terça-feira, 12 de abril de 2011

QUE ACORDO E PARA QUÊ?!


Uns verdadeiros artistas, estas aves do BCE/ FMI/UE, a que uns chamam de rapina, outros agoirentas, outros ainda pássaros de bisnau, ou mesmo pombinhas da paz. Depende do quadrante ideológico do comentador. Um acordo PS/PSD! Como se isso bastasse! Falta determinar -e seria bom que quanto antes- que tipo de acordo. Preciso, encorpado, bem delimitado no tempo? Ou simples convénio, tipo balão infantil, bonito mas sem eficácia nem esperança?
Digo isto, uma vez que temos aqui em Tomar um excelente exemplo, que nos coloca como precursores, sem todavia honrar quem quer que seja. Na minha opinião, bem entendido! Precursores porque, tal como na época do senhor Infante D. Henrique, (o tal dos descobrimentos, que nunca descobriu nada), os politicos locais que temos ousaram tomar a dianteira, antecipando-se aos acontecimentos previsíveis. Sem honrar quem quer que seja, pois, como agora se verifica, tratou-se apenas de assinar um papel sem conteúdo, assim a modos que uma autorização de Miguel Relvas para que alguns eleitos e respectivos apaniguados PS passassem a ter acesso às gamelas municipais.
Quase dois anos volvidos, excluindo as consideráveis verbas que já nos custou enquanto contribuintes, tal tramóia já serviu realmente para quê? Há planos precisos? Há ao menos ideias? Há vontade de acertar? De ouvir os cidadãos e agir em consequência? Sabem no mínimo qual é a situação económico/financeira da autarquia e as consequências daí advenientes? Além de auferirem ordenados e regalias diversas, para si e para os seus comparsas de circunstância, estão na autarquia a fazer o quê? Que rota pensam estar a trilhar? Debatem sequer uns com os outros, de forma regular? Ou nem isso? Hugo Cristóvão tem razão nas suas aceradas críticas? Ou está apenas ressentido?
Barco parado não faz viagem e a velha barca municipal encalhou, ali a poente da Praça da República, logo no início deste mandato.
Por tudo isto, se o "Trio da massa" (BCE/FMI/UE) cuida que basta exigir um acordo de bloco central para curar as mazelas portuguesas, quase todas velhas de séculos, parece-me a mim que estarão mais enganados do que os porcos quando vão para o matadouro, todos contentes por não irem a pé, embora ignorando qual o destino...

9 comentários:

Luis Ferreira disse...

Estimado prof. Rebelo

Falar inépcia geracional, diria mesmo geriática, do PSD de Tomar, que vem insistindo em decisões unilaterais lesivas do nosso futuro colectivo, como foi o caso da reestruturação orgânica do Municipio onde passou as chefias de 9 para 18, prevendo gastar assim mais 400 mil euros ao Municipio só em 2011, ou um acordo prejudicial ao Municipio com o anterior Concessionario, que custará quase 8 milhões de euros, é uma coisa.

Comparar isso com a atitude colaborante do PS para "indicar" o caminho estratégico correcto, procurando apresentar soluções, é outra.

Não têm os vereadores socialistas feito bom trabalho nas áreas que tem estado sobre a sua responsabilidde?

Uma ultima nota: os candidatos do PS quando concorrem para uma eleição é para exercer o poder. Isso acontece porque o PS não é um partido de anti-poder, tipo bloco ou pc. Os eleitores quando votam PS fazem-no para exercer o poder.

Se eu gosto ou concordo com a generalidade da actuação do presidente da autarquia ou dos meus colegas do PSD? Claro que não! Acho que a visão que estes têm do futuro do Concelho esta ultrapassado, não tem, nem representa futuro para Tomar, nem na globalidade é positivo para o Concelho. Por isso NUNCA fui, nem faço questão de ser algum dia do PSD. Por isso trabalho todos os dias para FAZER DIFERENTE.

Nas eleições de 2013, os cidadãos que nos avaliem e vejam o que foi diferente na Cultura, no turismo, na gestão urbanística e na Proteccao civil, quando estas estiveram sobre responsabilidade de vereadores socialistas. Comparem e optem.

