segunda-feira, 18 de abril de 2011

VEM MESMO A TEMPO!


Fotos Ferrari, copiadas de EL PAÍS

Na minha humilde opinião, que de automóveis pouco percebo, mas em economia sempre lhe dou um jeito, vem mesmo a tempo este magnífico FERRARI, a última criação do afamado construtor de Maranello. Diria até que aparece como água para sedentos em pleno deserto. Quatro lugares confortáveis, tracção às quatro rodas, um porta-bagagens de 450 litros, (propondo a marca 4 malas combinadas por só 11.284 euros, uma autêntica pechincha!), volante de fórmula 1 com comandos acoplados, cinco programas de tracção (neve, piso molhado, normal, desportiva, sem controlo de tracção) e sistema elevatório para todo-o-terreno. O motor de 6.2 e 12 cilindros em V, desenvolve 660 cavalos às 8 mil rotações, acelerando de zero a cem em 3,7 segundos, atingindo os 200 quilómetros/hora em 11 segundos. A velocidade máxima é de 335 quilómetros/hora. Segundo os fabricantes, em estrada o consumo é de apenas 16 litros aos cem, caso não se ande muito acima dos 120/hora. O preço anunciado para Espanha, onde os automóveis são em geral muito mais baratos do que em Portugal, é de apenas 287.730 euros + opcionais. Só por manifesto exagero se poderá dizer que é caro!
Tratando-se do primeiro 4 lugares da firma do cavalinho, os seus criadores só o fabricam mediante encomenda prévia, de modo a poderem personalizar cada entrega. Segundo declararam aos enviados do diário espanhol EL PAÍS, até este momento há registo de 800 pedidos, entre os quais 15 de Espanha e Portugal.
Em relação aos nossos vizinhos, confesso ter ficado surpreendido, uma vez que atravessam uma grave crise financeira, económica e social, com uma taxa de desemprego superior a 20%. Já no que concerne a Portugal, parece-me natural. Temos uma economia pujante, um crescimento económico que a Europa nos inveja, não temos praticamente dívida externa, o orçamento de Estado quase nunca regista défices e o desemprego não chega sequer aos 5%, ligeiramente abaixo do normal e saudável "volante de mão-de-obra". Não surpreende, por conseguinte, que haja encomendas. Arriscaria até suputar que pelo menos uma delas pode muito bem ter origem no Município de Tomar. Baseio-me, é claro, nos sinais de ostentação que por aí vão. Das obras faraónicas ao Congresso da Sopa, passando pelas "excursões comezaina/tintol/bailarico", que o vice-presidente da autarquia costuma acompanhar no seu INSÍGNIA de serviço, ou pela Festa dos Tabuleiros, tudo denuncia uma abundância de recursos em todos os sectores. O que é natural, se tivermos em conta o evidente e imparável surto de desenvolvimento, tanto económico como populacional, consequência da magnífica gestão camarária que temos tido e que vai continuar, pelo menos até ao final de 2013. (Se houver quem empreste dinheiro até lá...)
Temos aliás de reconhecer que, num município cujo vice-presidente se desloca num OPEL INSÍGNIA de 2010, adquirido em regime de leasing, comunicando através de um telemóvel de 825 euros, nada será mais natural -caso esse ilustre autarca venha, conforme consta, a ascender à presidência- do que um modelo superior de automóvel, para estar à altura da dignidade do lugar. Donde a minha ideia segundo a qual uma das tais encomendas é bem capaz de ser nabantina.
Se acertei -e tudo indica ser o caso- convém desde já avisar que o referido modelo, embora sendo topo de gama, tem algumas falhas de equipamento: controlo de velocidade, assentos reguláveis electricamente, faróis de iluminação inteligente, por exemplo. A Ferrari suprime estas falhas mediante mais 7.500 euros. Depois temos ainda mais o isqueiro e o cinzeiro, por 491 euros e, -imagine-se!- um economizador de combustível, que permite reduzir o consumo para uns modestos 15,4 litros aos 100 quilómetros, por apenas 1.328 euros.
Resta acrescentar que até no baptismo do modelo os gestores de Maranello foram felizes, certeiros e acutilantes. Pelo menos no que a Tomar diz respeito. Sabe-se, com efeito, que os tomarenses em geral, contra ventos e marés, sempre demonstraram satisfação perante o facto de os seus autarcas-governantes montarem bem. Se calhar por ainda não terem tido ocasião de concluir que os montados são afinal todos os eleitores/contribuintes. Pelo que, também sob este prisma, a Ferrari acertou na "mouche" - este modelo desportivo familiar é o Ferrari FF. Estavam à espera de quê? Estas coisas não se inventam. Acontecem!
Se um dia destes virem uma dessas máquinas ali junto ao Gualdim Pais, já sabem quem a pagou...ou há-de pagar!

