quinta-feira, 14 de abril de 2011

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA

O Cidade de Tomar desta semana apresenta-se bem recheado, com destaque para três temas: A queixa do pároco; o acampamento cigano e a eventual reorganização do ensino superior na região. Sobre a queixa do senhor padre, por causa do barulho da clientela do Gráfica Bar, sou levado a pensar que apesar das aparências, as coisas estão a mudar rapidamente em Tomar. Senão vejamos. Antigamente era uso referir nos julgamentos "e aos costume disse nada". Ignoro se tal coisa se mantém, mas constato que nesta minha terra os costumes têm cada vez mais que se lhe diga. Há uns tempos atrás foi o caso do vereador Pedro Marques, dos IpT, a clamar que ia apresentar queixa contra o seu homólogo Luís Ferreira, do PS. Que  se saiba, ficou tudo em água de malvas, muito mais emoliente e económica do que as águas de bacalhau. Foi depois o Bloco, aquele da esquerda de confiança, que resolveu apresentar queixa contra um proleta da autarquia. Nada mais, nada menos que um funcionário da varredura, como se diz nas margens do Nabão. Se fosse em Estocalmo seria um engenheiro de salubridade urbana. Até nisso somos arcaicos. Azar dos azares, a juiza mandou-o em paz. Aparece agora o caso do nosso vigário a solicitar a ajuda da polícia. Ao que chegámos! Como vão longe os tempos em que o soberano era "rei de Portugal e dos Algarves... ... ... pela graça de Deus"! Agora já nem o padre pode sossegar só com a protecção divina...
O grande tema da semana é, porém, a eventual reformulação do ensino politécnico na região. Pelo que li nas 5 páginas sobre o assunto, estão todos cheios de razão, tendo contudo omitido o essencial: não há recursos para que as coisas possam continuar como estão. Nem em Portugal, nem por essa Europa fora. No meu modesto entendimento, o melhor será por conseguinte irem procurando outras hipóteses, que quanto mais económicas forem, mais depressa serão implementadas. Adaptar-se ou morrer aos poucos, eis o triste dilema.
Resta o problema do acampamento cigano, o tal "assunto urgente que já se arrasta há mais de 40 anos". Desgraça das desgraças, como habitualmente a autarquia tomarense acordou tarde e a destempo. A situação é agora de extrema penúria, assim devendo continuar até pelo menos às próximas autárquicas, em 2013. Na melhor das hipóteses! Se Corvêlo de Sousa renunciar logo a seguir aos tabuleiros, cumprindo assim o oportunamente estipulado, compreende-se que ande já a despedir-se, começando pelos casos sociais mais gritantes. Mas quanto a solução -nicles batatóides! Não há dinheiro!
"Caos no acesso ao Convento de Cristo", destaca O TEMPLÁRIO. E ainda agora estamos na primeira quinzena de Abril, num ano de grande austeridade. Quando chegar o Verão, vai ser o bom e o bonito, apesar da crise. Isto para já não falar das maravilhas a que vamos assistir, por ocasião da Festa dos Tabuleiros, como é habitual. O que vale é que, como é costume, lá para Dezembro já terão chegado à conclusão de que, contrariando as expectativas e para tristeza dos crónicos arautos da desgraça, (muito obrigado, na parte que me diz respeito), correu tudo muito bem, excepto as receitas, pelo que a autarquia terá de, uma vez mais, abrir os cordões à bolsa. E depois admiram-se e zangam-se pelo facto de cada vez mais alemães, finlandeses e outros europeus se recusarem a financiar-nos. Pudera! Eles trabalham no duro; nós por aqui continuamos a gastar com passeios, festas, obras de duvidosa utilidade e promoções. Noutros tempos ainda tínhamos os milagres de Fátima; agora nem isso!
A ilustração da capa d'O MIRANTE figura neste post apenas para  ornamentar. Na verdade, por motivos que me escapam, lendo o periódico de JAE fica-se com a ideia de que em Tomar a vida parou, não acontece nada, o que por enquanto ainda é só parcialmente verdade. Mas com o tempo, lá chegaremos, com a ajuda de todos. Deus tenha piedade de nós!
Termino com O RIBATEJO, cujo principal tema é sobre os deputados, agora à cata de novos mandatos Com Anabela Freitas em 5º lugar e Hugo Costa em 7º, na melhor das hipóteses, se o PS perder as eleições, Tomar só poderá contar com o cabeça de lista do PSD, Miguel Relvas, putativo Ministro de Estado. Bem bom!

2 comentários:

Anónimo disse...

Agora que se estabeleceu uma espécie de PPP com a comunidade cigana, devidamente retratada nos pasquins tomarenses, é pô-los a patrulhar as ruas da nossa cidade templeira durante a noite, montados nos seus belos carros e munidos das suas feramentas de trabalho: pés-de-cabra, navalhas de ponta e mola e caçadeiras de canos serrados.
O sr. padre queixou-se, e com razão, do barulho de bêbedos e congéneres que não o deixaram passar pelas brasas, ali para os lados da sua casa, junto à igreja de S.João.
Se quem de direito estabelecer um contrato de vigilância e segurança com os ciganos, vão ver que a paz e o sossego nas ruas de Tomar só serão suplantados pela que reina no cemitério.

Anónimo disse...

E isso já fez o Dr. da DIAMECON e com resultados