sexta-feira, 15 de abril de 2011

MESMO À BEIRA DO ABISMO!


Penso que estamos, em Tomar, mesmo à beira do abismo, na iminência de uma catástrofe todavia evitável. Baseio-me nalguns factos recentes e convergentes, que passo a enumerar. 1 - O autarca Carlos Carrão, presuntivo (gosto deste termo, porque leva a pensar em presuntos...) sucessor a breve prazo de Corvêlo de Sousa, veio justificar, com falinhas mansas, porém visivelmente inseguro, o constante aumento do défice camarário, que medra (favor não trocar as vogais) à média de quase um milhão mensal. É até das raras coisas tomarenses que continuam a crescer, a par com a tragédia económica e a concomitante debandada dos habitantes. 2 - No programa semanal que tem na Rádio em Hertz, em conjunto com o também autarca agora independente António Cruz, o vereador Luís Ferreira confessou-se preocupado com o "buraco" municipal, que já vai nos 35 milhões de euros, face aos previsíveis cortes nas transferências do governo central e à assustadora queda das receitas locais. (Ver site da Rádio Hertz). Se o autarca Luís Ferreira, igualmente conhecido pelos seus conterrâneos como "Ferreira das farturas", também já deu o braço a torcer, começando agora a franzir a testa e a coçar a mona, quando ainda o mês passado discordava dos sinais de alarme emitidos por Tomar a dianteira, então é porque as coisas vão mesmo de mal a pior, que o respeitável cidadão é geralmente teimoso, quase obstinado. 3 - Como bom político que é, colocado perante a inevitabilidade de um desastre anunciado, o vereador e mentor socialista local começou logo na busca de fontes fáceis de receita, susceptíveis de tapar os cada vez mais profundos abismos orçamentais. Vai daí, opinou em comentário endereçado a este blogue e já publicado, que taxando todos os reformados que recebem mais de 1.500 mensais, conseguiam-se 1.200 milhões de euros/ano. E deixando de lhes abonar o 13º e o 14º mês (de que não têm necessidade alguma, segundo o respeitável eleito) angariava-se outro tanto, num total de pelo menos 2.400 milhões de euros. No mínimo!
Bravo Luís! Apoiado, com aplausos e tudo. Sou uma das futuras vítimas, que isto em Portugal quando se começa a falar nas coisas...Mas pagarei com satisfação, caso haja moralidade. Quero dizer, que paguem todos por igual. Dado que, por uma lado, não tenho a certeza de que assim venha a ser e, por outro lado, amor com amor se paga, aqui vão algumas outras soluções expeditas, que igualmente facultariam rios de dinheiro. Ou substanciais poupanças, consoante a posição de quem lê. A - Eliminar (só para começar) todas os concelhos com menos de 25 mil habitantes e todas as freguesias com menos de 10 mil. B - Reduzir o executivo de cada concelho remanescente para três membros (presidente + 2 vereadores) e a Assembleia Municipal para um eleito por cada 2500 eleitores; Acabar com os governos Civis; Suprimir os vereadores a tempo inteiro, os secretários exteriores, os adjuntos e os chefes de gabinete, quando recrutados fora dos quadros municipais; Reduzir a Assembleia da República para um total de 101 deputados, um por cada 100 mil habitantes, +  um para desempatar. Para que são os 230 = 23 por milhão de eleitores? Imagina só, amigo Luís, que franceses e americanos-USA resolviam copiar o nosso figurino. Em Paris, os franceses passariam a ter um parlamento da república com 1.395 deputados (65 milhões de habitantes x 23 deputados) e em Washington algo de monstruoso como um areópago de 7.130 parlamentares (310 milhões x 23). E como não sou cruel, abstenho-me de fazer e apresentar as contas para a Índia = mil milhões e para a China = 1.700 milhões de habitantes, se não se enganaram no recenseamento...
De forma que, prezado conterrâneo, comunica lá a quem entenderes que cortar no rendimento das famílias, estamos todos de acordo, julgo eu, mas só em conjunto com uma séria poda no jardim da política. Valeu?