Até lá perceba-se que a responsabilidade principal de governar foi dada ao PSD, por muito que não concordemos ou gostemos disso.

Anónimo disse...

Este Luís Ferreira não sei se é tanso que quer fazer dos outros tansos.
Essa conversa convence alguém, será que convence sequer ao próprio ou aos socialistas mesmo os mais ferrenhos?

Parece-me que não. A história deste mandato é o que é, ninguém a vai conseguir escrever diferente: Um câmara desastrosa na qual foram responsáveis o PSD e o PS. Ponto final.

E eu até sou dos que acho pena, acho que o PS em Tomar, com a mudança de alguns protagonistas, tem muito para dar. Mas já deviam ter saído da coligação á muito e este vereador, se tivesse dignidade devia ter sido o primeiro a dizer basta, quando lhe tiraram os pelouros. Não fez, perdeu toda a credibilidade e o PS com ele.

Anónimo disse...

Cada tiro...cada melro!!!

Luis Ferreira disse...

A opinião do cidadão anónimo é respeitável, mas não é a minha. Volto a afirmar: o PS quando concorre é para exercer o poder, e as decisões de manter ou Nao maner o trabalho depende do colectivo.

Por questões de saúde Nao pude participar na decisão formal de estabelecer uma partilha de poder com o PSD, mas soube respeitar essa decisão e mantenho-mens. Trabalhar dando o meu melhor nas missões que me atribuiram.

Nao sou dos que desistem. Se o fizesse Nao teria chegado onde cheguei.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Meus amigos,

Já não há pachorra para aturar os desvergonhados auto-elogios da figurinha mais reles da política tomarense.
Este sujeitinho está num estado de demência ou pré-demência.
Confunde o umbigo com a realidade.
Não tem um pingo de vergonha ao manter-se a mamar ordenado+mordomias+alcavalas à custa de todos nós,com pelouros que na esmagadoria das Câmaras são desempenhados,e bem,por vereadores em regime de não-permanência.
Este oportunista,este "profissional boy",já sacou centenas de milhares de euros dos cofres públicos desde há mais de 20 anos,saltitando de tacho em tacho.

Tenha um minímo de pudor!

Você é um MALFEITOR infiltrado no PS e na Maçonaria,com o único objectivo de "chegar onde chegou" -leia-se "chular o que chulou".

Só sustentado por maçons da mesma laia e porventura por outros que não o conhecem bem,ainda não foi afastado de cargos dirigentes no PS.

Mas,desde que assaltou o poder no Partido,apenas temos conhecido as derrotas mais humilhantes de sempre.

E,enquanto for o rosto do PS de Tomar,não ganharemos a Câmara nem veremos o nosso Partido a atrair pessoas de valor e o eleitorado mais esclarecido.

Vão votando no PS, a nível local, aqueles 5.000/5.500 ferrenhos sobrantes,fiéis ao Partido como ao clube de futebol de sempre.

Enquanto a política estiver infestada de Ferreira's,os portugueses e os tomarenses vão-se abstendo,votando branco ou nulo,cada vez mais.

A malta sente nojo destes boys peçonhentos.

O Povo vê as pouca-vergonhas e está farto,desencantado.

Mas o dia do julgamento destes "criminosos chulos" há-de chegar.

Olhem para a ISLÂNDIA!
Aprendamos com os ISLANDESES!

Anónimo disse...

o brincalhão-mor, este vereador do faz-de-conta. Se tivesse um minimo de amor proprio e de sentido etico...

Anónimo disse...

sim ferreirA MAS SABE QUE APESAR DE TER OPINIOES DIVERGENTES O AMIGO MANDA NA ANABELA FREITAS E NO HUGINHO E POUCO MAIS

Anónimo disse...

Cada cavadela...cada minhoca!!!

Luis Ferreira disse...

Ontem o PS decidiu a sua Lista de Deputados pelo Círculo eleitoral de Santarém e, se nada de extraordinário suceder, Tomar virá a ter dois seus conterrânios nos 10 efectivos.

A actual Deputada Anabela Freitas deverá conseguir manter o lugar onde anteriormente foi - o 5.o e o economista Hugo Costa, deverá ir em 7.o ou 8.o

O PS dá assim o exemplo de aposta na Cidade dos Templários e seu Concelho.