sábado, 18 de junho de 2011

O CAMINHO QUE ELES JÁ PERCORRERAM...


O meu prezado amigo e conterrâneo Hugo Cristóvão, honrado e promissor presidente do PS local, regressou de uma visita à Rússia. De lá trouxe esta foto, publicada no seu blogue alguresaqui, que tomo a liberdade de reproduzir, com a devia vénia e os meus agradecimentos. Não por qualquer opção ideológica, ou para insinuar que o nosso estimado deputado municipal se está a passar pela calada mais para a esquerda. Apenas para assinalar o caminho já percorrido por muitos cidadãos do centro político da ex-União Soviética, onde o partido/estado tudo decidiu, no seio do comité central, durante setenta anos.
Com o advento da glasnost e da perestroika, que devemos ao corajoso Gorbachov -um genuino produto do sistema- os russos cometeram e continuam  a cometer muitos erros, mas têm sabido também adaptar-se rapidamente à vida numa sociedade de livre iniciativa. Em vez de continuarem à espera que seja o partido, o estado ou o poder regional e local a desenvolver a economia, a investir, a criar postos de trabalho (e não empregos!), a gerar riqueza, procuram por todos os meios ao seu alcance cumprir aquele adágio segundo o qual "o caminho faz-se andando". Por toda a parte, há iniciativas particulares tendo em vista ganhar a vida de forma limpa, servindo os turistas, tanto nacionais como estrangeiros, desenvolvendo a economia e gerando valor acrescentado. Além deste recurso aos sósias, sempre vestidos à época e que cobram um preço fixo por cada foto, há também, por exemplo, em todas as igrejas, pequenos conjuntos corais (entre duas e cinco pessoas) que mal vêem entrar os turistas começam a cantar deliciosas melodias tradicionais, sobretudo de índole religiosa, após o que procuram vender os respectivos CD.
Noutros sítios, apesar da evidente falta de experiência, propõem as mais variadas opções. Recordo, como particularmente encantadora, aquela proposta da nossa guia, de um passeio no Volga, naturalmente com os célebres "Barqueiros do Volga" como fundo sonoro. Voltei com entusiasmo aos meus velhos tempos de tour-leader, recolhi as inscrições e o respectivo pagamento, após o que entreguei tudo ao homem do barco. Numa atitude que me desagradou, fez-nos logo passar à frente de mais de 200 outros turistas russos, que pacientemente aguardavam em ordenada fila, trazendo-me à memória os tempos idos, em que os "convidados" do partido eram prioritários por todo o lado. Seguiu-se o passeio de mais de uma hora, que "correu bem", para usar uma corriqueira expressão portuguesa, regra geral usada para mobilar a conversa. Eis senão quando, o tal homem do barco veio dar-me quatro garrafas de espumante da Crimeia (uma região russa), abraçando-me emocionado, "como agradecimento", disse-me a guia russa. O que já antes entendera ao ouvi-lo repetir, com evidente sentimento, spassiva, o obrigado russo... 
Já no autocarro, fiz um sorteio de duas das garrafas, que rendeu mais uns rublos para o par guia+motorista, entregando depois uma garrafa a cada um. "Se não tem sido o senhor, isto não tinha corrido nada bem", disse-me um dos companheiros de viagem, a dada altura líder de um grupo que, perante alguma inabilidade da guia, pretendia que fôssemos à embaixada portuguesa solicitar a imediata viagem de regresso a Portugal.
Perante o insólito caso de um grupo de portugueses a conspirar em plena Praça Vermelha, vi as coisas mal paradas, o que me levou a informá-los sobre a minha experiência turística anterior, propondo assumir as funções de tour-leader a título gracioso, assegurando assim as relações entre o grupo e a guia. Assegurei-lhes que, caso as coisas não melhorassem, iria então com eles, não à embaixada, mas ao consulado português, solicitar o imediato repatriamento. Aceitaram de bom grado a proposta, que propiciou alguns dias mais tarde o comentário acima reproduzido, pelo qual me penitencio, dado tratar-se de um evidente caso de imodéstia e auto-elogio.
Tudo isto, incluindo o referido elogio pro domus, para evidenciar e lamentar que aqui em Tomar ainda estejamos na fase das promoções, das festas, dos festivais, dos desdobráveis e das estátuas vivas, tudo pago com dinheiro dos impostos, que tanto falta faz noutros sectores.
O caminho que ainda nos falta percorrer, apesar de não termos vivido 70 anos num regime de partido único, de esquerda! O nosso só durou 48 anos e era, oficialmente, de extrema-direita! O História tem destas coincidências...

4 comentários:

Anónimo disse...

Este caramelo aqui é anti, mas lá na Rússia já admira Marx e Lenine!
Feijão frade!!!!!
Lindo menino que o Rebelo tem!!!!!