16 comentários:

Anónimo disse...

dr rebelo a crise é acima de tudo cumpla dos politicos profissionais e sem curriculo como luis das farturas, relvas, passos coelho. o pais esta assim pois mamaram durante 30 anos no erario publico, geriram mal e fizeram favores aos amigos nas empresas privadas e publicas. uma verdadeira incuria.
a crise foi culpa deles e agora o ze povinho vai pagar? NEM PENSAR! VAO PAGAR TODOS E HAJA MORALIDADE. bom texto senhor rebelo a ver se os politicos xulos aprovam as suas medidas... senao temosmesmo conflito social grave.

Anónimo disse...

Tomar, coerente e fiel a si próprio, dará o passo em frente...
O veredor Luis Ferreira apresentou a solução fácil para os problemas nacionais: baixar as pensões e cortar os 13º e 14º meses.
Primeiro gastou-se sem medida, e chegámos a isto. Agora corta-se sem medida, e agravaremos a situação. Propostas de aumentar a produção não existem.
É isto o soialismo.
Ainda esta semana foram apresntadas medidas para transformar Tomar num "centro comercial a céu aberto", outro devaneio tomarense. O corte dos 13º e 14º meses dará cabo do comércio, o que afectará, e bem, Tomar. O mesmo acontecerá com a redução das pensões de reforma, porque Tomar é, cada vez mais, terra de reformados, como o país.
O veredor Luís Ferreira, bem como os seus parceiros na Câmara de Tomar (PSD e IPT), podem ficar descansados que as medidas a serem impostas pela UE e pelo FMI vão ser mais abrangentes e profundas.
Não deixa de ser curioso que, até há pouco tempo, o veredor LF manifestasse despreocupação em relação ao endividamento da CMT, porque há muito património, e agora coloque-se à frente das críticas ao nível de endividamento da autarquia. Grande capacidade de planeamento.
Com os cortes que por aí virão, a situação de Tomar só pode piorar. Em vez do Congresso da Sopa comecem a pensar na sopa do Barroso, aquela que era destribuída aos pobres, durante o salazarismo, às portas dos quartéis. O drama é que vamos ser todos pobres e é capaz de não haver quartéis.

Anónimo disse...

Continuem a meter mais gente para a Câmara e Serviços da mesma.

Como já disse:
É incrível como estas pessoas (no caso Sr. Presidente da Câmara a quem compete a autorização) pensam que estão acima de qualquer outra e mesmo do Estado. São pessoas assim que nos fazem estar onde estamos e com a crise que encontramos. Como é possível não respeitar a LEI e pior que isso o ESTADO (leiam-se Nós).
É por isso que estas notícias deveriam ser encaminhadas para quem de direito, no caso, área de finanças e da Administração Pública, que duvido que a Autarquia o tenha feito, pois estes contratos seriam considerados NULOS por não respeitarem Orçamento de Estado de 2011, (Lei n.º 55-A/2010, de 31/12, DL n.º 29-A/2011, 1/03) existe um controlo do recrutamento de trabalhadores para o exercício de funções públicas.
Onde deverão ter tidas em conta algumas regras como o caso da 1 por 2 (entrada de 1 por saída de 2), sendo que poderão haver excepções devidamente fundamentadas, que não me parece o caso isto se formos ver os Avisos.

Haja coragem para denunciar estas situações que tanto prejudicam a Autarquia e bolsos dos portugueses.

Anónimo disse...

A minha avó costumava dizer "com as calças do meu pai,também eu sou um homem". Compreende-se que o senhor vereador AGORA se mostre preocupado. O seu grande líder também foi forçado a engolir a mentira do sucesso das suas políticas. Às palavras: sucesso estrondoso, resultado histórico, desenvolvimento e modernização sem par, boas notícias, absoluta transparência...seguiram-se: A CULPA É DOS OUTROS, COLIGAÇÃO NEGATIVA, INCUMPRIMENTO, DESCRÉDITO DO PAÍS... estamos mesmo no bom caminho, com tantas soluções miraculosas, para palonço ver.

José do Mouchão disse...

Tomar de tanga?

