domingo, 24 de abril de 2011

ELEITOS, DÍVIDAS E ATITUDES

No próximo sábado -salvo qualquer imprevisto- terei o gosto de conversar, durante cerca de uma hora, com o vereador do PS Luís Ferreira. Poderia portanto guardar o que segue para essa ocasião. Entendo, contudo, que cada coisa no seu sítio. O debate de ideias aqui; a conversa amena no próximo sábado.
É sabido que não tenho o vereador da protecção civil na conta de lorpa. Pelo contrário. Estranho por isso o seu posicionamento em relação à dívida camarária. Como habitualmente, acaba de publicar dados referentes a 31 de Março, o que é louvável. Fica-se assim a saber que a autarquia já deve quase 35 milhões de euros = 7 milhões de contos; está a pagar aos fornecedores a 3 meses e meio, o que é indecente em tempo de grave crise; apenas dispõe de uma folga de menos de 2,5 milhões de euros = 500 mil contos, para novos empréstimos; a dívida global continua a aumentar regularmente e há encargos de monta a honrar. Só para a Bragaparques são 7 milhões de euros, que ninguém vislumbra de onde poderão surgir. Somando-lhe as obras do Convento, da Estrada de Coimbra e da Levada...é só fazer as contas, como disse o outro.
Face a tudo isto, em vez de decidir acabar com a coligação, entregando "a criança" aos progenitores, o vereador socialista dá a ideia de procurar dourar a pílula, considerando que os eleitores são cegos, para não dizer palonços. No seu blogue vamosporaqui.blogspot.com, a concluir os dados supra-enumerados, conclui com esta pérola: a dívida global da autarquia passou num mês de 32,97% para 33,5% do seu património. Sucede que, em termos contabilísticos de POCA, apresentar semelhante rácio é tentar tapar o sol com uma peneira, ou lançar areia para os olhos dos incautos. Na realidade, do propalado património camarário, num total anunciado de 110 milhões de euros (avaliado por quem?), apenas 3 bens poderão vir a interessar ao sector privado: a rede de água, a rede de esgotos e a recolha do lixo. Com uma condição draconiana, que consiste em acabar com os SMAS e com os SHL, herdando a autarquia todos, ou a maior parte dos funcionários, por razões óbvias, que por isso mesmo me dispenso de enunciar, para não ferir ninguém. O resto, sobretudo nas actuais condições de mercado, não vale um chícharo. Pelo contrário!  Há até bens, como o Bairro 1º de Maio,o campo de jogos, a Senhora dos Anjos, Santa Iria ou os pavilhões, por exemplo, que ninguém quer, mesmo de borla. Por conseguinte, tendo em conta outrossim que regra geral só paga com património quem é penhorado, não parece totalmente honesto nem sequer adequado publicar rácios com tanto de insólito como de inútil. Basta pensar no que seria o governo resolver publicar o rácio dívida pública/património do Estado, em vez de dívida pública/PIB. Havia de ser bonito, havia!
O que interessa certamente, tanto aos eleitores como aos credores, é conhecer a evolução das receitas da autarquia, nas suas duas grandes componentes -transferências e receitas directas. Porque é com receitas que se pagam as dívidas. Não com património praticamente inegociável. Mas isso, nem a autarquia nem o eleito socialista publicam. Sabe-se inclusivé que a câmara de Santarém recebeu em 2010 menos 1,4 milhões de euros de transferências, por causa dos PEC, tendo as suas receitas directas baixado 40% em relação a 2009, segundo declarações recentes do presidente Moita Flores. Quanto a Tomar, nicles! Um silêncio de chumbo. O costume. Os eleitores que vão pagando e que se calem!
Qual será a situação real? Em 2010, quanto recebeu a menos a autarquia tomarense, em termos de transferências? As receitas directas totais atingiram que montante? Quanto estava orçamentado? Qual a percentagem de redução em relação ao ano anterior? Com as despesas a aumentar, as receitas a descer drasticamente e praticamente sem acesso  ao crédito bancário, que de resto também não há, devido à crise, como tenciona a relativa maioria vir a honrar a assinatura do Município? Tencionam vir a declarar a insolvência? Se afirmativo, quando?
Já lá vai o tempo em que era possível ocupar os lugares sem desempenhar de forma cabal as inerentes funções, contando com a aquiescência do eleitorado, vítima da sua ignorância e da parca informação que havia. As coisas mudaram. Agora há que escolher. Ou coisam ou saem de cima quanto antes. Para não vos vir a acontecer algo parecido com aquilo que amanhã se comemora... 
Conforme demonstra a História, alapar-se aos lugares nunca foi boa política.