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

Dois grandes líderes da primeira revolução
Socialista, contra os quais se uniu todo o capitalismo imperialista internacional, levando o segundo a cometer crimes terríveis, julgando que tinha já atingido o estádio Socialista (engano terrível e trágico), quando na verdade tinha o partido infestado de oportunistas, traidores e falsos amigos do povo, como temos por cá às dúzias.

O da direita dirigiu um povo, uma nação para derrotar o nazismo - foram eles que derrotaram o nazismo com um povo e um exército esfomeado, contrariando as espetativas dos abutres dos povos, os mesmos que hoje ousam pôr as patas no nosso território e darem ordens ao nosso Governo, provocando-nos, não raras vezes, lágrimas de dôr e de humilhação, mas a contento dos agentes deste novo Governo e de todos os que, por oportunismo, recusaram o que foi uma derradeira réstea de esperança de sairmos disto com um mínimo de dignidade, como já estava aprovado no quadro da UE.

Alguns do que cantaram de galo com este tipo de ajuda externa deviam ser levados à barra do Tribunal, como traidores, por não terem unido esforços em torno da porta aberta com o PEC IV.

Obviamente que o Dr. Hugo Criostóvão fica muito mal na fotografia. A atitude devia ser de seriedade, de respeito e não de riso de choldrice, independentemente das suas opiniões. Foi uma fotografia de mau gosto Dr. Hugo Cristóvão e que lhe fica tão mal como dirigente político, tendo ainda em conta que o seu partido nasceu sob inspiração marxista - o poster de Karl Marx figurava nas sedes do PS até 1984-85(?).

E foi o pior erro que o PS cometeu, ao desvincular-se dessa referência (com Vitor Constâncio). Não sabia?

CARLOS ROSA disse...

Mas qual doutor qual merda. professor que é frustadoa dar aulas e quer na política se abrigar para não fazer nada. esta fotografia e a falta de respeito leva-me a entregar o cartãod e militante do PS pois não estou para aturar garotices de meninos que nada sabem são só teorias e jamais podem ser a solução do problema de TOmar. Não temos ninguem que nos governe! CACHOPADA

HC disse...

Caríssimos,
Fico assaz boquiaberto com os doutos comentários que alguns aqui vão colocando, e neste que me toca não deixo de experimentar igual sensação.
Com que então é uma falta de respeito tirar uma fotografia a sorrir, junto de dois figurantes que circulam (como tantos outros) por Moscovo fazendo disso vida? Quer dizer para mim é falta de respeito, mas para os russos que idolatram estas figuras e que, particularmente de Lenine têm a sua figura em todo o lado, levam a coisa com a maior das naturalidades, não deve ser falta de respeito. Sim senhor, grande teoria. Prezo pela capacidade de ocuparem o vosso pensamento com coisas importantes…
E depois, porque lhes deveria ter eu respeito? Não os considero como ídolos nem sequer figuras de referência naquilo que para mim são as referências históricas político-sociais, particularmente com enfoque na Liberdade e na Democracia. Ora, não só nenhum dos dois pode representar esses ideais, como são ambos responsáveis pela criação de um estado autoritário e policial, para ser meigo, e ambos, particularmente Estaline, têm as mãos cheias de sangue.
Não percebo, caríssimo “Cantoneiro da Borda da Estrada” que agora já tenho o prazer de conhecer, o que tem a inspiração Marxista do PS, que ver com eu posar numa fotografia ao lado de sósias de Lenine e Estaline.
Não percebo de onde retiram a ideia que sou anti comunista. Tenho pena sim, que o PCP tenha cristalizado no tempo e não saiba ou queira evoluir, era muito importante, já o disse muitas vezes, que existisse mais que um partido na esquerda portuguesa, que efectivamente contasse para as contas da governação do país, e não que estivesse sempre no contra como estão o PCP e o BE. (O BE é capaz agora de ter começado a aprender a lição).
Por fim “Carlos Rosa”, ainda bem que se vai embora do PS porque alguém que seria capaz de deixar a militância por causa duma fotografia, em particular esta, não está a fazer mesmo nada no PS. Nem em qualquer outro partido, porque nessa cabeça só deve existir vento.
Mas já agora diga-me, já que parece conhecer-me tão bem a ponto de imaginar quais possam ser as minhas frustrações… sabe, eu conheço pessoalmente grande parte dos 400 militantes do PS de Tomar, e mesmo alguns mais antigos que não conheço pessoalmente, quase todos sei quem são e não estou mesmo a ver quem seja vossa ilustre iminência.
Talvez queira encontrar-se comigo pessoalmente e dizer-me na cara o quão garoto eu sou, e entregar-me em mão o seu cartão, já que é uma pessoa tão séria…

cumprimentos.