ISSO É MENTIRA

A LISBOA DESLOCOU-SE UMA EMBAIXADA QUE CONVIDOU UM EMBAIXADOR PAGO A PESO DE OURO O CHEFE DE COZINHA CHACAL E ANDARAM A DAR TIGELAS E COPOS ÁS PESSOAS COMO MEIO DE PORMOÇÃO, TENDO ACABADO MUITOS DESTES ARTEFACTOS NO LIXO

AS SOPAS DE TOMAR PASSARAM A SER DO MUNDO E ASSIM SE VAI GASTANDO PIPAS DE MASSA


QUANTO VAI RECEBER O EMBAIXADOR CHAKAL POR TER EMRPESTADO A CARA, E O TURBANENTE A ESTE CONGRESSO?

DE QUEM FOI A INVENÇÃO?

QUE SE LEVANTE UM INQUÉRITO JÁ!

Anónimo disse...

LEIAM COM ATENÇÃO!

No dia em que as dezenas de milhares de "boys and girls" que estão distribuídos e infiltrados capilarmente em todo o aparelho do Estado,nas suas diferentes variantes,forem escorraçados;

No dia em que os titulares de órgãos de soberania - políticos e magistrados - responderem civil e criminalmente pelos seus actos;

No dia em que acabarem com os ordenados,prémios e pensões obscenos e definam plafonds decentes;

No dia em que forem estabelecidas regras de não esbanjamento dos dinheiros públicos em carros de luxo e outras mordomias;

No dia em que o Estado cumpra com os seus pagamentos a fornecedores,tal qual exige dos contribuintes;

No dia em que os Portugueses deixem de ter desprezo de trabalhar na agricultura e o país fixar a meta de ser auto-suficiente e até excedentário em bens alimentares;

No dia em que seguirmos o mesmo caminho nas pescas;

No dia em que o país acarinhe e estimule um desenvolvimento industrial moderno e criador de mais valias;

No dia em que as famílias eduquem as crianças e os jovens e a escola lhes dê formação que responda às necessidades do país;

No dia em houver disciplina e ordem democráticas assente nos valores da educação, do respeito e do civismo;

No dia em que as polícias,enquadradas nesses princípios,voltarem a ter autoridade efectiva no combate ao crime ao crime,à delinquência,ao abuso,à falta de respeito pelos direitos recíprocos de cidadania;

No dia em exista um ordenamento jurídico que dê combate efectivo e duro à corrupção,ao compadrio,ao arranjismo,ao clientelismo;

NESSE DIA...

Não precisaremos de FMI,não dependeremos de especuladores sem escrúpulos (leia-se agências de rating e outros criminosos bem vestidos),não seremos humilhados por grotescos e incompetentes dirigentes estrangeiros.

Seremos um país sério,trabalhador,honrado,independente,de progresso,motivo de orgulho para todos os Portugueses.

SE NÃO FORMOS CAPAZES DE DAR ESTA VOLTA,CONTINUAREMOS NA CAUDA DA EUROPA,POBRES E PEDINTES,VIVENDO ACIMA DAS POSSES E À CUSTA DOS OUTROS.

R. Grácio

Anónimo disse...

O Diário de Notícias de hoje publica uma entrevista com Miguel Relvas.
No Perfil lê-se:
"FOI... presidente da Assembleia Municipal de Tomar".
Foi ? Já não o é ?
Em Tomar sabem de alguma coisa ?
Fernado Jesus é o novo presidente da Assembleia Municipal ?

Bravura Lusitana disse...

Está provado que este regime capitalista sem tréguas está acabado. Depois de deixar milhões de portugueses na miséria, é para lá que encaminha todos os outros que não têm tacho nos partidos do vira o disco e toca o mesmo.

A única solução passa por uma força diferente e sem vícios, o Partido Nacional Renovador !

Por Tomar, por Portugal, PNR SEMPRE PRESENTE !

Anónimo disse...

Continuem a meter mais gente para a Câmara e Serviços da mesma.