22 comentários:

Anónimo disse...

Sinto vergonha como tomarense ao assistir na rádio hertz à acção de promoção do congresso da sopa em Lisboa. Sopas do mundo com Chakall? Que benefício traz para Tomar esta alteração? O congresso da sopa não é suficientemente conhecido em Portugal? Há capacidade física para ter mais pessoas no mouchão? Se a resposta for sim então quanto terá custado esta acção de micro impacto? Com a mesma verba não seria possível utilizar meios com maior alcance promocional?

Anónimo disse...

O FMI irá, segundo a comunicação social, propor ao governo o fim do 13º e 14º meses para os pensionistas.
O LF quando defendeu o mesmo sabia do que falava.
Os pensionistas vivem com imensas dificuldades para pagarem os medicamentos e os tratamentos.
Cortar-lhes os 13º e 14º meses é aumentar a sua agonia, e ir matamdo-os lentamente.
É isto o Abril do desenvolvimento ?
Sobre a fuga ao fisco este regime não faz nada. O valor em fugaa é muito maior do que o recebido pelos pensionistas.
Sãos os brandos costumes dos portugueses: maltratar os fracos, e dobrar a espinha ao fortes.

Anónimo disse...

Adianto de carros não perceber, tão pouco os conduzir, dado razões de objector de consciência a isso me preceituarem.
Não obstante saboreei a maquinal prosa que com a costumeira acutilância foi postada; para nosso regalo!
Deixo, porém, um quase evidente senão: se o Ferrari é a máquina que adianta, com dose tamanha de cavalos assim, FF e quê mais, presumivelmente virá a estranhar a realidade do sítio:
De quatro patas, haverão muitos, mas mais da subespécie "E. a. Asinus" do que da "Equus ferus caballus", que, é como quem diz, mais asnos do que cavalos!
E obriga a circunstância, a que, de rigor, distinção se faça à terra a que todos urdem panegíricos: se o vice, assim cognominado e vá lá entender-se com que necessidade, se pavoneia, por interior e litoral, com a insígnia da inutilidade, porque não o primeiro renunciar de feição, e, antes de partir e esta coisa deixar completamente abalada, arrematar, ainda e a crédito, a aquisição de engenhos potentes que permitam aos seus sucedâneos, sem custas e sem custo, prosseguir na desventura: conservar no pântano, aquilo que estes tão bem e com primor, melhor fazem que alguém!
E vivam todos, porque todos são o nosso desgoverno!

Anónimo disse...

Está a passar nnuma televisão um programa aberto à participação dos espectadores. Os nossos políticos deviam ouvir e levar a sério o que é dito pelo povo. Um ex-combatente acaba de apelar a todos aqueles que serviram a Pátria, enganados ou não por quem nos governava na altura, para despertarem, uma espécie de toque de alvorada. O estimado Professor Rebelo também foi combatente e sabe, com conhecimento de causa, o que os combatentes são capazes de fazer ao toque de reunir. O 25 de Abril não foi feito para nos explorarem...

Luis Ferreira disse...

Sobre o 13.o e 14.o mês dos aposentados eu questionei a razão de estes o receberem. Naturalmente para mim, estão totalmente fora de causa cortes nas aposentações mais baixas, segundo o modelo do Governo, abaixo dos 1500€. Considero também que devia ser aplicada a mesma taxa de IRS para os aposentados e para o activos.

E já agora acho que deviam ser totalmente suprimidas as despesas de representação fixas na administração publica, que só no nosso Municipio são distribuídas por 17 pessoas, 5 das quais políticos.

Anónimo disse...

