segunda-feira, 25 de abril de 2011

OITO FOTOS DE UMA IDA AO CONVENTO...

Ontem peguei na máquina fotográfica, meti-me mentalmente na pele de um turista  a chegar a Tomar e, naturalmente, procurei ir até ao Convento a pé. Foi uma complicação dos diabos. Com a estrada nacional vedada e a Calçada de S. Tiago muito escondida, subi a Calçada dos Cavaleiros. No entroncameto com a estrada nacional, o aspecto é este. Ainda tentei ladear, para ir à Ermida da Conceição, mas depressa concluí que me esquecera das galochas. E eu a pensar que estava a visitar um cidade europeia de um pais da União Europeia...
O panorama do dito acesso à capela é este. Visitas a pé ao de automóvel? Era bom era! Façam o favor de voltar cá, lá para o fim do ano. Ou, em melhor ainda! em 2012. Se entretanto não houver outras obras, o que é pouco provável. Os europeus do norte já começaram a perceber a jogada.
Restava a Calçada dos Cavaleiros, que os autores do projecto das obras em curso resolveram rebaptizar como Calçada de Santo André, vá-se lá saber porquê. Pois se a dita até começa próximo da Fonte de S. Gregório, que virá fazer o André por estas paragens? 
Conforme mostra a fotografia, também aqui há um problema: o caminho está cortado, apesar de não haver qualquer indicação anterior.
Procurando bem, lá acabei por encontrar, do lado esquerdo de quem sobe, um passadiço de estilo vietnamita, como facilmente se deduz, ideal para meninas e senhoras de tacão agulha. Se alguma vier a mergulhar na piscina anexa, onde é que terá de ir pagar o banho?
Na nulticentenária Cerrada dos Cães, agora rebaptizada pelos mesmos projectistas do Santo André como "Terreiro de Gualdim Pais", se o espaço para estacionar já estava reduzido a metade desde a instalação do estaleiro da construtora adjudicatária....
agora acrescentaram mais uns montes de inertes e outros materiais. Dá a ideia que o fundamental é mesmo afastar dali os carros dos turistas. Mas onde é que querem que eles vão aparcar?
Descendo pela Calçada de S. Tiago, deparei-me mais a baixo, junto ao local onde estava antigamente a sirene dos bombeiros, com mais este mini-muro mijatório...
Como diria o diácono remédios: "Não habia nexexidade!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

"O empresário Miguel Júdice e o músico Tiago Cavaco foram os "resistentes" a lançarem pistas de como dar a volta ao país..."

Comentário:
Claro que este Miguel e Tiago não precisam sair!...
Herdeiros dos "condados " e "boys" de 1ª, 2ª e 3ª geração não precisam. Os pais e os avós já lhes garantiram um diploma universitário, uma bolsa para um mestrado ou doutoramento no estrangeiro e um qualquer lugar na política, na administração numa empresa pública, como comentadores de TV ou ainda numa dessas empresas de advogados que fazem as leis do Estado, por outsourcing !
...E os outros ?... Os outros se forem honestos, qualificados e quiserem trabalhar , não lhes falta onde o fazerem, ...lá fora claro !

...FOI PARA ISTO QUE FIZERAM O GOLPE DE 25 DE ABRIL DE 1974?

Anónimo disse...

Pois aí está, falar é fácil quando a barriga está cheia!