Como já disse:
É incrível como estas pessoas (no caso Sr. Presidente da Câmara a quem compete a autorização) pensam que estão acima de qualquer outra e mesmo do Estado. São pessoas assim que nos fazem estar onde estamos e com a crise que encontramos. Como é possível não respeitar a LEI e pior que isso o ESTADO (leiam-se Nós).
É por isso que estas notícias deveriam ser encaminhadas para quem de direito, no caso, área de finanças e da Administração Pública, que duvido que a Autarquia o tenha feito, pois estes contratos seriam considerados NULOS por não respeitarem Orçamento de Estado de 2011, (Lei n.º 55-A/2010, de 31/12, DL n.º 29-A/2011, 1/03) existe um controlo do recrutamento de trabalhadores para o exercício de funções públicas.
Onde deverão ter tidas em conta algumas regras como o caso da 1 por 2 (entrada de 1 por saída de 2), sendo que poderão haver excepções devidamente fundamentadas, que não me parece o caso isto se formos ver os Avisos.

Haja coragem para denunciar estas situações que tanto prejudicam a Autarquia e bolsos dos portugueses.

Anónimo disse...

Não adianta muito opinar comentários, até porque muitas vezes eles provocam reacções negativas naqueles que não sabem viver em liberdade e que não têm humildade suficiente para reconhecer a verdade.
Contudo não posso deixar de comentar que quase todos os mentores da desgraça do concelho de Tomar continuam à frente dos seus destinos, e como se pode ver, nem com os erros do passado aprendem, preparando-se para outra obra megalómana, ainda que financiada, não deixa de ser necessário comparticipar com pelo menos vinte por cento. Parece-nos que com a actual situação financeira não se deveriam fazer mais dividas.
Nos últimos quinze anos, o Município e Serviços não olham a meios para colocar no seu quadro de pessoal, várias dezenas de técnicos superiores, em detrimento de outro pessoal necessário para a conservação de rede viária, jardins, higiene e limpeza, entre outros.
Actualmente, mais do mesmo, concursos abertos para vinte e duas vagas, desrespeitando a lei vigente. Isto até parece mentira! Numa altura em que as restrições estão aí, e que, os já cerca de quinhentos funcionários, a muito curto prazo irão deixar de receber os seus salários, “sim porque a banca vai deixar de financiar”
Lamenta-se tais comportamentos e é bom que os responsáveis parem para pensar que a situação que aí vem, vai ser caótica, e que, certamente vão ser responsabilizados pelas suas irregularidades. Se não for pela Lei, serão na praça pública.

Luis Ferreira disse...

Já que parece estar por entender parte do problema do gasto excessivo do pais, continuo sem perceber a razão pela qual um aposentado com 2000 ou mais euros precisa de 13.o e 14.o mês. E porque razão paga menos IRS que um activo com a mesma remuneração. Somos um pais rico?

Quanto as reduções nas freguesias, concelhos, número de cargos políticos e limitação de nomeados a pessoal com vinculo a função publica, 100% de acordo. Durante anos defendi sozinho isso no seio do PS. Já agora faltou uma coisa: governos municipais maioritarios para responsabilizar totalmente quem ganha.

Sobre os aposentados "ricos" da função publica ainda outra nota. Segundo a regra da aposentação pelo ultimo ordenado, extinto pelo governo socialista a 1/1/2007, quase todos os já referidos 1,1 milhões de aposentados com mais de 1500€ (em media recebem cerca de 2200€), só descontou durante os seus 35 anos de descontos (em media), cerca de 60% desse valor. Ou seja cerca de 40% dos 2200€ são dinheiro que lhes é retribuído, mas que eles nunca pagaram. Estamos a falar de qq coisa como 13.500 Milhões de €. Esse valor é mais ou menos o valor do actual deficit publico.

Que o pais mantenha a solidariedade com os regimes não contributivos, as pensões de 200€ (cerca de 350 mil cidadãos), que nos custam 1.000 milhões de euros por ano, concordo em absoluto, agora que alimentemos os nossos aposentados ricos com dinheiro que não temos, não me parece correcto.

Por muito que nos custe esta é a realidade.

Anónimo disse...

Ò sô Ferreira,

Você é mesmo desvergonhado.
Não é não tenha razão em relação aos pensionistas dourados.
A questão é outra:

Falta-lhe autoridade moral para falar de benefícios ilegítimos.

Você que é um tachista profissional há 25 anos,sem profissão,sem qualquer qualificação técnico-profissional.