Uma pequena chamada de atenção:
o 25 de abril foi feito pelos militares para os militares,o povo sempre foi frouxo e fatalista.
Muito mais facilmente um português (tomarenses então nem se fala) se revolta com o vizinho da frente que comprou um topo de gama de uma grande marca automóvel do que com quem o roubou a vida inteira e desgraça a vida dos seus filhos.
Prof. Rebelo não perca tempo com esta "gentalha" que no fim ainda vai ser o culpado da desgraça porque andou sempre a falar nela.

ass. tomarense na casa dos trintas com filho e quase no desemprego

Anónimo disse...

Este Coiso é de um cinismo aterrador.

Vem para aqui dar uma de sério e,sem justificação,mantem-se como vereador a tempo inteiro,ganhando milhares de euros por mês - vencimento,carro,combustível,manutenção,telemóvel sem plafond,ajudas de custo,etc.

Só um grande desvergonhado se pode continuar a prestar a estes papéis...

Anónimo disse...

Cada tiro...cada melro!!!

Anónimo disse...

Pessoalmente prefiro o último Lamborghini Aventador.
6 velocidades comandadas do volante que entram em 15 milésimas de segundo. 700 cavalos de potência. Design inegualável.
Cada mudança de óleo custa qualquer coisa como 15.000 euros. Os pneus devem ser mudados de 10.0000 em 10.000 kms e custam os quatrio cerca de 12.500 euros.
E ainda há quem compre este carro e mande aplicar um economizador de combustível! Parolos!!!
Esta maravilha custa cerca de 615.000 euros...sem alguns extras!

Bravura Lusitana disse...

E o cargo de tachist... ups, vereador a tempo inteiro ? Desse não renuncia, senhor Ferreira ?

Professor Doutor Rebelo, discordo consigo na matéria relativa aos TUT. São úteis para grande parte da população, principalmente para as pessoas da 3ª idade, que utilizam os respectivos serviços com frequência. Basta passar pelo hospital aquando da chegada do transporte para o verificar.

Quanto aos restantes cortes, perfeitamente de acordo. É com cada Chakall que nos calha em rifa... Ainda vamos ver o famoso cozinheiro a ensinar o povo de Thomar como partir ao meio farturas cozidas no tacho...

Por Tomar, por Portugal, PNR SEMPRE PRESENTE !

Luis Ferreira disse...

Temos ainda outra matéria que poderíamos exportar, especialmente a partir aqui de Tomar: soberba e inveja.

Dava bom dinheiro, mas deixaríamos de nos divertir tanto, é certo.

Uma nota séria, agora sim a propósito do seu post prof.Rebelo. A divida global do Municipio de 35 milhões de € é preocupante, especialmente pelo facto de ser impossível "acomodar" os cerca de 8 milhões que o PSD decidiu assumir sozinho com a ParqueT.

Volto a afirmar que com um património de mais de 100 milhões de €, dos quais cerca de 42 milhões em imobiliário, o Municipio não está falido. Virá a ter problemas graves de tesouraria num futuro próximo, se não souber tomar medidas rápidas para controlar os seus desperdicios e aumentar a sua receita, de forma a se
tornar sustentável.

Quanto ao investimento na promoção do Congresso da sopa através de um "embaixador" mediático faz todo o sentido. Errou-se foi no target, que não é o residente da grande Lisboa, mas sim o residente no litoral norte até ao grande Porto, que é o verdadeiro excursionista. Os cerca de 4 mil€ que investimos o ano transacto em promoção em jornais nacionais, tendo como ancora o Jornal de Noticias, teve como retorno a vinda de muito gente, durante o ano do centro-norte do Pais.

Mas volto a afirmar que tudo isto devia ter continuidade, permanência e objectivar uma estratégia de ocupar 26 fins de semana por ano de eventos de diversa índole na Cidade Templária. Só um nível de actividade desse tipo constrói uma verdadeira industria turística, capaz de criar
empregos permanentes e riqueza.

Falar de Tomar, tesouro esquecido nacional, é sempre bom, especialmente porque para as gerações abaixo dos 40 poucos são os que sabem que existe. E só com promoção é que vencemos esse desconhecimento. E aqui não deve haver "poupança", mas sim "eficácia".