11 comentários:

Anónimo disse...

Dr. Rebelo,

Já alguma vez viu uma pereira a dar laranjas?

Mas ainda tem dúvidas da postura trauliteira,politiqueira e absolutamente interesseira do profissional do tacho?

Como é possível continuar a (políticamente) dar qualquer credibilidade a um indivíduo que já provou,à saciedade,o que o faz mover ?

António Rebelo,

Você tem 70 anos...!

Luis Ferreira disse...

Estimado Prof. Rebelo

Depois falaremos sobre as questões financeiras da autarquia, a seu tempo.

Esclareço no entanto um pequeno pormenor, tipo conversa de café ou melhor, de nível dos poucos anónimos que ainda "perdem" tempo a lê-lo a si, a mim e mais dois ou três bloguers opinativos políticos.

Tal relaciona-se com o "alapar". Penso que se estava a referir a Pedro Marques (8 anos como Presidente + 5 anos de vereador da oposição), Carlos carrão (13 anos de vereador do poder), Corvelo de Sousa (3 anos como Presidente e 6 anos de vereador do poder) e Rosário Simões (5 anos de vereadora do poder)... É que quer o Vitorino por um lado e, especialmente a Graça e eu próprio, não seremos decerto "alapados" ao poder.

A não ser que se referisse a alguns deputados municipais, que tem mais de uma década de autarcas, entre os quais Vitor Gil ou João Simões. É que de facto Tomar tem demasiados "alapados" ao poder e aos "poderes" instituidos, para o gosto de um espirito liberto e libérrimo como o meu.

Aceite os meus democráticos e "revolucionários", já que é quase hora do "e depois do adeus"...

Anónimo disse...

O que se passa com a Rádio Hertz ?
Está práticamente sem notas do dia. Os noticiários são pobres. O de hoje foi assustador. Foi transmitido de Constância, sem qualquer interesse e não se ouviu nada. Nem sequer fez referência ao 25 de Abril, apesar de, no momento, estarem a discursar o PR e três ex-PR.
A Hertz começou com muito gáz, mas está a perder força.

Alfredo Martins Guedes - Entroncamento disse...

Alapados ao poder? Mas haverá alguém mais alapado ao poder do que este homem - Luís Ferreira? Basta dar um ligeira olhada ao seu presunçoso cyurriculum. É um desfilar de tachos, cujo barulho até nos ensurdece!!!

Carlos Lucas disse...

A Hertz vai fechar assim como a Rádio Cidaded e Tomar. Não paga salários pois vive da publicidade e essa não há
Fala-se em a Hertz ser comparad peal IURD

Anónimo disse...

Já em tempos a Rádio Hertz esteve para ser comprada pela IURD, o que deixou a Igreja Católica em pânico.
Consta que um grande político alapado, por enquanto, em Tomar, é apoiado pela IURD, quem é ?
Quando ao grupo CT é deixar andar.
Tomar como ponta de lança de seitas religiosas brasileiras até tinha piada. Elas já têm influência numa casa santa católica, é só mais um esforço.

SIMÕES LOPES disse...

Tambem se sabe que o Padre Mário vai lançar o Nabão propriedade da Diocese de Santarém e já está a recrutar jornalistas. Será um jornal de intervenção sem papas na língua. Que se ponham a pau os outros jornais ( Cidade de Tomar e o pasquim das fotos o Templário) que o Padre que tirou Comunicação Social na Católica antes de tirar Teologia, será o director, angariador de publicidade e terá uma legião de compradores e anunciantes e governos da próxima Câmara passarão pelo Nabão II Edição. Depois direi onde fica a redacção

Anónimo disse...

Confirma-se que a Rádio Hertz ser comprada pela IURD. Fala-se que o valor da compra é de 500 mil euros.
Segundo um funcionário não há ordenados em atraso, é certinha no pagamento, no final do mês.

Simões Lopes disse...

Há não sabiam quem era o politico da nossa Praça apoiadao pela IURD. Mas toda a gente sabe....

Ok Hertz passa para a IURD dentro de alguns dias. 500 mil euros e o preço, isto numa rádio que foi dos sócios. É a vida.
Afinal o Nabão é uma jogada Padres/Bispo e Politécnico

Simões Lopes disse...

Parce que o SUBTIL que vai fazer um curso de propaganda religiosa e será admitido como director da HERTZ /IURD, daí aquele visual BUDISTA

Anónimo disse...

A Hertz vai vender a frequência dos 98 FM á IURD e fica com a nova frequência dos 92 FM para emitir?
Está tudo dito, a nova frequência veio para vender a outra, não há ponto sem NÓ!...