Você é um chulo social.

Quanto custa ao Estado,o que quer dizer a todos nós,sustentar mensalmente o casal "boy and girl" - Luís Ferreira + Anabela Freitas - ele,vereador quase sem pelouros mas a tempo inteiro e ela,deputada/corpo presente só para votar?
Quantos milhares de euros,incluindo todas as mordomias e alcavalas?

Mas a sua situação é apenas um exemplo entre dezenas de milhares de "boys e girls",capilarmente infiltrados por tudo o que cheire a Estado e por todo o país.

Seria bom que,de uma vez,explicasse como é que,aos 19 anos,entrou para "quadro" da Inspecção Geral da Administração Pública,como é que o seu comparsa Rosa do Céu o meteu no quadro do pessoal da Câmara de Alpiarça,onde ninguém o conhece.

É por estas e por outras que você não tem o mínimo de credibilidade ou autoridade moral para se expressar com a desvergonha e desfaçatez que o caracterizam.

Você faz parte de uma ASSOCIAÇÃO DE MALFEITORES que têm sugado milhares de milhões de euros aos Portuguesas,sendo também uma das causas porque o país se encontra na actual situção.

HAJA VERGONHA!
HAJA JUSTIÇÃ!

FORA COM ESTA CORJA DE CHULOS SOCIAIS!

Anónimo disse...

O Luís Ferreira quer penalizar os que sustentam a segurança social, quem descontou, e apoiar os regimes não contributivos, quem nunca descontou. Diz ele que é por solidariedade. Diga-me, qual o sentido de solidariedade de quem apenas trabalha de três em três anos na Festa dos Tabuleiros, via Fundo de Desemprego, e depois passa o resto do tempo sem trabalhar, a viver de subsídios, e a gastar em trapos, nos cafés, a apanhar banhos de sol (no Inverno em solário e de Verão na piscina).
Onde é que está solidariedade?
Quanto às pensões dos Funcionários Públicos: têm que ser revistas, o critério do último ordenado não serve, porque eles vão receber o que não descontaram, e as pensões estão a saír, não dos descontos para a CG de Aposentações mas dos impostos pagos por nós e necessários ao desenvolvimento do País. Há muito que o FMI vem defendendo que as pensões de Reforma do Estado e do privado têm de ser igualadas, esperemos que seja agora.

Luis Ferreira disse...

O estimado anónimo das 11:23 concorda basicamente com a minha opinião.

Uma pequena correcção: desde 1/1/2007 que esse regime do ultimo ordenado deixou de vigorar para os funcionários públicos, aplicando-se desde então o regime da segurança social - todo o regime contributivo.

Quanto à anta das 23h do dia anterior, palavras para quê? Inveja, invenção, maldicencia e zero que argumentos.
Para ela e para os outros que padecem desse mal, volto a dar um conselho: inscrevam-se no PS, candidatem-se e demonstrem que são melhores do que os que lá estão. Até lá roam os chinelos e "zurzam" à vontade. É que os cães ladram e a caravana passa...

Anónimo disse...

Até para criticar, temos que ser bem formados, porque o anónimo das 11.23 horas, desconhece completamente a actual realidade sobre a aposentação dos funcionários publicos, se não vejamos:
1º- O calculo de reforma, já não é calculada pelo último salário, mas sim oitenta por cento da média de toda a sua carreira.
2º- A idade de reforma está a aumentar seis meses em cada ano, sendo no momento de 63,5 anos, até perfazer os 65 anos.
Provavelmente quando atingirem os 65 anos, passa para os 67 e assim sucessivamente.
Conclusão, é infelizmente o funcionário público, que sem culpa, tem que pagar a crise, porque no privado verifica-se todos os dias pessoas a reformarem-se com 60 anos e menos, com ordenados quase por inteiro...
É bom que se reflita também nas baixas reformas da maioria das pessoas deste país, porque se deve a muitos deles nunca terem feito quaisquer descontos...

Anónimo disse...

Sr. Rebelo,

O aviso do labrosta foi eficaz.
A censura protectora do Coiso voltou.

Você tem medo dele. Porque será?