terça-feira, 30 de julho de 2013

Estranho, muito estranho...

 Rádio Hertz on line, 29/07/2013, 15H16

Jornal i, 30/07/2013, página 8

Cada vez mais estranha e densa a atmosfera político-eleitoral tomarense. Leiam-se as duas notícias supra. A da Hertz é triunfalista, bastante detalhada e peremptória: "um projecto de grandes dimensões e que irá criar cerca de 200 postos de trabalho."
Muito mais comedido, o jornalista do i vê o mesmo tema de outro modo: "um centro de excelência", que poderá levar à criação de 200 postos de trabalho." Simples questão de formulação frásica? Ou haverá mais bicho na fruta?
À cautela, o referido diário acrescenta a chamada obrigação deontológica: "O i tentou obter mais pormenores desta parceria, mas sem sucesso até à hora do fecho desta edição." Porque terá sido?
Apenas mais um exemplo da lamentável política de segredo de uma autarquia que insiste em brincar às escondidas com os seus potenciais eleitores? Ou trata-se só de um "apanha-votos" para consumo local, a exemplo do célebre parque temático de há quatro anos?
Já que é questão de informação, há que aproveitar o ensejo. Aqui há meses solicitei, ao abrigo da lei do direito à informação, que me fosse facultada a consulta ao "processo ParqT". O senhor presidente da câmara teve então a amabilidade de me informar por escrito que tal não era possível, em virtude de o referido caso estar a ser investigado. 
Por portas travessas, lá consegui apurar que o dito assunto estava a se investigado pela Polícia Judiciária, na sequência de uma iniciativa dos IpT. Continuo à espera. O que me espanta e parece muito estranho é que os vereadores IpT nunca mais tenham interrogado a maioria relativa a tal respeito. Afinal a PJ continua a investigar? Já concluiu a investigação? Encontrou algum ilícito? Já enviou o relatório final? Não há sequer matéria para relatório?
Os contribuintes pagam, mas têm o direito de ser informados. Que a câmara PSD procure informar o menos possível nessa questão da ParqT, percebe-se. São inábeis políticos, porém não consta que sejam masoquistas. Mas as oposições, senhores? O que será que as inibe? Simples incompetência? Ou algo mais?

2 comentários:

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Boa malha!

Se não forem 200, pois que sejam 40 ou 60.

Se for verdade, estamos em presença de um golpe de asa; um espetacular salto bem para além da cova da areia, embora com riscos sérios de se aleijarem.

Se for mera encenação, digamos que ao encenador se deve reconhecer prodigiosa imaginação e criatividade.

Se eu fosse da oposição ainda tentava juntar os trapos - haja tempo para se despirem de interesses pessoais. Eu sei..., as direções nacionais não deixam, têm o pessoal pela trela. Tem juízo a nossa direita, junta-se sempre, e ainda beneficia, quando muito precisa, da ajuda de alguns partidos da oposição... Mas é verdade, o sistema partidário opera de dentro para fora, ou seja, a sua verdadeira vida desenvolve-se nos corredores do aparelho de Estado.

Por mim, faço toda a força para que não seja um embuste. Mas com estes relvistas é de esperar tudo. Afinal o Sr. Tenreiro também é do grupo do Relvas, como muito bem escrevi aqui no ano passado.

Vamos aguardar.

O poder é tão bom, sabe tão bem...

(Que se passa dr. Rebelo?, Só eu apareço por aqui na caixa de comentários. Assim não vale.)



Alfredo Guedes disse...

Tenreiro vem de tenro. Relvas, vem de erva, que, além de verde, pode também ser tenra. Tudo se conjuga em bom portugalês! É como alguém dizia: - Isto anda tudo ligado! Quanto às próximas eleições, eu já escolhi e até escrevi isso num artigo jornalístico: Vou votar num burro!!!