadas junto de empresas com sede no Concelho de Tomar.

Esta ideia é muito interessante pelo facto de ser apenas destinada às empresas com sede no Concelho e únicamente para a educação, saúde, vestiáio e calçado.

Tenho muita pena que tal ideia não tenha sido acolhida pelo Dr.Corvelo e Prof.Rosário (PSD), pois acho que tal ajudaria imensas famílias e também incentivaria o consumir local.

Li também que esta ideia havia sido primeiramente apresentada pelo Sr. Aquitecto Vitorino (PS) em conferência de imprensa, o que nos deixa alguma esperança em relação ao futuro do Concelho.

Gostei também da ideia dada pelo BE, depois levada pelos independentes à Camara e aprovada, de estender o paoio social aos alunos do 3º escalão, como se do 2º escalão se tratasse. Embora sejam apenascerca de 0,75€ de apoio para refeições por dia, constitui mais uma ajuda às famílias importante.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rui Ferreira disse...

Bela foto, ainda bem que aparece a pessoa de chapéu "de sol" dá-nos uma ideia de escala ainda que esteja distante dos moai!