quinta-feira, 30 de junho de 2011

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA

Em termos de densidade de leitura informativa e política, o melhor jornal desta semana é realmente O MIRANTE. Resolvi, contudo, abrir com O RIBATEJO, não por causa das noites loucas, como se calcula, mas sim em virtude de um texto que considero fora do comum em termos de pertinência, de justeza e de qualidade. É realmente do melhor que já me foi dado ler nestes últimos tempos na imprensa portuguesa, no sector dos escritos abrasivos, abrasadores e corrosivos. Aqui o deixo, ao critério dos leitores, com a devida vénia ao autor e ao RIBATEJO:


O MIRANTE que, falando francamente, tem andado algo irregular no que se refere a notícias do concelho de Tomar, esta semana resolveu esmerar-se. Logo na primeira página, duas chamadas sobre temas tomarenses, ambas com fotografia. Uma sobre Alfredo José, ex-presidente da junta de freguesia de Sta Maria dos Olivais, "O barbeiro-político" segundo o jornal; outra sobre o Especial Festa dos Tabuleiros. 
A entrevista com o "barbeiro-político" vem na página 32 e dela destaco que durante os seus mandatos Alfredo José (PSD) até conseguiu, segunda afirma, restaurar a paróquia de Santa Maria dos Olivais, antes a funcionar em S. João Baptista. Que fica a 150 metros de distância, acrescento eu. Tomar tem destas coisas, que me causam alguma impressão, uma vez que chegará a hora em que, salvo imponderável, terei de ocupar um lugar num dos cemitérios de Santa Maria. Eu, um nado, baptizado,  alfabetizado e aposentado em S. João. Vejam lá e vejam bem!
Há depois, na página 3, foto e texto sobre o Curso Vocacional de Dança da Filarmónica Gualdim Pais e, já no suplemento ECONOMIA, foto dos tabuleiros na capa, mais 5 páginas sobre assuntos ligados à nossa Festa Grande. Entre estes, uma excelente série de pequenas entrevistas, nas quais, segundo se deduz da leitura, 9 tomarenses responderam a quatro perguntas, do género: 1 - No dia seguinte ao cortejo dos tabuleiros, há a distribuição da peza. Já ouviu alguma vez a expressão "dar o bodo aos pobres"? 2 - A Festa dos Tabuleiros realiza-se de quatro em quatro anos. Acha que devia ser todos os anos? 3 - O que pensa das bonecas com tabuleiros, recentemente colocadas na Rotunda Alves Redol? 4 -  Fala-se em Portugal sair do euro. Concorda? Leitura aliciante, quase obrigatória, diria eu. Basta atentar nesta resposta lapidar de Elisabete Costa, cozinheira, 43 anos: "O euro veio dar cabo da economia. Gostava mais do tempo do escudo. As pessoas conseguiam viver melhor" E ainda o PP Coelho não tinha anunciado o imposto extraordinário equivalente a 50% do 14º mês!

CIDADE DE TOMAR continua a liderar a informação local no tocante à cobertura concelhia, conquanto os textos publicados nem sempre sejam de primeira água. Esta semana, só na primeira página há oito temas diferentes, com uma bela foto de um anterior cortejo dos rapazes em manchete. Destaque para a penúltima página, onde três fotos nos mostram o vereador/vice-presidente Carlos Carrão e o presidente de Santa Maria dos Olivais, António Rodrigues, a experimentar os novos equipamentos para exercícios de manutenção, há pouco instalados no antigo recinto do saudoso Cine-Esplanada. Aos cidadãos que queiram seguir o exemplo, aconselho que o façam quanto antes, pois não acredito que estas novas aquisições da autarquia durem por ali muito tempo, pelo menos em perfeito estado de funcionamento.

Além da Festa dos Tabuleiros. O TEMPLÁRIO destaca a vinda a Tomar de Gonçalves Pires, um anterior chefe da Repartição de Finanças, que agora é padre, para celebrar uma missa. Relata igualmente mais um drama originado pela droga, que acaba para um homem ainda novo no fundo de um poço, sem uma única peça de roupa. Merecem também leitura as crónicas de Carlos Carvalheiro e J. Godinho Granada, bem como, para quem pretenda ver a festa e passar a noite em Tomar, a lista de quartos para alugar, que vem na página 32. É aproveitar enquanto há. Aqui ficam os respectivos contactos: Na cidade - 249313232, 966542470, 249098407, 969943804, 916375902, 918383081, 917029918, 913039549 e 917396711. Nos arredores da cidade: 913133740, 917505262 e 919801432. Boa sorte a todos!

6 comentários:

Pedro Claro disse...

TOMAR A DIANTEIRA está a ficar cansado! Esqueceu-se da notícia mais importante deste fim-de-semana nos jornais regionais. Publicou-a o TEMPLÁRIO.
Trata-se, é claro, do Resort e Golfe dos Pegões.
Tudo aponta para que se esteja em presença de um monumental cambalacho que, aliás, teve "aviso prévio" publicado pelo mesmo semanário.
O que corre - e parece que é certo - é que os promotores do grande projecto turístico dos Pegões depois de terem o Plano de Pormenor aprovado e publicado, já conseguiram - ou estão em vias de conseguir - o congelamento do contrato de urbanismo.
Feitas as contas,a Câmara ofereceu-lhes umas dezenas de milhões de euros de mais-valias em terrenos contra nenhuma obrigação ou responsabilidade.
Parabéns dr Sousa! Que grande cambalacho,mesmo nas barbas dos vereadores e deputados municipais da oposição!
Pedro Claro

Anónimo disse...

O sr Presidente da Câmara tem que responder à notícia publicada no Templário.
Ou confirma a informação transmitida pelos serviços publicando o tal anexo II do contrato de urbanização e, principalmente, garantindo que esteo não foi suspenso e que as obras do golfe terão o seu início no último trimestre ou, então,dá-se como apanhado numa gravíssima deslealdade para com Tomar.

Anónimo disse...

GRANDA BRONCA
É MELHOR QUE O MORDOMO DAS FESTAS DOS TABULEIROS PEÇA JÁ PARA SEVILHA INDUMENTÁRIAS DA SEMANA SANTA PARA O PRESIDENTE E OS VEREADORES DESFILAREM EM MAIS SEGURANÇA

Anónimo disse...

Estimado Professor:
Tem razão.“Em termos de densidade de leitura informativa e política, o melhor jornal desta semana é realmente O MIRANTE”. Mas podia acrescentar: Desta semana e não só, quanto a jornal de qualidade. Também concordo que o artigo transcrito do RIBATEJO é uma pérola rara. Quanto aos nossos CIDADE DE TOMAR e TEMPLÁRIO, podiam em honra do seu passado histórico de vigor, frontalidade, crítica e redacção fina ser um bocado diferentes. Há num e noutro muita ligeireza.
Com respeito
Tomarense ainda dos tempos dos banhos no Rio Nabão

Anónimo disse...

É DE MAIS PARA SER VERDADE!

Anónimo disse...

Mas perante esta barracada do contrato do golfe, os vereadores do PS e da Oposição não têm nada a dizer?
Os tomarenses deixaram de estar representados na Câmara e na Assembleia Municipal?
Isto é um caso de urgência cívica!!!