domingo, 3 de abril de 2011

A SITUAÇÃO POLÍTICA LOCAL EM IMAGENS

Sátira política

Durante o usual passeio pedestre quotidiano, fui cogitando sobre a melhor forma de transmitir aos meus concidadãos a gravidade da crise a nível local e o futuro ultra-sombrio que aí vem. Isto porque, em relação aos problemas nacionais, apenas nos resta aguardar as próximas eleições, a que se seguirá a já inevitável ajuda externa e as concomitantes condições draconianas, tipo garrote.
Dado que no âmbito autárquico não há FMI, nem BCE, nem Comissão Europeia, nem senhora Merkel, que nos possam valer, é meu entendimento que quanto mais tarde os tomarenses acordarem, mais difícil será a recuperação. Mas como é que se conseguirá enfiar isto no bestunto dos nabantinos? Habituados durante séculos ao usual "eles que resolvam", sem que se saiba com rigor quem são os "eles", continuam eventualmente persuadidos de que tudo ainda pode voltar a ser com já foi.
Após voltas e mais voltas ao miolo, lembrei-me daquela sentença da primeira metade do século passado, segundo a qual "Mais vale uma boa imagem que mil palavras". Fui então em busca de ilustrações sobre dois temas conexos. Antes de mais, acerca das principais vantagens e inconvenientes das coligações autárquicas tipo 3 + 2, como temos em Tomar. Depois sobre liderança autárquica, estratégia e definição das principais linhas de rumo para todo o mandato, ou no mínimo para os dois anos que restam. Creio sinceramente que ambas as fotos seleccionadas são assaz eloquentes, dispensando por isso quaisquer outros comentários. Oxalá cada leitor as consiga "ler" de forma adequada, que isto de imagens satíricas tem muito que se lhe diga...


Fotos ojumento.blogspot.com

Os eventuais visados desculpar-me-ão, pois é também para isto que pontualmente pago os meus impostos. E é esta a principal ideia que muito eleitores locais têm sobre o contexto político nabantino.

7 comentários:

Anónimo disse...

O Ferreira fica muito bem de castanho...
Acompanhado do irmão e dos 3 primos...

Não há marrã que aguente,chame-se OE ou outra qualquer coisa...

Mas o pagode vota neles...

Triste pagode...

Bravura Lusitana disse...

Caro Professor Doutor Rebelo, o PNR já tinha colocado oportunamente nas ruas um outdoor bastante parecido com a imagem com que nos presenteia.

Poderá vislumbrar o mesmo aqui:

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_pi4zsI9Oylg/TLSDPUEv1FI/AAAAAAAAAFY/gjaDJ7AgdD0/s1600/PNR%2Boutdoor%2B2010.JPG&imgrefurl=http://portoterraportuguesa.blogspot.com/2010/10/novo-outdoor-do-pnr-no-marques-de.html&usg=__wluCO7e2SSbioy2pHYbiNOTyJdQ=&h=562&w=1500&sz=155&hl=pt-pt&start=40&zoom=1&tbnid=LUlDimYnUdtYPM:&tbnh=62&tbnw=165&ei=QC6ZTY1H19DjBvvE5dQB&prev=/search%3Fq%3Dpnr%26hl%3Dpt-pt%26biw%3D1280%26bih%3D551%26gbv%3D2%26tbm%3Disch0%2C812&itbs=1&iact=rc&dur=320&oei=LC6ZTeq8ENH1sgbblr3FCA&page=3&ndsp=21&ved=1t:429,r:4,s:40&tx=78&ty=30&biw=1280&bih=551

Cumprimentos,

PNR Tomar.

Bravura Lusitana disse...

Peço desculpa, este é o link correcto:

http://portoterraportuguesa.blogspot.com/2010/10/novo-outdoor-do-pnr-no-marques-de.html

Cumprimentos.

PNR Tomar.

Anónimo disse...

Houve reunião de câmara, foi?

Funiculin disse...

Aqui estão os "elementos" do verdadeiro casamento da Câmara de Tomar, os denominados 3+2 (Brancos+Castanhos), tudo a mamar nas tetas. Só faltam os outros dois verbos de encher, que também mamam mas às escondidas.

Anónimo disse...

Quem mama sem nada fazer, é quem do alto da sua opinação está há anos aposentado, quase desde jovem adulto, com os outros a pagar.

E são tantos nesta terra cigana nabantina, que nem se percebe porque não concorrem todos às eleições.

Uma câmara de salvação aposentada é o que é preciso.

Anónimo disse...

Texto para acompanhar as ilustrações:
- a política é uma poca
- quando chega a hora todo o galo perde a cabeça
- é mamar enquanto dura
- enquanto uns dormem outros mamam
- porca miséria
- nobre ma com os pés descalços
- não ha verdadeiro galo que não tenha poleiro em vista