segunda-feira, 1 de julho de 2013

Finalmente o bom-senso?

Consta que para os lados dos IpT -sobretudo após a argolada do mandatário, mais uma- "nada está ainda fechado; a porta continua aberta". Finalmente um ténue indício de bom-senso? Seja como for, uma coisa é certa. Nunca antes o clamor anti-listas foi tão intenso e convergente, a três meses da ida às urnas. É realmente o desalento geral. A desesperança em todos os quadrantes com hipóteses. O que se compreende. As listas já conhecidas são indignas de uma cidade como Tomar, mais parecendo agrupamentos destinados a envergonhar os nabantinos por esse país fora. No actual presidente, só alguns fiéis e os usuais dependentes ainda acreditam. No PS, a escolha do 2º da lista, ao que se diz envolvido num estranho caso de compra de oliveiras centenárias a preço de pau santo, está a entornar o caldo dentro e fora do partido. Nos IpT enfim, o usual quero posso e mando de Pedro Marques não augura nada de bom, antes pelo contrário. Não se iludem impunemente os eleitores ao longo de vários mandatos.
O desânimo é tal que a primeira das três grandes formações locais que ousar pôr tudo em questão, ganhará folgadamente. Mediante três condições prévias: A - Um cabeça de lista consensual, com ideias próprias, que não precise da política para nada, condição para poder bater-se por Tomar e só por Tomar. E que não esteja envolvido nas más políticas até agora seguidas; B - Um projecto capaz, exequível nas actuais circunstâncias; fecundo, que não seja uma mera sucessão de lugares comuns, como tem acontecido; C - Uma lista que não envergonhe os tomarenses.
E o Pedro Marques?, perguntarão os leitores. Se souber ser modesto, humilde e cordato, poderá vir a ser um excelente presidente da Assembleia Municipal. Um cargo bem melhor e mais prestigiante do que uma futura apagada e vil tristeza, caso os resultados eleitorais venham a ser um desastre, como tudo indicia neste momento. E o que vale para os IpT, vale igualmente, por maioria de razão, para o PSD e para o PS. Este verão anuncia-se mesmo como o mais agreste de sempre em termos políticos...

2 comentários:

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Estou muito de acordo com o último parágrafo.

Também não entendo a escolha do nr. 2 da lista do PS.


Partido Socialista de Tomar disse...

A escolha da candidata apoiada pelo PS, Anabela Freitas, está bem clara, na apresentação e anúncio da sua escolha, para número dois, do cidadão tomarense, independente e que atualmente exerce as funções de vice-presidente numa autarquia de dimensão análoga à de Tomar.

Arq. Rui Serrano numero dois do PS à Câmara