sábado, 14 de fevereiro de 2009

DE TOMARENSE PARA TOMARENSES




Para o Rui Ferreira




Um tomarense, filho e neto de tomarenses, começa a ser coisa rara, agora que quase todos vão nascer fora. Um tomarense, filho e neto de tomarenses, que não usa linguagem suina nem insulta os outros a coberto do anonimato, é ainda mais raro. Por isso, caro Rui, aqui vão duas fotos, para ti e para todos aqueles que querem honestamente conseguir para esta terra, que adoramos, um futuro que seja pelo menos digno do passado. Será pedir demasiado?
Na imagem em que figuro, justamente para dar uma ideia do tamanho do monumento, o moai foi reerguido e restaurado. Recolocaram-lhe os olhos, feitos com conchas, e o pukau, em rocha vermelha. Os especialistas divergem, como quase sempre acontece, sobre o que representa o pukau -Cabelo? Chapéu? Ambos? Coroa? De momento ninguém sabe, pois falta decifrar a antiga "escrita" pascoana. Certo, mesmo certo, é que o pukau nunca fazia parte do monólito inicial, nem era feito na mesma pedreira, como facilmente se conclui no local, tal é a diferença entre os dois tipos de basalto.
Na outra foto pode ver-se o estado actual da pedreira de Ranu Raroku, onde foram talhados todos os 895 moais actualmente conhecidos (incluindo o que está no Museu Britânico, que os chilenos procuram recuperar). Alguns deles nunca chegaram a abandonar o local de origem. Uns porque se partiram, quando lançados para a planície, para iniciar o respectivo transporte. Outros por causa ou causas desconhecidas até agora.
Tudo isto numa ilha pequena (23 Kms de comprimento máximo, 12 de largura máxima), há 13 séculos, a 4.000 Kms da costa chilena e a 2950 da ilha mais próxima, o ilhéu de Pitcairn, actualmente com uma população de 50 pessoas, todas descendentes dos revoltosos do Bounty. Donde a ideia segundo a qual os moais são obra de extra-terrestres...

9 comentários:

Rui Ferreira disse...

Caro António, agradeço a atenção, e obrigado por partilhar a sua "aventura"!

É deveras espectacular o trabalho de conservação que foi feito!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O Carlos Silva é um labrego.
Esse senhor tem um neurónio tipo Jaime Pacheco do Belenenses.
Ranking dos potenciais candidados em função do QI:
1.º Marques - BE
2.º Rebelo - CDU
3.º Vitorino - PS
4.º Corvêlo - PSD
5.º Miliciano - Independente
6.º Diogo - CDS/PP

Sebastião Barros disse...

Para anónimo em 15:22

Se é mesmo para rir, conseguiu! Porque essa de insinuar que o Marques é dotado de elevado QI é uma obra-prima de humor. Se o homem nem conseguiu ainda compreender que os seus 2 mandatos estão na origem da nossa actual triste situação, onde é que você foi encontrar esse tal QI superior ao do Rebelo? Até em termos de vida vivida é o mesmo que estar a comparar o Casal das Sortes com Madrid. Realmente você parece estar mesmo a precisar de limpar os óculos. Ou até de consultar quanto antes um bom oftalmologista.
E quanto à hipótese CDU, pode desde já tirar o cavalinho da chuva. O Rebelo nunca alinhou com essa gente, que respeita mas com quem não concorda.
Faça favor de continuar a participar, mas trate de afinar os seus instrumentos de medida.

Anónimo disse...

Senhor Diogo de Arruda como gosta que o chamem deixe-me dizer-lhe uma coisa embora não o conhecendo.
Acho-o aparentemente uma pessoa com um QI acima da média e uma cultura geral superior pois também um dia espero consegui-la. A ver vamos.
Coloco-o em sexto porque como conheço quatro dos seis é assim que fica. O Senhor Doutor António Rebelo vai para segundo porque é doutorado por uma das melhores universidades da Europa, leio o seu trabalho e falaram-me dele daí a 2.º posição. Quanto a Marques é o mais... mas tem que melhorar noutros aspectos. Tem um cérebro para as leis mas domina os números como poucos e tem uma cultura geral razoável. Quanto a testar o seu e-mail caro Senhor Diogo de Arruda eu testo quotidianamente dezenas de e-mails porquanto não me atrevo a contactá-lo pois não lhe sou útil. E fiquemos por aqui Senhor Diogo de Arruda. Boas noites para o Senhor Diogo de Arruda e também para o Senhor Doutor António Rebelo e julgo que já chega de brincadeira, por ora. O Senhor Doutor António Rebelo que faça o que bem entender aos posts acima mas por uma questão de higienização mental eu apagava-os imediatamente. O Administrador do blogue que decida pois para isso é que ele cá está.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

É:
"Dr. João Simões, o Sr. Vasconcelos, o Sr. Rosa Dias, o Dr. Pedro Marques, o Dr. Oliveira"

GOSTA MUITO DE TÍTULOS ACADÉMICOS, NÃO É? ENTÃO CÁ VAI... EU SOU O "PROFESSOR DOUTOR ANÓNIMO" E MAIS O SR. ROSA DIAS NÃO TEM DIREITO A TÍTULO ACADÉMICO DE PROFESSOR SENÃO QUALQUER DIA QUALQUER UM ERA MESTRE DE OBRAS, DE CULINÁRIA, DE ENGENHARIA FINANCEIRA, ETC. ;-)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.