Em conclusão: espero e acredito que este ano o Congresso da Sopa seja um sucesso de participação no próprio dia, com o bom tempo que se esprera, e que ele não dê o prejuízo directo que vem dando nos anos anteriores. E, para isso, precisa de ter mais de três mil pagantes à entrada, promoção à parte.

Anónimo disse...

Cada cavadela...cada minhoca!!!

Anónimo disse...

O ano passado houve uma iniciativa de associações locais que teve muito sucesso e um custo reduzido. Este ano parece que a câmara não aceitou que esta se realizasse novamente por ter outras actividades programadas para o domingo. Consta que são visitas guiadas... A análise de Tomar A Dianteira sobre a actividade suspensa este ano pela câmara:
Link

Anónimo disse...

Este sr vereador deve ter mesmo muito tempo livre não é verdade?

Isto não é uma vergonha? Eu não me interessa se o homem é burro ou inteligente, se tem curso ou a quarta classe, se é parvo ou só parece. Eu não tenho ódio nem estima ao senhor, é-me indeferente enquanto pessoa.

Mas porra, este homem é vereador do meu município, passa o tempo nos blogues e no facebook e muitas vezes com linguagem que os meus filhos adolescentes diriam ser rasca, tudo isto demonstrando ter pouco para fazer!
Quanto é que custa aos nossos impostos todos os meses? Por muita ou pouca razão que pudesse ter no que escreve, será que não vê que isto é o bastante para não ter credibilidade nenhuma? Você Luís Ferreira, não tem mesmo dignidade nenhuma?!

Luis Ferreira disse...

O mercado novecentista, envolvendo os ranchos do Concelho, numa lógica de parceria activa com este associativismo de cariz etnográfico, valorizador do turismo, a custo quase zero, era uma iniciativa lógica.

Como lógica parecia ser a sua - dos ranchos - presença ao lado da animação turística. Mas não. Como não tem cruzes, nem cheira a mofo, é para desprezar...

É uma pena que os que me sucederam não tivessem ao menos aprendido uma coisa comigo: manter tudo o que vinha sendo feito, introduzindo melhorias e mais actividades. E eu é que sou "revolucionário"... Vai lá vai!

A dor de cotovelo é mesmo uma coisa terrível... Lol

Anónimo disse...

O "CHULO SOCIAL" Ferreira é o blogger mais bem pago de Tomar.

Passa os dias (hora de trabalho) na internet a mandar palpites,pago à custa dos nossos impostos.

Estamos entregues a esta bicharada parasitária e sem ponta de vergonha.

E...depois...ainda têm o descaramento de dizer que são denunciados...por inveja.

Que corja,que súcia de MALFEITORES!

Anónimo disse...

Lol é a única palavra que me apetece dizer quando vejo esta figura como vereador. Isso ou chorar um bocado.

Anónimo disse...

Eu não sou dos que tem ódio ao homem, como é notório que há quem tenha. Mas começo a achar que o problema do vereador desbocado é mesmo do foro clínico.
E digo isto sem qualquer ironia.
Não é normal este comportamento num político, muito menos num que é pago para ser político.
Este homem não está bem, e aqueles que estão à sua volta se é que tem verdadeiros amigos, deviam chamar-lhe a atenção.

Anónimo disse...

É como eu digo: o coiso é intelectualmente manco!!!

Luis Ferreira disse...

"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".

Se o Presidente da Republica comunica com o País através do facebook, durante a maior crise económica e política dos últimos 120 anos da sua história, porque razão não pode um humilde eleito local, que tem um dos dois blogues de política há mais anos em funcionamento em Tomar (desde 2003), opinar, esclarecer, debater, contestar, de férias ou quando entende?

Só mesmo quem não tem opinião ou vergonha de a dar, é que se preocupa com quem exercendo funções publicas, opina e debate, usando as novas plataformas de comunicação.

"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".
Pois!

Anónimo disse...

Ó Coiso!

Podes dar as opiniões que quiseres.

O que não deves é fazê-lo dentro do horário de serviço pago por todos nós.

Não és pago para ser profissional da blogosfera.

Tens o descaramento de achar isso normal por teres alma de azeiteiro.

Luis Ferreira disse...

"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".